6 dicas para fazer uma boa gestão de projetos

6 dicas para fazer uma boa gestão de projetos

Escrito por Roberto Gil Espinha

24 fev 2014

3 min de leitura

No universo corporativo, o gerenciamento de projetos possui uma importância vital. Por ser tão relevante, essa tarefa não é simples. Independentemente do porte, ela requer organização, planejamento e muito empenho.

Vale acrescentar que a gestão de projetos gera inúmeros benefícios para as organizações, afinal contribui para o bom andamento das rotinas gerenciais, ajuda na resolução de problemas e facilita a tomada de decisões. Como se não bastasse, o gerenciamento correto permite que o administrador tenha uma visão mais abrangente do negócio, além de fornecer subsídios para manter a equipe inspirada e motivada.

Quer aprender a gerenciar projetos de maneira eficaz? Então confira as nossas dicas, coloque-as em prática e conquiste bons resultados na sua empresa!

1. Faça o planejamento geral do projeto

O planejamento é fundamental para a execução do projeto. Além de servir de roteiro para nortear as ações, é no planejamento que os objetivos e estratégias são definidos.

Com o planejamento pronto, procure não se distanciar dele. Vale destacar que mesmo com o projeto em andamento, é importante consultar o planejamento geral e, se necessário for, reformular algumas ideias.

2. Tenha sempre um plano B

Por mais que você planeje, imprevistos acontecem. Para minimizar os impactos de contratempos, o ideal é ter sempre um plano B. Pense em mais de uma solução para um mesmo problema, crie estratégias diversificadas e avalie a viabilidade dessas estratégias. Não permita que alguma eventualidade faça o seu projeto estagnar!

3. Elabore planos de ação

Para implementar o projeto, é indispensável elaborar os planos de ação contendo data limite, os responsáveis pela execução e o status (situação da tarefa). Em posse dessas informações, fica mais fácil monitorar a evolução do projeto. Os planos de ação ajudam (e muito) na resolução de problemas e na conversão de momentos de crise em oportunidades.

4. Acompanhe o projeto de perto

Não negligencie o monitoramento diário do projeto, pois esse acompanhamento frequente faz toda a diferença nos resultados! Monitore a qualidade, os custos, os prazos, a equipe, dentre outros fatores. Se algo fora do esperado for notado, ponha em prática ações emergenciais, a fim de solucionar eventuais problemas de performance.

5. Faça reuniões periódicas

Para fazer um bom gerenciamento de projetos, é muito importante que reuniões sejam realizadas periodicamente. Esses encontros devem ser feitos tanto com a equipe quanto com os clientes, a fim de avaliar o desempenho, mensurar os resultados, receber e emitir feedbacks.

As reuniões são importantes também para trocar ideias, ouvir o que a equipe tem a dizer e, com base nas opiniões, tomar decisões e melhorar os processos gerenciais. Nesses eventos, é interessante se valer de documentos como planilhas e relatórios para tornar a apresentação mais concreta.

6. Mantenha a equipe motivada

Para um projeto ser bem sucedido, é imprescindível manter a equipe motivada, ou seja, com entusiasmo para torná-lo realidade. Profissionais motivados são muito mais produtivos e eficientes, afinal, sentem vontade de trabalhar e demonstram prazer em executar. Sendo assim, estabeleça metas, ofereça estímulos materiais, elogie e faça os colaboradores se sentirem parte do projeto.

E aí, gostou das nossas dicas? Elas de ajudarão no gerenciamento de projetos futuros? Compartilhe suas opiniões conosco!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Comentários (1)

Seu e-mail não será publicado.