6 dicas para fazer uma boa gestão de projetos

6 dicas para fazer uma boa gestão de projetos

No universo corporativo, o gerenciamento de projetos possui uma importância vital. Por ser tão relevante, essa tarefa não é simples. Independentemente do porte, ela requer organização, planejamento e muito empenho.

Vale acrescentar que a gestão de projetos gera inúmeros benefícios para as organizações, afinal contribui para o bom andamento das rotinas gerenciais, ajuda na resolução de problemas e facilita a tomada de decisões. Como se não bastasse, o gerenciamento correto permite que o administrador tenha uma visão mais abrangente do negócio, além de fornecer subsídios para manter a equipe inspirada e motivada.

Quer aprender a gerenciar projetos de maneira eficaz? Então confira as nossas dicas, coloque-as em prática e conquiste bons resultados na sua empresa!

1. Faça o planejamento geral do projeto

O planejamento é fundamental para a execução do projeto. Além de servir de roteiro para nortear as ações, é no planejamento que os objetivos e estratégias são definidos.

Com o planejamento pronto, procure não se distanciar dele. Vale destacar que mesmo com o projeto em andamento, é importante consultar o planejamento geral e, se necessário for, reformular algumas ideias.

2. Tenha sempre um plano B

Por mais que você planeje, imprevistos acontecem. Para minimizar os impactos de contratempos, o ideal é ter sempre um plano B. Pense em mais de uma solução para um mesmo problema, crie estratégias diversificadas e avalie a viabilidade dessas estratégias. Não permita que alguma eventualidade faça o seu projeto estagnar!

3. Elabore planos de ação

Para implementar o projeto, é indispensável elaborar os planos de ação contendo data limite, os responsáveis pela execução e o status (situação da tarefa). Em posse dessas informações, fica mais fácil monitorar a evolução do projeto. Os planos de ação ajudam (e muito) na resolução de problemas e na conversão de momentos de crise em oportunidades.

4. Acompanhe o projeto de perto

Não negligencie o monitoramento diário do projeto, pois esse acompanhamento frequente faz toda a diferença nos resultados! Monitore a qualidade, os custos, os prazos, a equipe, dentre outros fatores. Se algo fora do esperado for notado, ponha em prática ações emergenciais, a fim de solucionar eventuais problemas de performance.

5. Faça reuniões periódicas

Para fazer um bom gerenciamento de projetos, é muito importante que reuniões sejam realizadas periodicamente. Esses encontros devem ser feitos tanto com a equipe quanto com os clientes, a fim de avaliar o desempenho, mensurar os resultados, receber e emitir feedbacks.

As reuniões são importantes também para trocar ideias, ouvir o que a equipe tem a dizer e, com base nas opiniões, tomar decisões e melhorar os processos gerenciais. Nesses eventos, é interessante se valer de documentos como planilhas e relatórios para tornar a apresentação mais concreta.

6. Mantenha a equipe motivada

Para um projeto ser bem sucedido, é imprescindível manter a equipe motivada, ou seja, com entusiasmo para torná-lo realidade. Profissionais motivados são muito mais produtivos e eficientes, afinal, sentem vontade de trabalhar e demonstram prazer em executar. Sendo assim, estabeleça metas, ofereça estímulos materiais, elogie e faça os colaboradores se sentirem parte do projeto.

E aí, gostou das nossas dicas? Elas de ajudarão no gerenciamento de projetos futuros? Compartilhe suas opiniões conosco!