6 motivos para utilizar um gerenciador de projetos on-line

6 motivos para utilizar um gerenciador de projetos on-line

Escrito por Roberto Gil Espinha

18 Apr 2016

3 min de leitura

Poucas coisas deixam uma empresa tão improdutiva quanto a morosidade no planejamento dos seus projetos. Reuniões infindáveis, múltiplas planilhas e relatórios complexos comprometem o engajamento de qualquer equipe de trabalho, isso sem contar o desperdício de tempo e de dinheiro.
Em um cenário econômico conturbado, no qual muitas organizações têm buscado soluções eficientes, que eliminam diversos custos, é que o gerenciador de projetos on-line surge como uma boa solução.

Entretanto, o bom gerenciamento de projetos é influenciado por muito mais do que a simples economia de recursos. Depende também de uma metodologia moderna de trabalho aliada à tecnologia. E uma solução de gerenciamento de projetos on-line traduz tudo isso e promove ainda outras vantagens. Saiba mais sobre esse assunto:

Minimização de custos

Tendo em vista que não é necessário instalar nenhum programa no seu servidor, os gastos com licença tendem a ser bem mais baratos, além de poupar investimentos em hardware. Afinal, basta acessar a ferramenta remotamente, de qualquer local, desde que se tenha acesso à internet, é claro.
Isso possibilita, por exemplo, que se inicie um negócio gerenciando uma ou duas equipes com a ferramenta e, mais tarde, que se expanda a empresa sem preocupações graças ao potencial de escalonamento da ferramenta.

Organização dos processos

Ainda que a organização possa ser uma preocupação daqueles que nunca fizeram uso de um software de gerenciamento on-line, não há razões para alarde. As soluções de gestão na nuvem costumam ter design intuitivo, menus e ícones autoexplicativos, campos de pesquisa, destaque para as principais funções — ou seja, tudo bem inteligível.

Atualização contínua

A quantidade de empresas que usam um gerenciador de projetos on-line é crescente, e, consequentemente, o nível de exigência dos usuários se torna cada vez maior. Isso obriga as empresas de software a desenvolverem novas funcionalidades constantemente. E a grande vantagem é que essas atualizações são praticamente instantâneas.

Acesso compartilhado

A possibilidade de acesso compartilhado de informações por meio de uma única plataforma é uma das principais razões para os gestores recorrerem a um gerenciador de projetos on-line. Todo o capital intelectual fica armazenado em um mesmo local, evitando a utilização de diferentes interfaces e ferramentas.

Transparência e agilidade na gestão

Por meio de um software de gestão on-line, é possível acompanhar de longe o status das tarefas, ter noção do andamento do projeto e manter o cliente informado. Toda essa transparência e dinamismo possibilitam ao gestor tomar decisões mais assertivas, sejam elas:

  • identificar uma ameaça e eliminá-la;
  • intervir para a melhora da produtividade da equipe;
  • ou mesmo recompensar os membros mais produtivos.

Relatórios automáticos

É praticamente impossível fazer um levantamento sobre qualquer situação da empresa (ou de qualquer projeto) quando a mensuração dos resultados é feita de maneira manual. Essa falta de confiabilidade não existe no gerenciador de projetos on-line, já que reúne todos os dados e gera automaticamente os relatórios.
Agora que você sabe quais são os principais benefícios de um gerenciador de projetos on-line, que tal compartilhar este post nas redes sociais? Ajude a construir uma cultura de gestão de projetos cada vez mais produtiva!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.