processo de decisão

Quando se está à frente de uma empresa ou equipe de trabalho, é indispensável ter capacidade e pulso firme para tomar decisões. Muitas vezes, as escolhas precisam ser rápidas e qualquer erro ou atraso podem acabar comprometendo os resultados do negócio.

Embora pareça simples, a habilidade na tomada de decisões não é uma característica comum a todos os gestores, e boa parte deles sofre na hora de optar por um caminho a seguir — seja uma demissão, uma contratação, a implementação de um projeto ou a adoção de uma nova estratégia. A boa notícia é que existem maneiras eficientes de facilitar e otimizar a tomada de decisões nas empresas. Quer saber como fazer isso? Então, confira as seguintes dicas para tornar o processo de decisão mais fácil:

Tenha um bom planejamento estratégico

Toda e qualquer empresa precisa de um bom planejamento estratégico, pois esse material serve para nortear as ações na organização e fundamentar a tomada de decisões no negócio. O planejamento deve conter os objetivos do negócio, o detalhamento do mercado, o perfil do público-alvo, os desafios do segmento, etc. Com base nessas informações, o gestor tem maiores chances de acertar em suas escolhas.

Seja criativo

Diante de uma decisão difícil, é importante fugir do lugar-comum e ter coragem para inovar. Seja criativo, pense em novas possibilidades e cogite múltiplas soluções para um mesmo problema. Ser criativo não apenas traz um frescor para a gestão, como também pode ser um fator de motivação para a equipe. Além disso, muitas vezes uma decisão criativa e inusitada pode ser a chave do sucesso em um projeto corporativo.

Conte com um plano B

Nem sempre as coisas saem como o previsto e, mesmo que você tenha um bom planejamento estratégico, contratempos podem fazer com que você seja obrigado a reprogramar a rota e tomar outra decisão em caráter emergencial. Nesse caso, é fundamental que os líderes contem com um plano B, para ser aplicado caso algo dê errado no meio do percurso.

Pense rápido

No mundo dos negócios, tempo é dinheiro e decisões rápidas podem ser determinantes para os bons resultados nas empresas. Nesse sentido, é essencial que os gestores pensem de forma ágil e não percam tempo na tomada de decisões. As escolhas devem ser analisadas, planejadas e consistentes, mas todo o processo precisa ser desenvolvido em um curto espaço de tempo, até como forma de não comprometer o andamento das atividades na empresa e a produtividade do negócio.

Baseie-se em experiências anteriores

Use a sua expertise e o seu conhecimento de mundo para tomar as suas decisões. Seu know-how de executivo, as informações que adquiriu na sua vida acadêmica, os livros que leu e os desafios que enfrentou também servem de base para a tomada de decisões, especialmente quando a situação atual é parecida com situações vividas no passado.

Siga a sua intuição

Todo bom gestor possui um feeling, um tino para os negócios. A chamada intuição empresarial também deve ser considerada na hora de tomar uma decisão importante. É claro que você pode (e deve) ouvir os outros profissionais, mas a escolha final deve ser sua e, muitas vezes, sua intuição vai indicar o caminho certo a seguir.

Fundamente sua decisão em fatos

Tomar uma decisão é coisa séria e, para evitar que você tenha que voltar atrás na sua escolha, fundamente-a em fatos. Analise relatórios, confira documentos, veja planilhas, gráficos e projeções financeiras. Isso pode fazer toda diferença na gestão do negócio!

E então, já usa essas estratégias na tomada de decisões na sua empresa? Tem alguma outra dica a passar? Compartilhe suas opiniões conosco através dos comentários. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!

Gamification: Incentive sua equipe a ser mais produtiva e com qualidade

Use o Gamification para relacionar melhor o Conhecimento, Habilidades e Atitudes de sua equipe.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Assista o Webinar e conheça o conceito e possibilidades do Gamification. Melhore a produtividade da sua equipe e a qualidade de seu trabalho.