A importância da comunicação no gerenciamento de projetos

A importância da comunicação no gerenciamento de projetos

Escrito por Roberto Gil Espinha

11 Jul 2013

2 min de leitura

Hoje a quantidade de informação disponível e os inúmeros meios para acessá-las faz com que ela seja substituída quase que simultaneamente após sua concepção. As redes sociais em alguns casos são aliadas nesse processo, por isso que precisamos saber como nos adaptar a esse novo cenário.

É necessário que as organizações desenvolvam uma boa comunicação interna, preparando-se para essa nova realidade, evitando que os seus colaboradores saibam de mudanças internas através de mídias ou redes externas.

Segundo Brum (2003, p. 38), “a informação é o produto da comunicação interna e deve ser tratada como a melhor estratégia de aproximação empresa/funcionário. O ditado popular ‘ninguém gosta daquilo que não conhece’ é uma realidade no meio empresarial. Da mesma forma, ninguém é feliz num ambiente onde não existe integração entre pessoas, entre áreas, e até mesmo, entre a empresa e o público interno como um todo”.

Os colaboradores devem saber o que está acontecendo dentro das organizações, seja em um projeto, evento, mudanças internas ou qualquer outra notícia, utilizando-se de uma boa comunicação interna. Essa comunicação é muito mais do que o líder repassar as informações ou notícias para a sua equipe, pois ela pode conter falhas ou até mesmo não transmitir a mensagem na sua essência, principalmente na gestão de projeto é necessário que todos saibam o que está acontecendo.

Quando a comunicação interna é bem estruturada, integrando todos os colaboradores é muito eficaz e traz muitos benefícios, pois todos estão cientes e engajados seja nos projetos, mudanças ou negócios da empresa.

Um dos principais problemas na gestão de projetos é devido à falta de comunicação. Hoje muitas empresas estão utilizando redes sociais corporativas para manter a equipe sempre informada e esta iniciativa já está tornando-se uma grande aliada para o sucesso não só em projetos, mas em toda a organização.

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Comentários (2)
  • Boa noite!

    Por favor, para fins de trabalho acadêmico, preciso saber o ano em que esse artigo foi escrito: A importância da comunicação na gestão de projetos.

    Obrigada.

    Carla Maciel

Seu e-mail não será publicado.