Conheça quais são as certificações do PMI e como obtê-las

Conheça quais são as certificações do PMI e como obtê-las

Escrito por Roberto Gil Espinha

13 out 2014

4 min de leitura

Você sabe o que é PMI? Essa sigla diz respeito ao Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute), que é uma associação de profissionais especializados na gestão de projetos no âmbito organizacional. Essa associação internacional, que conta com uma organização no Brasil, visa ao auxílio de profissionais e voluntários da área, principalmente em relação à obtenção de certificados e credenciais através de parâmetros reconhecidos ao redor do mundo.

O que é o gerenciamento de projetos?

Essa técnica de gestão corporativa visa a melhorar a performance das organizações no desempenho de suas atividades, independentemente do setor no qual ela está inserida (indústria, comércio, meios acadêmicos). Isso ocorre por meio da execução de uma estratégia especialmente desenvolvida para a realidade da organização, com padrões institucionalizados e confiáveis. Além disso, buscam-se a integração de atividades e a transversalidade da comunicação e da colaboração entre setores. Finalmente, o gerenciamento de projetos propicia um aprendizado organizacional na exploração de novos produtos, processos e mercados.

O que são as certificações do PMI

As seis certificações do Project Management Institute procuram atestar o nível de conhecimento dos profissionais da área de projetos, por meio de testes especialmente desenvolvidos para esses fins. Essas certificações seguem um padrão internacional, por isso são reconhecidas por diversas empresas, tanto no Brasil como no exterior.

Quais são os tipos de certificação?

Basicamente, há seis certificações disponíveis:

  1. Certificação PMP (Profissional de Gerenciamento de Projetos): é a mais importante para o mercado, pois atesta a formação, a experiência e a competência na gestão de projetos. Ela verifica sua competência na liderança e gestão de equipes de projetos.
  2. Certificação CAPM (Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos): essa certificação é voltada para gestores com menor experiência no ramo, atestando a compreensão, o conhecimento, a terminologia e os processos básicos relativos ao gerenciamento de projetos.
  3. Certificação PgMP (Profissional de Gerenciamento de Programas): essa certificação visa a certificar gerentes de programa com mais experiência de mercado. Ela atesta a competência para a supervisão de vários projetos relacionados e sua correlação com os objetivos estratégicos da organização. Esses profissionais são responsáveis pela consecução de programas com projetos relacionados e coordenados.
  4. Certificação PMI-SP (Profissional em Gerenciamento de Cronograma do PMI): essa certificação denota a complexidade do mercado de gerenciamento de projetos atualmente. Ela atesta a competência específica na gestão de cronogramas de projetos. Ainda que sua certificação seja bastante específica, ela é voltada para profissionais que tenham uma experiência abrangente também no gerenciamento de projetos.
  5. Certificação PMI-RMP (Profissional em Gerenciamento de Riscos do PMI): essa certificação está voltada especificamente para profissionais que avaliam e identificam riscos na gestão de projetos. Sua avaliação certifica também habilidades na mitigação de ameaças e no aproveitamento de oportunidades no âmbito dos projetos.
  6. Certificação PMI-ACP (Profissional Certificado em Métodos Ágeis do PMI): essa certificação atesta o conhecimento do profissional em relação a princípios, práticas, ferramentas, metodologias e técnicas ágeis relacionadas ao gerenciamento de projetos.

Cada certificação possui requisitos próprios de concessão, como a comprovação de tempo de experiência no mercado e a realização de exame específico sobre o tema em questão.

Essas são as principais informações sobre as certificações do Instituto de Gerenciamento de Projetos. Ainda tem alguma dúvida ou gostaria de receber mais informações? Deixe aqui seu comentário!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.