dicas de como gerenciar uma agência de marketing

Você olha para as grandes empresas de marketing e percebe um clima descontraído, beirando um encontro de amigos em casa. E se pergunta: como tudo isso vai para a frente? Gerenciar agência de marketing não é nenhum mistério: você tem pessoas, processos e serviços que devem ser estruturados, cuidados e monitorados para garantir a satisfação de cada cliente. Mas como fazer essa gestão ser eficaz e, ao mesmo, tempo garantir um ambiente de trabalho saudável e animado? Essa resposta você encontra nessas 4 dicas imperdíveis:

Tenha processos estruturados

Em um primeiro momento, pode até parecer uma bagunça. Mas desde que todos entendam os processos que devem ser seguidos — começando na captação de leads e chegando até a entrega dos serviços contratados pelos clientes —, a satisfação será garantida. Por quê?

Processos bem estruturados facilitam o fluxo de trabalho, criam o mesmo entendimento entre a equipe do que deve ser feito e elimina o desperdício de tempo. Além disso, cada pessoa sabe onde assumir sua parte do processo. Ou seja, a equipe trabalha integrada.

Faça um controle financeiro rígido

A maioria dos profissionais de comunicação e marketing abominam a matemática. Contudo, é fundamental que você tenha alguém na agência que assuma essa responsabilidade e esteja atento ao fluxo de caixa, às receitas e despesas, aos pagamentos de fornecedores e também ao orçamento.

Gerenciar uma agência de marketing não significa trabalhar apenas com o que se gosta. Um departamento financeiro saudável é o melhor sinal de que você está no caminho certo para o sucesso. Portanto, tenha alguém de confiança para conduzir os negócios do ponto de vista administrativo e de resultados.

Mantenha a equipe engajada

Quando falamos em agência de marketing, estamos falando de serviços que, apesar de intangíveis, têm um significado muito valioso para quem o contrata. Se você pretende gerenciar uma agência de marketing com tranquilidade, precisa de uma equipe engajada, que entenda seus papéis e responsabilidades e caminhe com as próprias pernas, sem necessidade de microgerenciamentos.

Para tanto, você precisa primeiro escolher os profissionais certos e colocá-los naquelas atividades que são mais compatíveis com suas competências. É fato que ter um profissional para cada atividade de marketing é extremamente complicado. Por isso, prefira profissionais com perfis multidisciplinares.

Estabeleça também metas individuais e coletivas para a equipe, fazendo com que todos trabalhem focados no mesmo objetivo. Mantenha uma comunicação fluida e transparente e não esqueça de reconhecer, valorizar e recompensar quem está realmente engajado com o negócio.

Adote um software de gestão de projetos

Você pode estar se perguntando: por que um software de gestão de projetos? Pois bem. Cada campanha desenvolvida para um cliente é um projeto que tem escopo, prazo para ser concluído e custos envolvidos. É necessário adquirir insumos para colocar a campanha para rodar, existem pessoas envolvidas e públicos prioritários. Ou seja, todas as características que definem um projeto.

Adotando a ferramenta adequada para gerir suas campanhas de marketing como projetos — como o software Artia —, você tem a garantia de:

  • Planejamento estratégico estruturado;
  • Metas e objetivos compartilhados com todos;
  • Alocação de recursos adequada, otimizando o trabalho da sua equipe;
  • Comunicação ágil e objetiva;
  • Acompanhamento sistemático de todas as ações envolvidas, o que permite monitorar o sucesso da sua agência de marketing com muito mais facilidade.

Apoio
Este post foi redigido com o apoio e conhecimento dos nossos amigos da Nextidea, Agência de Inbound Marketing.

Ganhe tempo organizando as atividades de sua agência de Marketing

Dicas fundamentais para organizar o trabalho de sua equipe com uma boa Gestão de Tarefas

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Neste nosso webinar, vamos explorar a importância de organizar as atividades do dia a dia para que você gerencie melhor seu tempo e, com isso, conquiste não só melhores resultados para a sua empresa.