4 dicas de como gerenciar uma agência de marketing

4 dicas de como gerenciar uma agência de marketing

Escrito por Roberto Gil Espinha

28 Sep 2015

4 min de leitura

Você olha para as grandes empresas de marketing e percebe um clima descontraído, beirando um encontro de amigos em casa. E se pergunta: como tudo isso vai para a frente? Gerenciar agência de marketing não é nenhum mistério: você tem pessoas, processos e serviços que devem ser estruturados, cuidados e monitorados para garantir a satisfação de cada cliente. Mas como fazer essa gestão ser eficaz e, ao mesmo, tempo garantir um ambiente de trabalho saudável e animado? Essa resposta você encontra nessas 4 dicas imperdíveis:

Tenha processos estruturados

Em um primeiro momento, pode até parecer uma bagunça. Mas desde que todos entendam os processos que devem ser seguidos — começando na captação de leads e chegando até a entrega dos serviços contratados pelos clientes —, a satisfação será garantida. Por quê?

Processos bem estruturados facilitam o fluxo de trabalho, criam o mesmo entendimento entre a equipe do que deve ser feito e elimina o desperdício de tempo. Além disso, cada pessoa sabe onde assumir sua parte do processo. Ou seja, a equipe trabalha integrada.

Faça um controle financeiro rígido

A maioria dos profissionais de comunicação e marketing abominam a matemática. Contudo, é fundamental que você tenha alguém na agência que assuma essa responsabilidade e esteja atento ao fluxo de caixa, às receitas e despesas, aos pagamentos de fornecedores e também ao orçamento.

Gerenciar uma agência de marketing não significa trabalhar apenas com o que se gosta. Um departamento financeiro saudável é o melhor sinal de que você está no caminho certo para o sucesso. Portanto, tenha alguém de confiança para conduzir os negócios do ponto de vista administrativo e de resultados.

Mantenha a equipe engajada

Quando falamos em agência de marketing, estamos falando de serviços que, apesar de intangíveis, têm um significado muito valioso para quem o contrata. Se você pretende gerenciar uma agência de marketing com tranquilidade, precisa de uma equipe engajada, que entenda seus papéis e responsabilidades e caminhe com as próprias pernas, sem necessidade de microgerenciamentos.

Para tanto, você precisa primeiro escolher os profissionais certos e colocá-los naquelas atividades que são mais compatíveis com suas competências. É fato que ter um profissional para cada atividade de marketing é extremamente complicado. Por isso, prefira profissionais com perfis multidisciplinares.

Estabeleça também metas individuais e coletivas para a equipe, fazendo com que todos trabalhem focados no mesmo objetivo. Mantenha uma comunicação fluida e transparente e não esqueça de reconhecer, valorizar e recompensar quem está realmente engajado com o negócio.

Adote um software de gestão de projetos

Você pode estar se perguntando: por que um software de gestão de projetos? Pois bem. Cada campanha desenvolvida para um cliente é um projeto que tem escopo, prazo para ser concluído e custos envolvidos. É necessário adquirir insumos para colocar a campanha para rodar, existem pessoas envolvidas e públicos prioritários. Ou seja, todas as características que definem um projeto.

Adotando a ferramenta adequada para gerir suas campanhas de marketing como projetos — como o software Artia —, você tem a garantia de:

  • Planejamento estratégico estruturado;
  • Metas e objetivos compartilhados com todos;
  • Alocação de recursos adequada, otimizando o trabalho da sua equipe;
  • Comunicação ágil e objetiva;
  • Acompanhamento sistemático de todas as ações envolvidas, o que permite monitorar o sucesso da sua agência de marketing com muito mais facilidade.

Apoio
Este post foi redigido com o apoio e conhecimento dos nossos amigos da Nextidea, Agência de Inbound Marketing.

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.