Confira os problemas mais comuns que podem atrasar os seus projetos

Tirar projetos do papel e colocá-los em prática é um desafio enfrentado pela maioria das empresas. Muitas vezes, algumas questões que parecem ser simples acabam atrapalhando o bom andamento e atrasando toda a execução de projetos importantes para a companhia.

No artigo de hoje vamos listar alguns destes problemas comuns que podem atrasar os seus projetos:

Falta de acompanhamento dos gestores

Para garantir o bom andamento dos projetos em seu negócio, é necessário o acompanhamento direto e constante. No entanto, é importante que o gestor não confunda acompanhar com pressionar. O acompanhamento do projeto deve ter o intuito de controlar e prevenir atrasos, garantindo a boa execução das tarefas relacionadas a ele, e não a realização de cobranças excessivas.

Excesso ou a falta de controle na execução

Pouco adianta uma fiscalização árdua se o resultado não é alcançado. O controle deve existir sim, no entanto, ele deve ocorrer de modo positivo, pois quem fiscaliza deverá sempre ter a solução para os problemas encontrados. Quem exerce a função de fiscalizar deve, antes de tudo, ser uma ferramenta de ajuda para os colaboradores. É ele que terá um olhar mais abrangente de todo o projeto, prevendo futuros erros e já procurando possíveis soluções.

Colaboradores mal-informados

Para que o projeto seja executado com perfeição, é necessário que todos os envolvidos saibam qual é a relevância da tarefa que desempenham e, principalmente, como e quando cada passo deverá ser feito. Além disso, a tendência é que surjam diversas mudanças ao longo do processo, que podem fazer com que o projeto original seja alterado. Dessa maneira, é necessário que todos os colaboradores estejam cientes das mudanças, para que possam adequar seu trabalho e executá-lo da melhor forma possível.

Falta de planejamento quanto ao tempo de realização projeto

Este ponto, quando não verificado com antecedência, poderá trazer sérios problemas e prejudicar a realização do projeto. O planejamento do tempo de realização vai determinar, principalmente, a qualidade da execução. Caso seja reservado tempo hábil para tal, será mais fácil contornar possíveis problemas que surgem ao longo do processo, sem que isso prejudique o restante da execução.

Uma valiosa dica para um bom desenvolvimento dos projetos de uma empresa é a confecção de um cronograma, que deverá estar fixado em local de fácil acesso a todos os envolvidos e também deverá ser atualizado constantemente. Deste modo, toda a equipe terá conhecimento do real andamento e do tempo de realização do projeto.

Colaboradores sem qualificação

Uma equipe de colaboradores qualificados e comprometidos, que tenham domínio e conhecimento sobre as funções delegadas a eles é indispensável para o desenvolvimento de um projeto. Caso os envolvidos não tenham o perfil adequado, todo o trabalho estará fadado ao fracasso. A falta de conhecimento acarretará em diversos outros problemas que, somados, levarão ao atraso ou até mesmo ao cancelamento do projeto.

Fornecedores ruins

Uma escolha de fornecedores, quando mal feita, visando apenas vantagens financeiras, pode ocasionar mais atrasos e até comprometer a qualidade do projeto, visto que, em alguns casos, a economia de tempo pode ser mais vantajosa que a economia de dinheiro. Opte por fornecedores confiáveis, que tenham um bom estoque do produto que você precisa, além de qualidade e um bom prazo de entrega. Isso pode fazer toda a diferença na execução de seu trabalho.

Seguindo essas dicas simples é possível contornar os problemas mais comuns que atrapalham o bom andamento de seus projetos, fazendo com que eles sejam executados dentro do prazo e da melhor maneira possível!

E então, gostou das dicas? Identificou algum desses problemas em seu projeto? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Ganhe tempo organizando suas atividades corretamente

Dicas fundamentais para organizar o trabalho de sua equipe com uma boa Gestão de Tarefas

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Neste nosso webinar, vamos explorar a importância de organizar as atividades do dia a dia para que você gerencie melhor seu tempo e, com isso, conquiste não só melhores resultados para a sua empresa.