Gerenciar vários Projetos

O mercado de trabalho está cada vez mais imediatista, sendo muito comum para as empresas receber projetos com prazos urgentes e exigências que nem sempre são possíveis de cumprir. Diante dessa situação de emergência, cabe aos empreendedores gerenciar vários projetos dentro de um período bastante reduzido de tempo.

No entanto, conseguir gerenciar simultaneamente diversos projetos pode comprometer a qualidade do trabalho e colocar em risco outras tarefas que também precisam ser entregues. Sabemos o quanto é gratificante desenvolver diversos projetos ao mesmo tempo, contudo, um dos principais erros deste gesto é a própria pressa.

Por isso, se você quer saber como começar a evitar estas falhas, confira nossas dicas sobre como superar os desafios do múltiplo gerenciamento de projetos. Confira.

Aprenda a delegar tarefas

Nem sempre conseguiremos fazer tudo o que queremos, afinal, somos humanos e também precisamos aprender a delegar tarefas. Ficar sobrecarregado é um grande erro e não costuma oferecer a produtividade esperada, correto? Por isso, quando precisar alocar uma nova tarefa urgente, escolha alguém da sua equipe que seja capacitado para o projeto.

Lembre-se de que sua supervisão será necessária, porém, você poderá fazer a monitoria após concluir suas tarefas. Confiar no trabalho dos seus colaboradores também faz parte da rotina de uma boa liderança.

Priorize os projetos mais urgentes

Todos os projetos são importantes e precisam ser entregues. Entretanto, ficar acumulando tarefas não é uma atitude empreendedora, sendo necessário definir os projetos mais urgentes. Seguindo essa hierarquia de priorização, fica mais fácil analisar quais são os projetos que merecem ser realizados primeiro para, em seguida, dar atenção a outros tipos de tarefas.

Faça uma boa gestão de tempo

O tempo pode se tornar nosso pior inimigo quando vamos gerenciar vários projetos, mas quando conseguimos administrá-lo com sabedoria, é possível obter resultados positivos. O primeiro passo para realizar uma boa gestão de tempo é determinar prazos para cada tarefa, assim como os momentos de pausas.

Independentemente do projeto que precisa gerenciar, não é correto dedicar muitas horas ou não ter um momento de descanso para refletir melhor, pois as melhores ideias não surgem através da pressão. Além disso, quando estipulamos prazos internos conseguimos mensurar com mais eficiência o tempo necessário para conclusão.

Utilize um software para gerenciar vários projetos

Conseguir organizar todos os projetos pendentes sempre será um grande desafio. Porém, com a ajuda de um software adequado, esse gerenciamento pode se tornar mais produtivo. Utilizar a tecnologia a favor do trabalho é uma maneira sensata de aproveitar seus benefícios, além de otimizar melhor o tempo através de uma ferramenta necessária.

Diga não quando necessário

Não adianta querer abraçar o mundo — esse é um dos principais erros de quem gerencia múltiplos projetos. Assim como mencionamos, ficar sobrecarregado é improdutivo e pode comprometer a qualidade dos trabalhos entregues, além de envolver outros fatores como estresse, falta de tempo para momentos de lazer, problemas físicos etc.

A palavra “não” pode soar muito negativa a princípio, porém, somente os empreendedores mais sábios conseguem pronunciá-la ou chegar a um acordo mais benéfico para ambos os lados.

Anotou todos os 5 desafios para gerenciar vários projetos? Então, para receber mais conteúdos como este, assine a nossa newsletter e receba as últimas tendências do mundo dos negócios.

O guia fundamental para gerenciar vários projetos

Técnicas e Ferramentas para a condução dos trabalhos com eficiência e qualidade para gerenciar vários projetos

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Existe uma certa confusão sobre os conceitos de gerenciamento de programa, gerenciamento de portfólio de projetos e gerenciamento de múltiplos projetos, entenda a diferença!