GTD: Começar pela tarefa mais difícil ou pela mais rápida?

gestão de projetos
Todos os dias você tem que gerenciar diversas tarefas e resolve-las, e para ganhar eficiência o ideal é tratando uma de cada vez, sem tentar resolver/fazer todas ao mesmo tempo.

Como já vimos aqui no blog o método GTD tem 3 regras de um processamento bem feito:

1. Comece sempre pelo item inicial;

2. Processe um item de cada vez, pela ordem;

3. Nunca devolva nada para “Caixa de Entrada”.

Mas como para tudo existe uma exceção, aqui não poderia ser diferente. Uma delas é causada por um fator especial: o apego ou rejeição para cada tarefa pendente.

 

Por onde começar?

Mesmo você trabalhando sozinho e sem interrupções, muitas vezes o dia acaba ficando cada vez mais estressante, pelo simples motivo de você deixar as pendências mais importantes e complicadas para o final da fila, e muitas vezes sem perceber.

Aquele telefonema que você prefere não fazer, ou um relatório complicado e que não tem utilidade nenhuma, que é feito só por burocracia, ou até mesmo alguma tarefa doméstica como limpar a geladeira.

Quando essas pendências são identificadas antes, uma maneira fácil de salvar o seu dia, e que realmente funciona, é mover essas tarefas logo para o inicio da fila. Assim você “mata” elas logo no inicio, o resto da agenda fica até mais leve e melhora a gestão do tempo.

 

A decisão consciente no início do dia

É logo no inicio do dia que você normalmente para, faz o gerenciamento de suas tarefas e escolhe as prioridades na qual irá trabalhar. Se for inevitável, comece pelas mais estressantes e livre-se delas logo.

Porém muitas pessoas não conseguem engrenar logo no começo do dia, podendo então adotar outra “tática”. Trabalhe com tarefas que lhe agradem mais nas primeiras horas e use a sensação de dever cumprido para gerar impulso para as demais demandas.

Não existe uma tática mais adequada, ou certa: a própria literatura sobre produtividade pessoal tem conselhos diferentes. Tem autores que recomendam começar pela tarefa mais difícil, outros pela mais importante e alguns pelas mais fáceis, ganhando assim impulso e motivação para as demais.

Sendo assim, você deve escolher a qual você mais se adapta!

Fonte

Elimine a ociosidade incentivando a equipe com Gamification

Webinar com dicas para engajar a equipe e mante-la focada nos resultados esperados com Gamification

Ao marcar essa opção, você está de acordo com nossa política de privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

O conceito de Gamification e por que 40% das 1000 empresas mais bem-sucedidas do mundo usam essa estratégia. Exploraremos algumas estratégias e como aplica-las no dia-a-dia da sua empresa e também cases de marcas que estão fazendo história!