Imagem blog artia

Implementando uma metodologia de gestão de projetos? Saiba como preparar a sua empresa

Escrito por Roberto Gil Espinha

10 dez 2014

4 min de leitura

A gestão de projetos é um dos aspectos determinantes para o sucesso de uma empresa, até porque mesmo as ideias mais geniais podem ser colocadas a perder por um mau gerenciamento de projetos.

Quando falamos em gestão de projetos, não estamos nos referindo apenas ao controle das ações e gerenciamento das equipes dentro de um contexto corporativo. Gerenciar projetos vai além, pois consiste em planejar, acompanhar, definir metas, dar suporte ao time de colaboradores, mapear performances e identificar quais são os pontos que podem ser melhorados na condução das tarefas na organização.

A boa gestão de projetos depende da implantação de uma metodologia consistente de gerenciamento, metodologia essa que pode influenciar positivamente todos os setores da empresa, gerando resultados satisfatórios em todos os níveis organizacionais.

Quer saber como preparar a sua empresa para a implementação de uma metodologia de gestão de projetos? Então continue lendo o nosso post e veja quais passos seguir!

Crie uma cultura de gestão de projetos

O primeiro passo para implantar esse tipo de estrutura de processo é criar uma cultura de gestão de projetos e estabelecer protocolos padronizados para a condução das atividades na empresa. Nesse caso, é necessário que o status dos projetos sejam acompanhados de forma contínua e não esporádica. Além disso, é importante melhorar a definição e controle do escopo dos projetos corporativos, diminuindo assim a necessidade de retrabalho. Criar um ambiente organizacional favorável à colaboração também é uma ótima medida para  criar uma cultura de gestão de projetos.

Treine a sua equipe

Um passo fundamental na preparação da empresa em relação às metodologias de gestão de projetos é treinar a equipe e capacitá-la para a nova realidade. Não adianta criar uma cultura de gerenciamento de projetos se os profissionais se sentirem perdidos diante das novas formas de monitoramento do serviço. Na verdade, eles precisam compreender as razões da metodologia de gestão, bem como devem conhecer como funcionam esses métodos.

O resultado dessa capacitação é um time mais engajado, motivado e produtivo. Além disso, o treinamento contínuo é importante para que o profissional adapte-se a situações diversas e adversas, sem comprometer o andamento dos projetos com erros de interpretação e execução.

Defina metas

Para implementar uma metodologia de gestão de projetos é essencial que o gestor tenha metas bem definidas desde o início. Essas metas servirão de norte para todas as ações e, independente dos atrasos, imprevistos, erros e problemas de produtividade, quando se tem objetivos claros, é muito mais fácil manter o foco e não se desviar das metas originais.

Vale destacar que as metas são cruciais para todo gerente de projetos, pois elas auxiliam no controle da equipe e contribuem diretamente na manutenção da motivação. Como se não bastasse, metas ajudam a organizar o trabalho, maximizando as chances de obter êxito com o projeto.

Delegue tarefas

A implantação de uma metodologia de gestão de projetos só é bem-sucedida quando os gestores aprendem a descentralizar as responsabilidades, empoderam os colaboradores e começam a delegar tarefas. É assim que o projeto avança e o trabalho rende, de forma leve e fluida para todos os envolvidos no processo. Quando os gerentes de projetos não conseguem designar funções e acumulam atribuições,  se torna praticamente impossível manter as tarefas dentro do orçamento e do prazo previsto.

Utilize softwares gerenciadores de projetos

Os aplicativos e plataformas de gerenciamento são indispensáveis para as equipes e os gestores de projetos. Eles são ferramentas capazes de ajudar os gestores a conduzirem os projetos com agilidade e eficiência, potencializando a produtividade dos colaboradores.

É importante ressaltar que o ideal é optar por uma ferramenta avançada de gestão de projetos, com recursos que incluem o gerenciamento de riscos, gerenciamento de custos, alocação de equipes, indicadores, agenda de tarefas, apontamento de horas, além de funcionalidades que possibilitem a avaliação precisa dos resultados efetivos de cada projeto.

E na sua empresa, a metodologia de gestão de projetos já é uma realidade? Como ela funciona no seu negócio? Compartilhe suas opiniões com a gente através dos comentários.

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *