Líder remoto: 7 dicas para ter sucesso na liderança de um time virtual

Líder remoto: 7 dicas para ter sucesso na liderança de um time virtual

Escrito por Roberto Gil Espinha

14 out 2022

7 min de leitura

Sabe a famosa história do pastor e das ovelhas? O pastor é uma das figuras de liderança mais antigas que temos, representando aquele que se preocupa com o rebanho e indica os melhores caminhos.

Trazendo isso para o contexto empresarial, percebemos que essa figura continua sendo muito presente e importante. Mas, com o home office, a questão é: como liderar um “rebanho” que está todo dentro da tela de um computador?

A pandemia da Covid-19 acelerou um processo de digitalização que já vinha acontecendo. O grande problema é que muitas empresas não estavam preparadas para este trabalho remoto, e o desempenho das lideranças foi um dos fatores mais afetados.

Por isso, neste texto, vamos trazer algumas dicas chave para te auxiliar no desafio de ser um líder remoto. Então, já prepare o seu bloquinho de anotações e venha conferir!

7 dicas para ser um líder remoto de sucesso

Ser um bom líder envolve muitas habilidades, pois, além de conhecimento técnico, é preciso ter uma série de habilidades interpessoais, que são elementos não tão palpáveis de serem descritos.

Pensando nisso, ao montar esta lista de dicas, utilizamos como base o livro “O Líder de Longa Distância”, de Kevin Eikenberry e Wayne Turmel, para que as informações listadas realmente te ajudem a construir uma liderança remota mais eficaz.

1. Priorize a liderança sob o controle

Normalmente, quando falamos de ser um líder remoto, muitas pessoas pensam em formas de controlar o que a equipe está fazendo nos locais de trabalho.

Mas, na verdade, o foco do líder deve ser a própria liderança! Ou seja, focar em orientar o time para que, juntos, façam o trabalho da melhor maneira e alcancem os objetivos.

Assim, ao invés de tentar investigar o que cada colaborador está fazendo a todo tempo, busque definir metas de entregáveis e oriente qual deve ser o foco de cada um, para que a equipe consiga bater as metas do período.

2. Se faça presente

Quando trabalhamos no ambiente físico, encontramos nossa equipe presencialmente todos os dias. Dessa forma, as pessoas se conhecem bem, se aproximam e conseguem manter um bom relacionamento.

O bom líder remoto deve se atentar para esse detalhe, pois ele não pode ser um estranho para a equipe.

Então, apenas digitar em apps de comunicação não é o suficiente. É preciso realizar encontros de chat e voz regularmente, mantendo um bom relacionamento com todos do time e garantindo que eles absorvam a cultura da empresa com a conexão entre si.

3. Use a tecnologia para acelerar processos e diminuir a distância

Outro ponto importante para se tornar um líder remoto de sucesso é saber usar as tecnologias da forma certa.

Para começar, o líder remoto deve estar aberto a utilizar novas tecnologias para otimizar o trabalho a distância. Se a sua empresa pensa em trabalhar remotamente apenas utilizando um chat de texto ou um telefone convencional, saiba que as chances desse modelo não funcionar são altas.

Você precisa de boas ferramentas de comunicação à distância, como o Slack e também ferramentas de controle de projetos, com um bom sistema ERP.

Com as ferramentas certas nas mãos, é importante utilizar todo o potencial delas. Ou seja, de nada adianta ter o Slack, zoom e uma ferramenta de brainstorming se tudo que a sua equipe faz é conversar por chat no Whatsapp.

A comunicação via texto, além de mais lenta, impossibilita que você veja a expressão facial das pessoas e o tom da comunicação. Assim, na maioria das vezes, a equipe consegue se comunicar muito melhor e de forma mais rápida com chamadas de vídeo e interações mais frequentes.

4. Estipule objetivos da empresa e por colaborador

Um erro comum de líderes remotos é assumir que todos da equipe entendem a cultura e os objetivos gerais da empresa. O normal é que os colaboradores foquem apenas em objetivos pontuais e, muitas vezes, não compreendem o quadro inteiro dos projetos.

Portanto, é importante relembrar constantemente os objetivos e a cultura organizacional da empresa (não só as metas, mas também a missão, visão e valores), para que a equipe entenda o papel que desempenham no cenário como um todo.

Além disso, para definir os objetivos de cada colaborador, a forma mais fácil de ser compreendida é através de metas claras e bem definidas.

Sendo assim, faça um planejamento das tarefas, metas e prazos de cada colaborador. Com isso feito, será mais fácil de ambos os lados acompanharem o desempenho geral do trabalho.

5. Faça avaliações de desempenho

Para manter a sua equipe com um bom ritmo de trabalho e caminhando na direção certa dos objetivos da empresa, é preciso realizar avaliações de desempenho do time e também da sua própria liderança.

Para isso, defina avaliações objetivas e subjetivas. Ou seja, analise os números de entrega de cada colaborador e também a qualidade do trabalho desenvolvido.

Forneça feedbacks construtivos para os pontos de melhoria que observar e recompense aqueles que estejam desempenhando um ótimo trabalho.

Para a sua avaliação, caso seja o líder geral da empresa, busque uma avaliação externa, com pessoas de confiança ou consultores, para identificar pontos de melhoria na sua liderança.

6. Busque a excelência na comunicação

Para ser um líder remoto de sucesso, você precisa dominar a comunicação e fazer com que seu time também se comunique de forma adequada.

Assim, para começar, foque em melhorar a comunicação com a equipe. O ideal é que a comunicação seja uma via de mão dupla, ou seja, que os colaboradores tenham espaço para falar e não apenas ouvir.

Além disso, você precisa:

  • Utilizar um tom de comunicação adequado e cordial;
  • Saber mediar e resolver conflitos;
  • Fornecer feedbacks construtivos para o time.

Outra dica é se atentar a frequência da comunicação com cada integrante da equipe, porque, dependendo do trabalho realizado pela pessoa, pode ser interessante ter uma periodicidade maior.

Por exemplo, pode haver uma área que se sinta perdida se não houver diversos contatos diários, enquanto outra área pode se sentir pressionada e perder produtividade se tiver reuniões muito frequentes. Cabe ao líder avaliar isso e definir um volume de comunicação adequado.

7. Treine futuros líderes e invista em capacitação contínua

Por fim, o líder remoto precisa garantir que os processos e a cultura desenvolvida não sejam perdidos. Para isso, é fundamental treinar novos líderes em diferentes áreas, para que, assim, a empresa siga crescendo com um bom norte.

Além disso, é importante que a atual liderança esteja engajada em procurar maneiras de melhoria. Por mais que você já seja um líder remoto de sucesso, sempre há técnicas e conhecimentos que podem agregar ao que já é praticado.

Dica bônus!

O objetivo de ter uma liderança ativa é justamente motivar e direcionar o time a um trabalho melhor. Por isso, além de todas essas sete dicas, é importante que você monitore o desempenho das atividades e o nível de produtividade da equipe.

Afinal, de nada adianta ter um líder presente se isso não impactar o time positivamente, não é?

Pensando nisso, nós montamos um teste rápido para que você descubra como anda a produtividade da sua equipe. Faça já o teste e descubra se a sua liderança está sendo eficaz ou se você precisa trabalhar melhor algum deste itens que trouxemos!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.