Melhores plataformas EAD para cursos e treinamentos online

Muitos empecilhos podem dificultar o treinamento de equipes de projetos. Capacitar um grande número de pessoas que tem agendas e localizações diferentes costuma ser um grande desafio. Apesar disso, com o auxílio de plataformas EAD, esse problema pode ser facilmente contornado.

Como plataformas EAD podem ser úteis no gerenciamento de projetos?

As plataformas EAD são meios pelos quais você pode disponibilizar e aplicar cursos e treinamentos. A maioria dessas plataformas têm funcionamento na nuvem, por isso podem ser acessadas de qualquer lugar a qualquer momento.

Tais características permitem a criação de treinamentos para sua equipe de projetos e a disponibilização desse conteúdo na plataforma, permitindo que qualquer membro da equipe os acesse no momento em que for necessário, e eliminando a necessidade de repetição de lições.

Agora que entendemos como uma plataforma EAD pode te ajudar no gerenciamento de projetos, vamos descobrir quais são as 7 melhores:

7 Melhores plataformas EAD para equipes de projetos

1-      Twygo

O Twygo é a plataforma EAD utilizada e recomendada por nós, do Artia, por isso ela encabeça a lista.

Pensada especialmente para treinamentos corporativos, o Twygo possui ferramentas profissionais que permitem um excelente acompanhamento e gerenciamento do aprendizado do time.

Por exemplo: é possível obter gráficos completos e detalhados sobre o andamento das aulas e do time, e relatórios de desempenho individual. Além disso, você pode criar trilhas de aprendizagem, elaborar avaliações, e motivar o time por meio da gamificação.

Vale lembrar que ela não suporta apenas vídeo-aulas. Também é possível disponibilizar e-books em PDF, apresentações do Power Point, planilhas, etc.

Como o Twygo é uma ferramenta brasileira, seu suporte é 100% nacional e o atendimento é muito eficiente.

Twygo é uma plataforma EAD para cursos e treinamentos online

Imagem por Twygo

2-      Samba tech

A Samba tech é uma plataforma EAD de especializada em vídeos online. O interessante dela é que você pode criar quase um “Youtube corporativo”, permitindo ao time curtir e favoritar os conteúdos que mais gostarem e obter recomendações de conteúdo para cada perfil de usuário.

Além dos vídeos, também é possível disponibilizar arquivos de materiais complementares em outros formatos, como PDF, Doc, etc.

plataforma EAD para cursos e treinamentos online sambatech

Imagem por Sambatech

3-      Eadbox

O Eadbox é uma plataforma EAD para treinamentos corporativos ou venda de cursos online. Ela tem um funcionamento muito intuitivo e, assim como as outras, permite um amplo acompanhamento do aprendizado.

Entre as funcionalidades mais interessantes estão a possibilidade de transmitir vídeo-aulas ao vivo e a customização minuciosa do seu portal, permitindo alterações em HTML, CSS, JavaScript e via API.

plataforma EAD para cursos e treinamentos online eadbox

Imagem por Eadbox

4-      Hotmart Club

O Hotmart Club é uma plataforma EAD amplamente conhecida no mercado, e é mais voltada para venda de cursos online, mas nada impede que ela seja utilizada em treinamentos corporativos.

Ela se popularizou através do seu programa de afiliados, onde alguém pode receber uma comissão para vender online o curso criado por outras pessoas, ou seja, é possível ser um criador de cursos, ou um vendedor.

Já no mundo corporativo, ela possibilita um gerenciamento bem competente dos treinamentos empresariais.

plataforma EAD para cursos e treinamentos online hotmart

Imagem por Hotmart

5-      Moodle

O Moodle é uma plataforma EAD utilizada em diversos espaços já há muito tempo, principalmente no setor público.

O diferencial do Moodle é que ele é um software livre, e é disponibilizado gratuitamente.

O ponto negativo é que o seu funcionamento é muito mais complexo e exige instalação e manutenção. Isso pode ser incômodo por exigir certas habilidades em TI para realmente poder usufruir dos seus benefícios, como a personalização do código livre.

plataforma EAD para cursos e treinamentos online moodle

Imagem por Techtudo

6-      Udemy

A Udemy é uma plataforma EAD que entrou no mercado recentemente para compor o time de plataformas focadas em venda de cursos online. Assim como as outras, ela permite subir diversos formatos de conteúdo e também conta com um chat para interação dos alunos entre si e com os instrutores. A plataforma possui aplicativo para Android, iOS e Apple TV.

Imagem por Udemy

7-      Thinkr

Thinkr também é uma boa opção quando falamos de plataformas EAD. Ela é personalizável para que possa ter a cara do seu negócio, permite a utilização de cupons de descontos. Ela também oferece estatísticas úteis aos gestores dos cursos para ajudar a gerenciá-los.

plataforma EAD para cursos e treinamentos online thinkr

Imagem por Thinkr

E então, conseguiu escolher a melhor plataforma para treinar sua equipe de projetos? Aproveite e saiba também como escolher uma ferramenta de gestão de projetos na medida certa.