Por que a gestão de projetos tornou-se diferencial competitivo?

Por que a gestão de projetos tornou-se diferencial competitivo
Se você é daqueles que acha que gestão de projetos é algo complexo e que possivelmente não tem nenhuma relação com a sua empresa, é bom começar a se preocupar, pois possivelmente alguém pode estar ganhando o seu mercado, de forma silenciosa e bastante rápida.

Aquela ideia que ficou esquecida, a informação que demorou a chegar por depender de terceiros, ou ainda um processo que se perdeu por não ter um controle de etapas, participantes e prazos. Identificou-se? Então, estes são alguns dos fatores mais comuns dentre as empresas que não conseguem se desenvolver por falta de gestão em seus processos e projetos.

Projeto é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado único. É temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e por isso, um escopo e recursos definidos. Deveria ser sempre assim, mas não é. Quando as ideias são organizadas e divididas em tarefas e prazos, passamos a ter um projeto. Depois disso é iniciar a execução, ou seja, botar em prática.

Para isto a gestão (ou gerenciamento) de projetos é fundamental.  Não só iniciar, mas acompanhar, executar, implantar e verificar a sua execução e a forma que isto vem ocorrendo. O processo de gerenciamento de projetos é, basicamente, caracterizado por cinco etapas: início, planejamento, execução, monitoramento (controle) e encerramento.

Na teoria está explicado, mas como é na prática? Vamos utilizar como exemplo uma indústria que tem em seu planejamento o desenvolvimento de um novo produto. Em um projeto assim é necessário uma equipe com alguns setores dentro da empresa e conforme o desenvolvimento vai avançando, todos devem estar sabendo do andamento de cada etapa do projeto. E é neste ponto que a gestão de projeto faz a diferença, com ela implantada na empresa os projetos tem maior probabilidade de obterem sucesso e de forma mais rápida. Sem o gerenciamento as chances de alguma etapa ser esquecida, ou até de o projeto parar, aumentam.

Gerenciar projetos não está apenas relacionado a produtos, todo tipo de empresa precisa desenvolver-se em alguma de suas áreas, podendo ser comercial, promoção, planos de expansão ou na entrega de algum serviço etc. Quem está antenado a isto, já começa a obter destaque no mercado.

Pode parecer algo complicado, difícil para deixar organizado, mas não é. Hoje o mercado apresenta algumas soluções simples e práticas de ferramentas para gerenciamento de projetos. O Artia é a principal referência como software de gerenciamento de atividades, porque ao mesmo tempo em que possui ferramentas avançadas, também se adapta somente as necessidades do usuário, tornando a implantação rápida e simples.

Com apontamento de horas, custos, agenda e muitas outras funções, o Artia é um software completo, não importa qual a necessidade do usuário. E mais, com a separação das atividades por projetos e pastas, facilita a organização das informações registradas e utilização do Artia. O dinamismo da ferramenta faz com que ela se enquadre de forma surpreendente para empresas de diferentes segmentos e tamanhos. Qualquer empresa que quer se desenvolver, deveria utilizar o Artia.

A importância da Gestão de Projetos

Você sabe o quanto a Gestão de Projetos pode ajudar a melhorar os resultados da empresa?

Ao marcar essa opção, você está de acordo com nossa política de privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Neste nosso webinar, vamos explorar a importância de organizar seus projetos para que você atinja melhores resultados.