Consultoria de processos: entenda o que faz e por que sua empresa precisa de uma

Consultoria de processos: entenda o que faz e por que sua empresa precisa de uma

Escrito por Parceiro

14 Dec 2021

6 min de leitura

Problemas e gargalos podem existir em empresas de qualquer porte ou segmento. Não é raro os processos estarem tão engessados em vícios corporativos, que nem gestor e nem colaborador conseguem enxergar erros recorrentes, como retrabalho ou perda de informações quando um colaborador deixa a empresa. E uma solução que pode ajudar a resolver esses problemas é uma consultoria de processos!

Mas nem sempre é fácil entender por que uma empresa precisa de um consultor. Por isso, nesse post você vai descobrir como avaliar a necessidade de consultoria e como escolher a consultoria ideal. Confira os tópicos abaixo:

Como saber se preciso de uma consultoria de processos?

A repetição cotidiana das tarefas pode resultar em pontos cegos nos processos realizados na empresa. Alguns indicadores de que existem problemas graves são:

  • As informações estão descentralizadas;
  • Não existe um padrão de qualidade, tempo e custo de produção;
  • As demandas são sempre altas;
  • Quando um colaborador sai, ninguém consegue repetir os processos que ele executava;
  • Clientes e fornecedores reclamam frequentemente.

Se a sua empresa apresenta pelo menos um desses indicadores, isso é sinal de que uma consultoria de processos precisa ser avaliada. Ter que recorrer a um consultor não deve ser uma preocupação ou significar má atuação dos gestores. Muito pelo contrário. Processos são difíceis de mapear e exigem o olhar de um profissional preparado para a função. Além disso, uma visão externa pode identificar dores com mais facilidade.

Leia também: como otimizar processos e aumentar a produção na sua empresa!

O que é um consultor de processos e o que ele faz?

O consultor de processos é um profissional altamente qualificado que vê a empresa de modo imparcial. Ele mapeia os processes existentes e oferece soluções e otimizações que refletirão na qualidade da empresa como um todo.

Ao lado de gestores e colaboradores, ele vai atuar como coadjuvante para ilustrar e repensar a maneira como as coisas acontecem. A partir daí, ele busca soluções de acordo com o que existe de melhor no mercado. A sua atuação passa por etapas bem completas:

Papel do consultor de processos

Mapeamento

Nessa fase, o consultor acompanha a rotina de todos os setores e colaboradores da empresa e realiza entrevistas para criar uma visão de ponta a ponta.

Representação

As informações colhidas na etapa de mapeamento são organizadas de forma visual e/ou linear para ilustrar o que está acontecendo.

Oportunidades

O consultor analisa os processos atuais representados e busca formas de otimizá-los e/ou implantar ferramentas de automação.

Implementação

Nessa etapa, a visão e as soluções trazidas pelo consultor são disseminadas e implantadas dentro da empresa.

Monitoramento

Por fim, o consultor realiza o controle das soluções e avalia se os resultados estão dentro do esperado. Caso não estejam, é realizado uma nova análise e replanejamento.

Entendemos que só conceituar não é o suficiente para ter uma noção da importância da consultoria de processos. Por isso, agora vamos focar um pouco nos ganhos e nas vantagens.

Vale a pena contratar uma consultoria de processos?

Se você se identificou com as dores que listamos acima, a resposta é sim! Consultoria de processos é um investimento que resulta em ganho duplo: promove a economia de recursos e aumenta a produtividade e a qualidade da empresa. A gestão de processos torna a empresa flexível e permite que ela cresça melhor e mais rapidamente.

É importante firmar a noção de que consultoria é investimento porque, devido a ideia de que é algo caro, muitas empresas de médio e pequeno porte comprometem seu crescimento.

Além de colocar a empresa nas mãos de alguém muito bem capacitado, as melhorias instauradas, como mapear, otimizar e padronizar processos de produção, fazem com que o investimento em consultoria se pague sozinho.

Como escolher uma consultoria de processos?

Ao avaliar uma consultoria de processos, alguns critérios precisam ser levados em consideração. Para garantir que o seu investimento não seja jogado fora, realizar uma pesquisa e reunir as melhores opções são passos indispensáveis. Alguns outros pontos que podem ajudar a tomar a decisão com cautela são:

Entender o método que a consultoria utiliza

Existem muitos métodos de trabalho, cada um deles serve a uma finalidade diferente. É importante avaliar consultores que trabalham de acordo com os objetivos e valores da empresa. Além do mais, também é necessário avaliar se o consultor é capaz de adaptar o método à realidade da organização.

Conhecer as ferramentas usadas na consultoria

Assim como os métodos, as ferramentas são igualmente variadas. Contratar uma consultoria vai além de apenas receber auxílio de consultores, também engloba aplicação e até aquisição de ferramentas. É indispensável conhecer o que a consultoria em questão utiliza para colocar as ações em prática.

Conhecer o histórico da consultoria avaliada

Quando se fala em consultoria, existe uma regra de ouro: sempre desconfie de promessas milagrosas e soluções instantâneas. Consultorias de processos também possuem nichos de especialização. A solução para uma produção farmacêutica pode não se aplicar a uma empresa bancária, por exemplo.

Buscar cases de sucesso de clientes anteriores


Além de recomendações, buscar cases é uma maneira de entender como a consultoria trabalha e o que se pode esperar de resultados. Os cases costumam contar o problema que a empresa tinha, a solução implementada pela consultoria e os resultados obtidos. Com esses critérios, é possível ter uma boa ideia de as coisas vão funcionar.

Qual a melhor consultoria de processos do mercado?

O fato é que isso depende dos critérios utilizados. Mas, como vimos há pouco, é importante levar em consideração a experiência dos consultores e o portfólio da empresa na hora de escolher uma consultoria. Por essas razões, nós, do Artia, recomendamos a Euax Consulting.

A Euax é uma empresa especialista em gestão de processos, composta por consultores certificados internacionalmente e que trabalha de forma ágil e assertiva. A metodologia que ela utiliza é a Euax Acelera, desenvolvida pela própria Euax, que se baseia em princípios do Design Thinking para tornar as ações colaborativas e dinâmicas.

Com mais de uma década de atuação, a Euax Consulting já elevou a performance de empresas como Tigre, HSBC, Volvo e Electrolux. Para saber mais sobre a Euax Consulting ou acessar os seus cases de sucesso, utilize o botão abaixo:

Conheça a Euax Consulting

Parceiro