Consultoria de processos é uma parceira estratégica para empresas que precisam otimizar eficiência operacional e elevar vantagem competitiva.
O aumento da complexidade nos ambientes dos negócios e competitividade no mercado gera uma crescente demanda por parceiros estratégicos que contribuam para melhoria de eficiência operacional em fluxos de trabalho, automatização e escala das operações.
Um estudo da Global Insights revelou que 80% das empresas que investiram em uma consultoria de processos alcançaram melhorias significativas em eficiência operacional e redução de custos.
Esse cenário estimula o estabelecimento de profissionais e empresas com conhecimento especializado para prestar esse tipo de serviço.
Nesse artigo você vai aprender sobre o papel do consultor de processos, boas práticas, etapas do projeto, desafios, ferramentas e metodologias necessárias para executar o serviço com excelência. Mas antes, entenderá o que realmente é um processo. Confira!
O que você vai aprender?
O que são processos e principais tipos
Processos são sequências estruturadas de atividades realizadas por pessoas, sistemas ou máquinas com o objetivo de entregar um produto ou serviço final, e gerar valor para clientes ou stakeholders.
Processos definem “como” algo é feito dentro de uma organização, considerando todas as etapas, recursos, custos, tempos e dependências, padronizando rotinas e operações, para que a empresa funcione de forma consistente e eficiente.
Um processo possui:
- Objetivo: é o resultado ou entrega esperada pelo processo
- Entradas: insumos, materiais e informações necessárias para iniciar o processo
- Atividades: ações específicas que são realizadas pelas pessoas ou máquinas
- Fluxo: é a ordem das atividades, considerando os recursos e tempos
- Controle: mecanismos que garantem a eficiência e qualidade esperada
- Saídas: resultados obtidos com a conclusão das atividades
Os principais tipos de processos são:
- Processos operacionais: são ligados às atividades essenciais da empresa para desenvolver um produto ou realizar o serviço ao cliente, como produção, vendas e atendimento.
- Processos de suporte: permitem que a empresa funcione de forma eficiente, como RH, finanças, contabilidade e compras.
- Processos de gestão: envolvem tomada de decisão, como planejamento estratégico, definição de metas e monitoramento de desempenho
Outros tipos de projetos são de inovação, qualidade, marketing e cadeia de suprimentos.
Conhecer profundamente cada uma dessas operações é essencial para que profissionais e empresas que prestam serviços de consultoria de processos garantam entregas com eficiência e qualidade.

O que é e como funciona uma consultoria de processos?
A consultoria de processos é um tipo de serviço especializado que faz o diagnóstico, mapeamento e otimização de processos internos de uma organização para aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a qualidade das entregas.
Profissionais de consultoria de processos utilizam diversas metodologias e ferramentas para avaliar os fluxos de trabalho, propor soluções, implementar melhorias e acompanhar resultados, como o BPM (Business Process Management) e Lean Six Sigma.
Confira alguns resultados esperados com o serviço de consultoria de processos:
- Automação do processo de aprovação de pedidos em um sistema
- Redução do tempo de contratação de novos colaboradores
- Eliminação de desperdícios em um processo de faturamento ao cliente
- Redução de custos excedentes em um processo de manufatura
Nem toda consultoria é igual: enquanto a consultoria empresarial foca na estratégia de negócios, e a consultoria de gestão em modelos de governança, a consultoria de processos tem foco na eficiência operacional e melhoria contínua das atividades.
E dentro desse serviço existem diferentes atuações profissionais.
Quais são os tipos de consultoria de processos?
A consultoria de processos pode ser aplicada para superar diversos desafios nas organizações. Confira alguns tipos:
Consultoria em mapeamento e otimização de processos
Esse serviço atua na identificação, diagnóstico, mapeamento e redesenho de fluxos de trabalho para torná-los mais produtivos, eficientes e alinhados às necessidades do negócio, além de promover padronização e qualidade.
Consultoria em automação de processos
A consultoria em automação de processos identifica ineficiências e reconhece oportunidades para implementação de tecnologias que reduzem trabalho manual, garantem resultados padronizados e elimina erros operacionais, como RPA (Robotic Process Automation), BPMS (Business Process Management Software) e Inteligência Artificial.
Consultoria em qualidade de processos
A consultoria em qualidade de processos visa eliminar desperdícios, reduzir variabilidade e garantir um alto nível de padrão de excelência, ideal para indústrias e empresas que buscam certificações como ISO 9001. Ela estabelece boas práticas, modelos de referência e regras para processos.
Consultoria em reengenharia de processos
A consultoria em reengenharia de processos promove transformações radicais em processos, não apenas melhorias, redesenhando fluxos do zero, modificando recursos e tecnologias usadas. Esse tipo de movimento é recomendado para empresas que precisam elevar seu nível de competitividade rapidamente ou adaptar seus processos às exigências do mercado.
Consultoria em processos de TI
Esse tipo de consultoria otimiza a execução dos serviços de TI internos para adequar as necessidades do negócio e promover segurança na infraestrutura, sistemas e dados. Aqui, são aplicadas boas práticas como ITIL (Information Technology Infrastructure Library) e COBIT.

Quais problemas a consultoria de processos resolve?
Uma consultoria de processos reduz variabilidades, ineficiências e custos para uma operação mais previsível, de qualidade e rentável. Confira quais são os principais problemas:
- Ineficiências operacionais: o mapeamento de processos com ferramentas específicas identifica ineficiências como retrabalhos, gargalos e desvios de um processo, que provocam atrasos e custos excedentes.
- Falta de padronização: a variabilidade de um processo prejudica a qualidade do produto ou serviço final, impactando na previsibilidade de resultados.
- Perda de informações críticas: processos mal estruturados e a falta de documentação, sistemas e diretrizes causam perda de dados e informações relevantes para o andamento do processo, causando paradas ou decisões ruins.
- Dificuldade em rastrear e reportar atividades: trata-se da dificuldade para ter visibilidade sobre a execução ao longo do fluxo de trabalho, gerando incertezas sobre tempos, responsáveis e motivos de falhas.
- Excesso de horas e custos excedentes: o mapeamento de processos ajuda a identificar a causa raiz de problemas que provocam esforço e custos desnecessários, que acabam prejudicando a precificação.
- Falta de visão estratégica nos negócios: a consultoria de processos também ajuda na identificação de operações que geram mais ou menos valor para a empresa, de forma a encorajar inovações e investimentos
- Dificuldade para escalar operações: com visibilidade sobre a execução real dos processos é mais fácil ampliar, expandir e maximizar a produção.
Quais são os benefícios de uma consultoria de processos?
Muitas empresas que planejam projetos de melhoria para processos internos falham, seja na identificação, análise ou implementação de soluções. Consultorias de processos devem garantir o sucesso desses projetos, oferecendo diversos benefícios, como:
- Conhecimento de mercado: consultores de processos possuem ampla capacitação e visão sobre os desafios comuns de organizações semelhantes e soluções potenciais que podem ser aplicadas de acordo com as necessidades e realidade do cliente, além de um repertório de conhecimento sobre o que funciona para investimentos com segurança.
- Visão imparcial e holística: uma empresa está sujeita a “achismos” e diferentes perspectivas sobre o funcionamento de um processo. Consultorias estão de fora da organização, garantindo imparcialidade e uma visão geral sobre todos os processos para propor as melhores soluções.
- Apoio na tomada de decisão: profissionais de consultoria têm domínio sobre as ferramentas e metodologias para reconhecer oportunidades de melhorias, e conseguem ajudar as empresas na tomar decisões com maior impacto.
- Aumento da motivação da equipe: um dos principais motivos de falhas em tentativas de melhorias de processos, quando feita pela própria empresa e gestores, é a falta de engajamento dos colaboradores, que assumem esse movimento como uma tentativa de microgerenciamento. Ou ainda, apresentam resistência a mudanças. A presença de uma consultoria gera uma percepção de maior relevância para o projeto, aumentando o engajamento.
- Alinhamento estratégico: uma consultoria de processos entende os objetivos estratégicos da organização para uma atuação direcionada e com resultados específicos, maximizando o impacto real.
- Disponibilidade e agilidade: Empresas que querem melhorar processos, mas não possuem o know-how necessário perdem muito tempo e esforços. Profissionais de consultoria possuem fluxos de trabalho padronizados para implementar e executar um serviço, sendo muito mais ágeis para executar todas as etapas necessárias.
Quer saber quais são as etapas de um projeto de serviço para consultoria de processos? Continue lendo!
7 etapas de uma consultoria de processos
Uma consultoria de processos é desenvolvida como um projeto, com as seguintes etapas:
1. Alinhamento estratégico
Empresas que contratam consultorias de processos possuem objetivos claros, como redução de custos operacionais, melhoria de qualidade ou adequação a regulamentações vigentes. Compreender o impacto esperado pela organização é essencial para direcionar a atuação da consultoria e acelerar os resultados.
O que fazer nessa etapa:
- Definir de forma clara os problemas e objetivos
- Fazer reuniões com a alta gestão e stakeholders
- Documentar os resultados esperados e KPIs
- Definir os processos-alvo do projeto
- Entender as restrições orçamentárias do cliente
- Fazer o planejamento do projeto
- Apresentar o plano de trabalho
2. Mapeamento de processos
O objetivo do mapeamento de processos é compreender como eles realmente ocorrem. Costuma ser a etapa que demanda maior esforço de tempo no projeto, pois envolve diversas pessoas, ferramentas e análises.
O que fazer nessa etapa:
- Mapear todos os recursos envolvidos no processo
- Entrevistar as pessoas chave
- Identificar tempos e custos
- Mapear variabilidades de um mesmo processo
- Entender o papel de cada sistema e ferramenta
- Sinalizar retrabalhos, gargalos e desperdícios
- Desenhar os fluxos de trabalho
3. Identificação de ineficiências e oportunidades
Aqui começa o diagnóstico sobre a realidade dos processos. A consultoria deve analisar profundamente todas as atividades e recursos envolvidos para identificar oportunidades de otimização.
O que fazer nessa etapa:
- Comparar os processos a modelos de referência existentes
- Identificar as variabilidades, gargalos e retrabalhos mais comuns
- Sinalizar as atividades que consomem mais tempo e custos
- Consultar boas práticas de mercado
- Definir os principais pontos de melhoria
4. Redesenho e otimização de processos
A partir da identificação dos pontos de melhoria, a consultoria de processos irá redesenhar e sugerir mudanças nos fluxos de trabalho para otimizar eficiência operacional, reduzir tempos e custos.
O que fazer nessa etapa:
- Redesenhar um modelo de referência para o processo
- Adequar o uso de recursos, sistemas e ferramentas
- Definir o tempo e custo para cada etapa e atividade
- Avaliar capacidades atuais do time
- Sinalizar a necessidade de novas tecnologias
- Definir indicadores de desempenho (KPIs)
- Mapear riscos das soluções
- Apresentar o plano atualizado para o cliente
5. Implementação
Com a proposta aprovada pelo cliente, é o momento da implementação das soluções, de forma controlada e organizada, para continuar garantindo o sucesso do projeto.
O que fazer nessa etapa:
- Capacitar todos os colaboradores envolvidos para o novo modelo de processo
- Preparar os sistemas e ferramentas existentes
- Implementar novas tecnologias e automações
- Realizar testes pequenos em atividades e etapas
- Simular a execução completa do processo
6. Acompanhamento
É necessário que a consultoria de processos faça um acompanhamento após a implementação do novo processo para garantir que tudo ocorra como esperado.
O que fazer nessa etapa:
- Acompanhar a adesão dos times
- Responder dúvidas sobre a execução correta
- Monitorar os indicadores de desempenho
- Identificar problemas e sugerir melhorias incrementais
- Mensurar o impacto para os objetivos estratégicos
- Solicitar feedback ao cliente
- Gerar um relatório final do serviço
7. Melhoria contínua
Antes do projeto ser finalizado, a consultoria de processos tem um papel fundamental no desenvolvimento de uma cultura de melhoria contínua, deixando claro a necessidade de otimizar constantemente seus processos.
O que fazer nessa etapa:
- Conscientizar a diretoria, lideranças e equipes sobre a melhoria contínua
- Estabelecer rotinas de análise periódica dos processos
- Oferecer ferramentas, frameworks e materiais que apoiam o cliente
Pronto! Seu serviço foi entregue com excelência. Mas, ao longo dessas etapas, diversos problemas podem acontecer, e que vão exigir de você competências técnicas e interpessoais. Continue lendo.

| Faça o download gratuito da planilha de gerenciamento de projetos
Desafios comuns em consultorias de processos
Profissionais que prestam serviços de consultorias de processos devem se preparar para enfrentar diversos desafios ao longo do projeto.
Confira abaixo alguns riscos desse tipo de serviço:
- Resistência a mudanças: muitas vezes os times, lideranças e até a alta gestão podem apresentar resistência, evitando colaboração para o mapeamento dos processos e negando a implementação de soluções. Para contornar isso é essencial conscientizar o cliente sobre os benefícios esperados e o impacto em seus objetivos estratégicos.
- Informações imprecisas: a falta de dados para mapear processos é muito comum em empresas de baixa maturidade, restringindo a entrevistas com os colaboradores, que possuem perspectivas subjetivas e muitas vezes, contraditórias. Isso prejudica o mapeamento preciso dos fluxos e variabilidades.
- Operações interdepartamentais: quando um processo é executado por duas ou mais áreas, a complexidade de mapeamento aumenta, observando uma alta variabilidade quase impossível de se mapear. Nesses casos, também é comum notar problemas relacionados a objetivos e prioridades de cada área, prejudicando a análise da causa raiz de um problema.
- Baixa maturidade em processos: a falta de documentação e cultura voltada a gestão por processos na organização também dificulta a atuação da consultoria, necessitando uma busca no mercado por modelos de referência e boas práticas, além de educação das equipes.
- Escopo mal definido: falta de clareza sobre os objetivos do projeto e desalinhamento entre a consultoria e o cliente pode causar mudanças constantes no escopo, gerando retrabalho e desperdícios de tempo e custo.
- Indisponibilidade: a sobrecarga gerada pelas tarefas do dia a dia dos times e falta de comprometimento com o projeto gera atrasos na etapa de mapeamento, que pode comprometer todo o projeto. Falta de envolvimento dos líderes e gestores para mapear atividades críticas também é uma grande causa de atrasos.
Outros riscos envolvem restrições orçamentárias, tecnologias inadequadas, comunicação deficiente e desligamentos de pessoas chave. Para mitigar esses riscos, sua empresa de consultoria de processos deve:
- Desenvolver um plano de gerenciamento de riscos desde o início do projeto
- Manter uma periodicidade de alinhamentos com o cliente
- Envolver a liderança e encorajar o engajamento
- Criar um plano de comunicação interno claro
- Validar e documentar cada etapa e decisão
| Faça o download dessa matriz de risco para projetos de serviços
Ferramentas e metodologias para consultoria de processos
Diversas ferramentas e metodologias facilitam e aceleram o trabalho em consultoria de processos. Confira as principais:
BPM – Business Process Management
O Business Process Management, ou Gestão de Processos de Negócios, é a principal ferramenta para consultoria de processos. Ela ajuda na análise, modelagem, melhoria, automatização e monitoramento dos processos de uma organização com o objetivo de torná-los mais eficientes e alinhados aos objetivos estratégicos.
Ciclo PDCA
O Ciclo PDCA é uma ferramenta simples, mas poderosa, para melhorar processos de forma contínua. Ela é baseada em 4 etapas principais:
- P (Plan/Planejar): identificação de um problema e planejamento do plano de ação
- D (Do/Executar): colocar o plano em prática e treinar as pessoas
- C (Check/Verificar): avaliar se as mudanças geraram os resultados esperados
- A (Act/Agir): se deu acerto, padronizar. Se não, aprender com o erro e voltar ao P

AS IS / TO BE
A ferramenta AS IS / TO BE ajuda na documentação da realidade do projeto no momento da análise, e na simulação do funcionamento após melhorias. Ela dá clareza sobre os objetivos das soluções, reduzindo retrabalhos. Confira um exemplo:
- AS IS: um pedido de reembolso passa por 5 pessoas, demora 15 dias e requer aprovação manual
- TO BE: o reembolso é digital e automatizado por sistema, leva até 3 dias e requer apenas 2 aprovações
Lean Six Sigma
Essa metodologia combina os princípios da ferramenta Lean e da abordagem Six Sigma.
- Lean: foca em eliminar o que não gera valor e aumentar a eficiência
- Six Sigma: foca em reduzir variabilidades e problemas em um processo
Lean Six Sigma é ideal para processos complexos, que possuem problemas múltiplos e exigem quantificação de impacto para estruturar soluções sustentáveis.
Design Thinking
Design Thinking é uma abordagem focada no ser humano e requer colaboração, criatividade e raciocínio analítico para resolver problemas complexos. Sua prática visa adequar processos às necessidades de clientes e stakeholders, encorajando a experimentação. É composta por 5 etapas:
- Empatia: compreender os problemas, necessidades e preferências do cliente
- Definição: deixar claro qual problema deve ser corrigido
- Ideação: gerar o maior número de ideias para solucionar o problema
- Prototipagem: criar desenhos simples dos processos para simular resultados
- Teste: implementar o novo desenho e acompanhar resultados
Software de gestão de projetos
Um software de gestão de projetos é essencial para consultorias de processos pois conta com ferramentas para:
- Personalizar o contrato do cliente
- Alocar os recursos com competências certas
- Configurar custos de horas faturáveis
- Registrar riscos e planos de resposta
- Planejar o cronograma do projeto
- Registrar as horas dedicadas ao projeto
- Desenvolver reportes de status
- Personalizar dashboards de acompanhamento
O Artia é a #1 plataforma nacional completa para gestão de projetos de serviços, contando com mais de 30 ferramentas para ajudar consultorias de processos. Faça um teste gratuito:

Como precificar sua consultoria de processos?
Para precificar sua consultoria de processos é preciso considerar o valor gerado ao cliente, os custos envolvidos, a complexidade e objetivos do projeto, e o posicionamento estratégico da sua consultoria.
Confira alguns modelos de precificação:
- Time/based: você define um valor/hora e estima quantas horas o projeto terá. Assim, basta multiplicar o valor/hora pelo total de horas. É ideal para serviços com escopos flexíveis.
- Fee-based: você define um valor fixo para o projeto, baseado em complexidade, esforço e entregas. É ideal para escopos fechados.
- Value-based: o preço envolve o valor gerado ao cliente, como redução de custos, aumento de faturamento ou eficiência gerada. É ideal para projetos de alto impacto. Por exemplo, você pode definir uma cobrança de 10% sobre a economia gerada pelas suas soluções.
- Híbrido: é composto por um preço fixo com acréscimos considerando os resultados gerados. Por exemplo: R$ 30.000,00 + R$ 10.000,00 em caso de atingimento dos objetivos.
Como provar o ROI da consultoria de processos?
Uma consultoria de processos requer um investimento alto e sofre resistência de clientes com restrições financeiras ou que não percebem retorno obtido pelo projeto. O cálculo de ROI (Retorno sobre o Investimento) é essencial para justificar sua relevância.
O cálculo básico de ROI é:
% ROI = [ ( Ganho obtido – Custo do investimento ) / Custo do investimento ] x 100

Veja abaixo as etapas para provar o ROI da consultoria de processos:
- Defina indicadores antes da consultoria: faça o levantamento de quais métricas e indicadores serão acompanhados, documentando o cenário antes e depois da entrega. Exemplos: tempo médio de execução, taxa de retrabalho, nível de produtividade, índice de satisfação dos clientes, custo por processo etc.
- Estime os ganhos mensuráveis após as entregas: projete o valor obtido considerando redução de custos, aumento de produtividade, aumento de receita, redução do tempo total do processo ou por atividade e melhoria da satisfação do cliente.
- Mensure o ganho financeiro: faça a conversão dos indicadores em ganhos financeiros. Por exemplo: uma redução de 150 horas/mês de trabalho, ao custo de R$ 100,00 / hora, resulta em uma economia de R$ 15.000,00 / mês.
- Faça o cálculo de ROI: reúna as informações sobre o total de investimento e total de economia obtida para obter a % de ROI.
- Apresente os resultados: monte um relatório final com gráficos que evidenciam os ganhos financeiros gerados, incluindo benefícios indiretos e depoimentos com percepções qualitativas de colaboradores e clientes.
Carreira em consultoria de processos: o que faz um consultor de processos, princípios e salário
A carreira em consultoria é promissora, com um crescimento projetado em 50% em 2025, segundo a ABCO – Associação Brasileira de Consultores.
Esse crescimento é uma resposta à alta demanda por parceiros qualificados para apoiar organizações na maximização da vantagem competitiva, por meio da transformação digital e otimização da eficiência operacional.
Esse cenário representa diversas oportunidades para consultores de processos, profissionais que são responsáveis por diagnosticar, mapear, identificar problemas, propor soluções e mensurar melhorias em processos e o impacto para os objetivos estratégicos do negócio.
Segundo o Glassdoor (consultado em 30/05/2025), o salário médio de um consultor no Brasil é de R$ 7.000,00 / mês, com uma alta variabilidade relacionada a nível de experiência e posicionamento profissional. Consultores com mais de 15 anos de atuação podem chegar a ganhar R$ 15.000,00, ainda de acordo com o portal.

Para se destacar profissionalmente é essencial que consultores de processos apresentem valor em suas soluções por meio de cases de sucesso e metodologias e abordagens padronizadas.
Também existem alguns princípios que guiam a atuação do consultor de processos:
- Orientação para o cliente
- Abordagem sistêmica e holística
- Mentalidade de melhoria contínua
- Envolvimento das partes interessadas
- Tomada de decisão baseada em dados
- Capacidade para se adaptar de forma ágil
- Transparência e ética
O consultor de processos também deve dominar técnicas de gestão de projetos, garantindo organização e a entrega dos resultados definidos no escopo.
Boas práticas para melhorar sua consultoria de processos
Esse artigo trouxe uma visão geral sobre os objetivos do trabalho em uma consultoria de processos, suas etapas, desafios, ferramentas e o papel do consultor de processos. O Artia desenvolveu um e-book definitivo incluindo boas práticas de gestão de serviços para maximizar o retorno dos seus esforços e melhorar a satisfação dos clientes. Faça o download gratuito abaixo!
Resumo: como fazer consultoria de processos?
Confira abaixo um resumo sobre como fazer consultoria de processos:
O que é? | A consultoria de processos é um tipo de serviço especializado que faz o diagnóstico, mapeamento e otimização de processos internos de uma organização para aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a qualidade das entregas. |
Tipos | Mapeamento de processos Automação de processos Qualidade de processos Reengenharia de processos Processos de TI |
É útil para: | Aumentar a eficiência operacional Padronizar processos Aumentar o controle sobre as atividades Reduzir tempo e custos Alinhar processos aos objetivos estratégicos Escalar as operações |
Benefícios | Conhecimento de mercado Visão imparcial e holística Apoio na tomada de decisão Aumento da motivação da equipe Alinhamento estratégico Disponibilidade e agilidade |
Etapas | Alinhamento estratégico Mapeamento de processos Identificação de ineficiências Redesenho de processos Implementação Acompanhamento Melhoria contínua |