Quais as vantagens em utilizar dashboards para os seus projetos?

Quais as vantagens em utilizar dashboards para os seus projetos?

Escrito por Roberto Gil Espinha

13 fev 2015

4 min de leitura

Facilidade de gestão, visão ampla e intuitiva da performance do projeto, visualização de uma série de informações e dados importantes para a execução das atividades da equipe e tudo isso em um painel de fácil manuseio e compartilhado por todos. Parece uma utopia, mas não é. Os dashboards são excelentes ferramentas de gerenciamento de projetos e podem contribuir significativamente para resultados mais rápidos e decisões mais ágeis durante toda a execução do projeto.

O que são dashboards

São os famosos painéis de controle, em que você coloca todas as informações possíveis sobre o projeto e pode, a partir dali, ter uma visão abrangente de toda a execução do mesmo, desde seus detalhes técnicos até os financeiros.

Aliado a um software de gerenciamento de projetos, o dashboard se constitui em uma importante ferramenta de gestão que supre informações imediatas de maneira visual para toda a equipe do projeto, possibilitando a troca de informações e insights no grupo, garantindo o correto entendimento de todos e a interação necessária para que a equipe esteja alinhada sobre os objetivos do projeto e todo o seu desenvolvimento.

Existem diversas vantagens em se adotar o dashboard como ferramenta de gerenciamento de projetos, e vamos, ao longo deste post, listar algumas delas para que você comece a se familiarizar com mais este recurso para potencializar seus resultados.

Dashboard é uma ferramenta de apoio à decisão

Os planos de projetos são necessários e trazem os detalhes de todas as fases, recursos e atividades, contudo, o dashboard resume as partes importantes do projeto em um único local, dando à equipe a noção de como tudo está correndo. Ao visualizar todo o projeto de forma resumida, é possível tomar decisões com base no todo, não somente no que está sendo desenvolvido em determinado momento.

Com o dashboard você pode visualizar oportunidades de negócios

A visão integral que o dashboard proporciona nem sempre é possível em outra ferramenta de gerenciamento de projetos, por isso, com este recurso você e sua equipe podem visualizar oportunidades de negócios com base em insights dados pela reunião estratégica dos dados no dashboard.

Riscos podem ser detectados através do dashboard

Com a distribuição organizada dos dados e informações do projeto no dashboard, você tem a oportunidade de detectar riscos não visualizados no decorrer do planejamento do projeto ou até mesmo descobrir a gravidade de um risco que havia sido subestimada anteriormente.

O dashboard permite uma construção colaborativa

Ao invés de ter um plano de projeto dentro de uma gaveta, com o dashboard você torna público o desenvolvimento do trabalho e permite que as pessoas participem com maior comprometimento na resolução de pendências e atividades listadas no painel. É uma forma de manter a equipe mais coesa e trabalhando em conjunto.

Com o uso de dashboards, você pode otimizar o uso de software de gerenciamento de projetos

Muitos softwares de gerenciamento de projetos são complexos e acabam sendo deixados de lado pela equipe. Quando o dashboard passa a ser utilizado, permite que todos tomem conhecimento do desenvolvimento do projeto sem a necessidade de acesso contínuo a outras ferramentas de gerenciamento de projetos.

Como o dashboard é intuitivo, claro e objetivo, a equipe compreende com mais facilidade as etapas a serem vencidas, onde estão, onde precisam chegar e o que é necessário para atingir os objetivos iniciais.

Existem diversos benefícios ao se adotar dashboard como ferramenta de gerenciamento de projetos, tudo vai depender do nível de maturidade da equipe, da necessidade imediata de informação e dos objetivos do projeto.

Se você ficou interessado em aprender mais a respeito de dashboards, não se esqueça de continuar acompanhando nosso blog. Temos novidades sobre o mundo do gerenciamento de projetos a todo instante!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.