A importância da comunicação na gestão de projetos

comunicação na gestão de projetosHoje a quantidade de informação disponível e os inúmeros meios para acessá-las faz com que ela seja substituída quase que simultaneamente após sua concepção. As redes sociais em alguns casos são aliadas nesse processo, por isso que precisamos saber como nos adaptar a esse novo cenário.

É necessário que as organizações desenvolvam uma boa comunicação interna, preparando-se para essa nova realidade, evitando que os seus colaboradores saibam de mudanças internas através de mídias ou redes externas.

Segundo Brum (2003, p. 38), “a informação é o produto da comunicação interna e deve ser tratada como a melhor estratégia de aproximação empresa/funcionário. O ditado popular ‘ninguém gosta daquilo que não conhece’ é uma realidade no meio empresarial. Da mesma forma, ninguém é feliz num ambiente onde não existe integração entre pessoas, entre áreas, e até mesmo, entre a empresa e o público interno como um todo”.

Os colaboradores devem saber o que está acontecendo dentro das organizações, seja em um projeto, evento, mudanças internas ou qualquer outra notícia, utilizando-se de uma boa comunicação interna. Essa comunicação é muito mais do que o líder repassar as informações ou notícias para a sua equipe, pois ela pode conter falhas ou até mesmo não transmitir a mensagem na sua essência, principalmente na gestão de projeto é necessário que todos saibam o que está acontecendo.

Quando a comunicação interna é bem estruturada, integrando todos os colaboradores é muito eficaz e traz muitos benefícios, pois todos estão cientes e engajados seja nos projetos, mudanças ou negócios da empresa.

Um dos principais problemas na gestão de projetos é devido à falta de comunicação. Hoje muitas empresas estão utilizando redes sociais corporativas para manter a equipe sempre informada e esta iniciativa já está tornando-se uma grande aliada para o sucesso não só em projetos, mas em toda a organização.

Fonte

KPIs na Gestão de Projetos

Posted in Gerenciamento de Projetos and tagged .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *