4 dicas para se tornar um ótimo coordenador de projetos

4 dicas para se tornar um ótimo coordenador de projetos

Escrito por Roberto Gil Espinha

11 mar 2014

3 min de leitura

Empresas estão sempre em busca de melhores resultados. Mais vendas, mais clientes, maior fatia do mercado, maior distância para a concorrência etc. Esse é um fato fácil de ser percebido. A diferença entre as empresas que estão na frente e aquelas que correm atrás do líder, no entanto, é um pouco mais sutil.

Com a globalização dos negócios, muito por conta da maneira com o internet alterou as relações de trabalho, as empresas começaram a perceber que o cerne do bom desempenho era valorizar os projetos tocados por ela. Se até pouco tempo a gestão era feita pelo todo, agora é quase que dividida em módulos ou etapas. Neste contexto, o coordenador de projetos tornou-se figura chave para o crescimento e aumento dos lucros de uma empresa.

Mas como você pode se aproveitar deste momento e tornar-se um coordenador de projeto disputado pelo mercado? Abaixo, em quatro dicas, iremos indicar o caminho para você buscar a excelência na área. Confira.

Seja comprometido com resultados

O que mais se espera de um coordenador de projetos é que ele seja comprometido com os resultados. Não apenas os resultados da empresa, mas principalmente pelas metas e objetivos estabelecidos pelo seu grupo de trabalho.

Isso significa que é fundamental que você desenvolva habilidades capazes de manter seu time motivado. Mais do que isso, é preciso que um ótimo coordenador de projetos saiba que mesmo errando ele é o responsável pela busca dos resultados. Ou seja, ter a humildade de reconhecer seus erros e trabalhar para compensá-los.

Aprenda a ouvir seu time

Colher feedback do seu time sobre o andamento do projeto ou até mesmo sobre a capacidade dele em alcançar os objetivos dos projetos é fundamental para todo ótimo coordenador de projeto. Do contrário, quando o coordenador impõe sua vontade, o time se dispersa e o projeto acaba atrasando ou nem saindo.

Aprender a ouvir muitas vezes é uma habilidade ganha com o tempo que poucas aulas ou livros conseguem ensinar. É uma característica presente em coordenadores mais experientes, mas que pode ser desenvolvida com um pouco de paciência e boa vontade.

Não tenha medo de cometer erros

Ainda que cometer erros seja algo que amedronta qualquer coordenador de projeto, principalmente pela pressão por resultados, eles acabam acontecendo de uma forma ou outra. Mesmo erros graves podem servir de aprendizado para a alteração de estratégias ou na busca por correções futuras.

Evite tornar um erro em algo fatal. E passe essa mesma impressão para o seu time. Uma equipe não tão preocupada com as punições que erros podem trazer estão mais propensos a inovar, mesmo em pequenos projetos.

Mantenha-se atualizado

O mundo dos negócios – e dos projetos em si – está em constante evolução e aperfeiçoamento. Todos os anos uma nova metodologia de gestão substitui a antiga em busca de melhores resultados. Dessa forma, mantenha-se atualizado e disposto a aprender. Lembre-se que mesmo um coordenador de projeto não é obrigado a saber tudo sobre coordenação. Aprenda também com o seu time, as experiências deles podem somar ao projeto e à sua própria carreira.

O mercado de trabalho atual é mais predativo do que há alguns anos. Os profissionais estão cada vez melhores preparados e os resultados precisam aparecer. Nossas dicas devem apontar um caminho para você se tornar um ótimo coordenador de projetos, mas pode haver outras dicas ainda melhores. Se você conhece alguma aproveite os comentários abaixo para complementar nossa lista.

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.