6 dicas de organização para não perder prazos importantes

6 dicas de organização para não perder prazos importantes

Escrito por Roberto Gil Espinha

21 Jul 2014

4 min de leitura

O dia a dia de uma empresa é intenso e em meio às inúmeras responsabilidades e compromissos, os profissionais podem descumprir horários e datas. A boa notícia é que com uma boa dose de organização, é possível combater as distrações, evitar a procrastinação e, consequentemente, aumentar a produtividade da equipe. Quer saber como organizar a sua rotina, simplificar seu expediente e garantir o cumprimento de prazos importantes? Então confira as nossas dicas!

Mantenha sua área de trabalho arrumada

Parece uma medida simplista demais, mas ela faz toda diferença no seu rendimento diário. Quando a sua área de trabalho está limpa e organizada, seu dia se torna mais produtivo, os objetos são encontrados com facilidade e você tem um maior prazer em executar as tarefas. Para manter tudo sob controle no seu expediente, o ponto de partida é justamente esse! Sendo assim, evite as pilhas de papéis, os post-its colados na mesa, a desordem das pastas do computador e as gavetas superlotadas. O ideal é categorizar os materiais de escritório, etiquetar as pastas e não acumular sujeira no ambiente. Querendo ou não, essa estratégia te ajudará a cumprir prazos.

Resolva as pendências

Um grande impeditivo para o cumprimento de datas é o descontrole das pendências. Por vezes, elas ficam misturadas com coisas já resolvidas e isso te impossibilita de ter uma visão geral do trabalho. Um e-mail que foi lido e não foi respondido, um documento que precisa ser assinado e está escondido no gaveteiro, um feedback a ser dado que é sempre deixado para depois. Não importa qual seja a pendência, o importante é que você a conheça e resolva. Não empurre com a barriga!

Anote seus compromissos

Como você conseguirá obedecer os prazos se os seus compromissos não estiverem anotados? Tenha o habito de anotar os compromissos na agenda e isso facilitará bastante na organização da sua rotina de trabalho. Pode ser uma agenda online, uma agenda eletrônica ou mesmo uma agenda tradicional. Só não vale contar apenas com a memória!

Estabeleça prioridades

Outra dica bacana é fazer um check-list com as atribuições diárias, estabelecendo uma ordem de prioridade para o cumprimento das atividades. No topo da lista devem constar não as tarefas mais fáceis ou mais difíceis de executar, mas sim as tarefas mais importantes. À medida que as atribuições forem realizadas, elas devem ser eliminadas da lista.

Evite as distrações

Tome bastante cuidado para não perder o foco ao longo do desenvolvimento do trabalho. Essa é uma das principais causas de atrasos na entrega de serviços. Uma conversa fora de hora ou um simples acesso às redes sociais pode colocar o prazo inicial a perder. Outra medida básica de organização, é saber separar a vida pessoal da profissional. Isso ajuda a manter o foco no que é prioridade no momento!

Gerencie as tarefas e projetos

A melhor forma de ser fiel aos prazos assumidos é gerenciar as tarefas e projetos. As coisas não devem correr soltas e tudo deve ser acompanhado de perto pelo gestor. Nesse caso, vale a pena usar um bom gerenciador, que ajude diretamente na gestão de riscos, monitoramento de prazos, delegação de tarefas, produção de relatórios, gestão de pendências, compartilhamento de informações, personalização de listagens e assim por diante.

E aí, essas estratégias já fazem parte da sua rotina? Você usa alguma delas para otimizar o tempo, organizar seu expediente e garantir o cumprimento de prazos? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco através dos comentários. Até a próxima e continue de olho no nosso blog.

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.