O papel do ponto online na gestão remota de equipes

O papel do ponto online na gestão remota de equipes

Escrito por Roberto Gil Espinha

28 Jul 2023

6 min de leitura

Imagem-destaque-ponto-online

Gerenciar o trabalho do time na era remota tem sido um desafio para você?

Com a flexibilidade e as vantagens que o modelo remoto oferece, essa opção passou a ser prioridade para muitas empresas. Mas, assim como todo bônus tem seu ônus, controlar as horas e o esforço dedicado às tarefas se tornou um pouco mais complicado.  

Nesse contexto, o uso de tecnologias, como o ponto online, se torna cada vez mais  fundamental.

Através dessa tecnologia inovadora, é possível não apenas monitorar o tempo de trabalho dos colaboradores remotos, mas também promover a transparência, garantir a conformidade legal e otimizar a produtividade da equipe.

No artigo de hoje, exploraremos em detalhes como essa tecnologia desempenha um papel crucial na gestão eficiente das equipes remotas.

Você não vai perder esse super conteúdo, não é mesmo? 

Então, fica aqui com a gente e veja como implementar na sua empresa!

 

Os desafios da gestão de ponto das equipes remotas

Não é segredo que, com equipes trabalhando remotamente, é mais difícil monitorar e controlar efetivamente a jornada de trabalho dos colaboradores

Seja pela diversidade de fusos horários, horários flexíveis ou interrupções no trabalho, há uma maior dificuldade na definição precisa dos horários trabalhados.

Também existe a questão de que sem a supervisão presencial, muitos times podem se tornar mais improdutivos, postergando atividades que deveriam ser realizadas de imediato. Na área de gestão de projetos, por exemplo, cada segundo desperdiçado pode representar um atraso significativo no resultado final.  

Ou seja, essa falta de visibilidade direta é um grande desafio, tanto com relação ao desempenho dos colaboradores quanto ao cumprimento das entregas.

Mas, a boa notícia é que, mesmo à distância, com as ferramentas certas é possível ter um controle detalhado das horas trabalhadas e acompanhar o desempenho da equipe!

Veja algumas opções para isso:

 

Tipos de sistemas de controle de ponto online para equipes remotas

Diante das limitações geográficas, passaram a ser desenvolvidos diversos sistemas de controle de ponto online projetados especificamente para equipes remotas. 

Essas soluções fornecem recursos e funcionalidades que facilitam a gestão do tempo de trabalho e a conformidade com as regulamentações trabalhistas. 

Veja aqui alguns dos mais utilizados pelas empresas:

 

Planilhas  

Todo mundo já usou, pelo menos uma vez na vida, uma planilha. Esse é o modo mais universal para gerenciar informações e ter controle sobre algo.  

Quando pensamos no ponto online, essa é uma maneira simples para os colaboradores realizarem o apontamento de horas, pois basta preencher os espaços da planilha. Assim, essa é uma ótima opção para começar porque, muitas vezes, a equipe já está familiarizada com o formato Excel e tem menos resistências para utilizar.  

Se você quiser experimentar na prática, nós temos um modelo de timesheet Excel já estruturado para você. Basta baixá-lo e começar a controlar as horas do seu projeto!  

 

 

Ferramentas de gerenciamento de tarefas

Outra forma de fazer o controle de horas trabalhadas é por meio dos sistemas de gestão de tarefas. Esta é uma ferramenta mais avançada, que permite  registrar o tempo gasto em cada atividade e fornece uma visão mais detalhada de como o tempo está sendo utilizado.

Com isso, os gestores conseguem ter uma melhor percepção da rotina da equipe, identificar gargalos mais facilmente e criar estimativas futuras mais precisas.

|Leia também: 7 Benefícios de implementar um software de gerenciamento de atividades

 

Sistemas baseados em nuvem

Existem também os sistemas baseados em nuvem que permitem que os colaboradores registrem seus horários de trabalho de qualquer lugar!

Normalmente esses sistemas são bastante intuitivos, possuindo recursos como aprovação de registros, geração de relatórios e integração com folha de pagamento. Para isso, basta possuir um dispositivo que tenha acesso à internet para que o colaborador faça o seu login.

Além disso, esses sistemas geralmente possuem recursos como geolocalização, no qual é possível verificar a localização do colaborador no momento do registro e incluir assinaturas digitais para autenticidade.

 

Dentro do leque de soluções baseadas em nuvem, uma das mais interessantes é o controle de ponto online. Essa ferramenta desempenha um papel fundamental na gestão eficiente e justa do trabalho em equipes remotas. 

Por meio dele, é possível fazer o registro preciso e transparente dos horários, evitar erros ou discrepâncias na contabilização das horas trabalhadas e garantir que os colaboradores sejam devidamente remunerados.

Além disso, com o controle de ponto online é possível registrar de forma precisa e confiável as horas trabalhadas, facilitando o cálculo e a gestão dos direitos trabalhistas dos colaboradores, como horas extras, folgas e licenças.

Agora que você viu quais são as principais ferramentas para controlar o ponto das equipes remotas, confira algumas dicas para implementá-las!

Como implementar o controle de ponto online na minha equipe remota?

Curtiu a ideia de ter essa tecnologia operando na sua equipe remota? Então saiba que a implementação pode ser mais simples do que você imagina!

Veja só alguns passos que você pode seguir:

 

Escolha uma plataforma confiável e segura

Antes de mais nada, é importante que você pesquise e selecione um sistema confiável que atenda às necessidades da sua equipe remota. 

Além disso, se certifique de que a plataforma tenha recursos de segurança para garantir a integridade dos registros de ponto. Isso pode incluir autenticação de dois fatores, reconhecimento facial, uso de senhas seguras ou autenticação biométrica.

 

Verifique se ela possui os recursos adequados

Nesse momento, é preciso verificar se a plataforma possui recursos adequados, como registros precisos de horários, relatórios personalizáveis e integração com outros sistemas que você já utiliza.

Também é importante escolher sistemas que ofereçam opções flexíveis para que os colaboradores registrem seus horários de trabalho. Isso pode incluir aplicativos móveis, plataformas de comunicação ou qualquer outra solução que possibilite o registro remoto.

 

Treine os seus colaboradores

É importante fornecer ao seu time remoto o treinamento adequado sobre o uso do sistema de controle de ponto online.

Todos eles devem compreender sobre como usar a plataforma corretamente e quais são as formas de solucionar problemas básicos. 

Além disso, ofereça suporte contínuo para ajudar a equipe com dificuldades que possam surgir no dia a dia.

E aí, você gostou desse conteúdo? Controlar as horas trabalhadas pela equipe é um dos passos essenciais para ter entregas com qualidade. Mas, esse é apenas um dos pontos importantes quando falamos no gerenciamento de equipes.  

Quer descobrir como ter uma gestão eficaz do seu time? Confira nosso e-book completo sobre gestão de equipes! Nele você vai descobrir tudo o que precisa para maximizar a produtividade e alcançar a alta performance.

Baixe gratuitamente!  

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.