8 métodos que te auxiliarão no ganho de produtividade

Tudo que se espera de um expediente de trabalho é que ele seja produtivo! Não é à toa que várias empresas investem tempo, dinheiro e esforços no intuito de fazer com que seus profissionais rendam mais. Mal sabem elas que existem métodos simples, econômicos e eficientes que podem contribuir bastante para o ganho de produtividade. Quer conhecê-los? Então continue lendo o nosso artigo!

Planeje

Para começo de conversa, o planejamento é fundamental para aumentar a produtividade. Na rotina profissional, não há como deixar a vida te levar! O ideal é saber tudo que deve ser feito durante o dia, pois isso permite que você elabore estratégias para realizar suas atribuições dentro do prazo certo.

Monte um check-list

Você deve criar uma lista com as atividades que precisam ser realizadas. À medida que as tarefas forem cumpridas, elas devem ser eliminadas do check-list. Essa estratégia ajuda a manter o foco e a organização! Vale destacar que as atividades devem ser listadas por ordem de prioridade, ou seja, as mais urgentes precisam aparecer no topo da lista!

Organize seu ambiente de trabalho

Bagunça definitivamente não tem nada a ver com produtividade, justamente por isso você deve organizar a sua área de trabalho (física e virtual). Evite deixar as pilhas de pendências acumuladas, arrume suas gavetas, organize as pastas do computador, mantenha a mesa limpa, categorize os materiais de escritório e separe as pendências. Esse método fará o seu dia render, além de tornar o expediente mais leve e prazeroso.

Evite distrações

Se você quer ser um profissional produtivo, tome bastante cuidado com as distrações tecnológicas. Nada de gastar tempo com joguinhos durante o horário de trabalho! As redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter também podem comprometer um tempo precioso do seu dia, além de colocar o seu emprego em risco. Deixe para acompanhar as novidades da rede quando você chegar em casa!

Tome cuidado com o e-mail

Segundo especialistas, o e-mail pode se transformar em um grande vilão da produtividade se você passar a checá-lo muitas vezes por dia. A boa notícia é que nem tudo está perdido! Para que o e-mail seja um aliado no seu dia a dia profissional, o ideal é estipular um horário para conferir a caixa de entrada, limpar os SPAMS, colocar as mensagens em pastas específicas e principalmente, sempre adotar uma ação imediata ao ler a mensagem: responder, excluir ou arquivar.

Divida grandes tarefas em pequenas ações

Uma boa maneira de cumprir os seus compromissos é quebrar tarefas grandes, transformando-as em pequenas metas e ações. Por exemplo, se você tiver que organizar um evento, divida essa missão entre as etapas de planejamento, contato com fornecedores, reserva de espaço, divulgação, assinatura de contratos e assim por diante. Lembre-se que não dá para abraçar o mundo e resolver tudo de uma vez só!

Recarregue as energias

Cansado você não vai conseguir produzir bem! É fundamental que você tenha espaços livres na agenda, faça pausas durante o dia, durma por pelo menos 8 horas, alimente-se de forma equilibrada e aproveite suas folgas para se desligar completamente do trabalho. Assim você volta cheio de foco e energia, disposto a produzir mais e melhor.

Use ferramentas tecnológicas

A tecnologia pode (e deve) ser usada para melhorar a produtividade! Nesse sentido, ferramentas como agendas eletrônicas, apps para organizar os compromissos, gerenciadores de tarefa e softwares específicos para gerir projetos podem ajudar bastante.

E aí, você gostou dessas metodologias? Quais delas você já utiliza para aumentar a produtividade? Compartilhe suas opiniões conosco através dos comentários.

Elimine a ociosidade incentivando a equipe com Gamification

Webinar com dicas para engajar a equipe e mante-la focada nos resultados esperados com Gamification

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

O conceito de Gamification e por que 40% das 1000 empresas mais bem-sucedidas do mundo usam essa estratégia. Exploraremos algumas estratégias e como aplica-las no dia-a-dia da sua empresa e também cases de marcas que estão fazendo história!