A comunicação na equipe do projeto

comunicação no gerenciamento de projetosEm todos os projetos existem as reuniões de nivelamento das informações, normalmente elas acontecem com bastante frequência. Nessas reuniões as equipes estão reunidas e aptas para discutir assuntos relevantes ao projeto. A questão é, será que a comunicação está adequada e conseguirá absorver o melhor de cada membro da equipe?

Em 1930, Freud no texto “O Mal estar da civilização” escreveu que o relacionamento com os outros homens é a principal ameaça e fonte de sofrimento a qual estamos sujeitos.

Devemos lembrar que cada membro da equipe é único, com critérios e hábitos diferentes. Os lideres devem minimizar as diferenças e não só se preocuparem com o cumprimento das tarefas, pois dessa forma certamente haverá problemas de motivação ou até sabotagens.

Foi realizado um relatório de benchmarking por uma iniciativa conjunta dos chapters brasileiros do PMI® que apontaram a comunicação como sendo o problema que ocorre com mais frequência no gerenciamento dos projetos nas organizações.

Com equipes multidisciplinares o trabalho torna ainda mais complicado e desafiador, pois a união de pessoas de diversas áreas e setores da empresa pode ocasionar uma crise gerada pela mudança e pela transformação no método de trabalho que era feito de uma forma e agora será feito de outra.

Robert Cialdini professor regente de psicologia na Universidade Estadual do Arizona e presidente do Influence at Work em sua palestra no Fórum Mundial de Negociação em 2006 afirmou: “A tarefa da persuasão, do convencimento, é fazer gostar das pessoas em primeiro lugar”.

Em sua apresentação Robert Cialdini elencou 6 princípios da influência e disse ainda: “São princípios tão básicos da natureza humana, tão centrais da era moderna, que você poderá usá-lo em todos os momentos de sua vida, no trabalho, na família e até mesmo com seus filhos”.

• Reciprocidade – Saiba retribuir um favor;

• Escassez – As pessoas querem aquilo que não tem;

• Autoridade – O líder deve passar confiança;

• Consistência – Ser consistente é tornar-se uma referência para o grupo;

• Consenso – Se você acha que pode ou que não pode, em ambos os casos você está certo;

• Afinidade – As pessoas gostam de quem são parecidas com elas;

Os gerentes de projetos precisam saber conviver com as diferenças e limitações dos membros de sua equipe, demonstrando respeito aos seus colaboradores, estimulando um clima coletivo e de bom humor. Lembre-se, um ambiente de trabalho saudável é essencial para chegar lá.

Fonte: http://www.administradores.com.br/