A condução das dinâmicas de grupo em projetos

A condução das dinâmicas de grupo em projetos

Escrito por Roberto Gil Espinha

06 dez 2011

2 min de leitura

No trabalho em equipe existem diversos fatores que estão presentes no gerenciamento de projetos dentro das organizações como: complementação de conhecimentos, vivência de cada profissional ou sinergia gerada na interação social. Uma prova da valorização pessoal é que algumas pessoas preferem ir ao escritório para realizar seu trabalho do que trabalhar em casa, mesmo com os benefícios que o Home Office proporciona, essa prática acaba isolando mais os profissionais do convívio com o grupo.

O trabalho em equipe no contexto organizacional é conduzido por técnicas como: brainstorming, dinâmicas, workshops, oficinas, entre outras, para obtenção de novas ideias.

Existem diversas técnicas para promover essas dinâmicas e alcançar os objetivos esperados. Antes de aplicá-las, existem dois pontos cruciais que devem ser levados em consideração:

Planejamento

É a estratégia onde são definidos os objetivos a serem atingidos nos projetos e as tarefas que serão propostas à equipe.

Preparação

É a materialização do plano de projeto elaborado, onde verificam os materiais que são necessários, a estruturação das etapas, estimativa de tempo, entre outros.

Porém antes de executar uma dinâmica de grupo é necessário seguir quatro passos repassados pelo facilitador:

  1. Explicar ao grupo o objetivo e as técnicas que serão utilizadas;
  2. Explicar a simbologia que será usada;
  3. Exemplificar com algo simples para garantir o entendimento geral;
  4. Explicar o papel do facilitador na dinâmica.

O facilitador é responsável pela dinâmica, onde ele precisa evitar que os participantes tenham duvidas sobre as tarefas que serão feitas nela, demonstrar confiança, segurança ao que está propondo ao grupo e ser imparcial com todos.

O sucesso da dinâmica tem como principal característica o planejamento e a preparação, como em um projeto, por isso é necessário dedicar um tempo a mais para esses requisitos, com o objetivo de facilitar a vida do facilitador na execução das dinâmicas.

Como no gerenciamento de projetos as dinâmicas precisam ser bem planejadas para que seus participantes se comprometam com suas responsabilidades, encontrem alternativas para as resoluções dos problemas proporcionando assim um crescimento profissional. Lembre-se que nas dinâmicas de grupo não existe um vencedor, pois quem ganha é o projeto.


Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.