dinâmicas de grupo

No trabalho em equipe existem diversos fatores que estão presentes no gerenciamento de projetos dentro das organizações como: complementação de conhecimentos, vivência de cada profissional ou sinergia gerada na interação social. Uma prova da valorização pessoal é que algumas pessoas preferem ir ao escritório para realizar seu trabalho do que trabalhar em casa, mesmo com os benefícios que o Home Office proporciona, essa prática acaba isolando mais os profissionais do convívio com o grupo.

O trabalho em equipe no contexto organizacional é conduzido por técnicas como: brainstorming, dinâmicas, workshops, oficinas, entre outras, para obtenção de novas ideias.

Existem diversas técnicas para promover essas dinâmicas e alcançar os objetivos esperados. Antes de aplicá-las, existem dois pontos cruciais que devem ser levados em consideração:

Planejamento

É a estratégia onde são definidos os objetivos a serem atingidos nos projetos e as tarefas que serão propostas à equipe.

Preparação

É a materialização do plano de projeto elaborado, onde verificam os materiais que são necessários, a estruturação das etapas, estimativa de tempo, entre outros.

Porém antes de executar uma dinâmica de grupo é necessário seguir quatro passos repassados pelo facilitador:

  1. Explicar ao grupo o objetivo e as técnicas que serão utilizadas;
  2. Explicar a simbologia que será usada;
  3. Exemplificar com algo simples para garantir o entendimento geral;
  4. Explicar o papel do facilitador na dinâmica.

O facilitador é responsável pela dinâmica, onde ele precisa evitar que os participantes tenham duvidas sobre as tarefas que serão feitas nela, demonstrar confiança, segurança ao que está propondo ao grupo e ser imparcial com todos.

O sucesso da dinâmica tem como principal característica o planejamento e a preparação, como em um projeto, por isso é necessário dedicar um tempo a mais para esses requisitos, com o objetivo de facilitar a vida do facilitador na execução das dinâmicas.

Como no gerenciamento de projetos as dinâmicas precisam ser bem planejadas para que seus participantes se comprometam com suas responsabilidades, encontrem alternativas para as resoluções dos problemas proporcionando assim um crescimento profissional. Lembre-se que nas dinâmicas de grupo não existe um vencedor, pois quem ganha é o projeto.

A importância da Gestão de Projetos

Você sabe o quanto a Gestão de Projetos pode ajudar a melhorar os resultados da empresa?

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Neste nosso webinar, vamos explorar a importância de organizar seus projetos para que você atinja melhores resultados.