Apontamento de horas: aprenda a fazer e seus benefícios

Apontamento de horas: aprenda a fazer e seus benefícios

Escrito por Roberto Gil Espinha

26 jun 2023

7 min de leitura

Publicado em 26/06/2023

Em um mundo repleto de tarefas, projetos e compromissos, dominar a arte de gerenciar o tempo é fundamental para conseguir equilibrar todas as responsabilidades e realizá-las com sucesso.

O tempo é um recurso valioso, que, quando usado de forma estratégica, nos ajuda a alcançar nossos objetivos, maximizar a produtividade e organizar o dia a dia.

Nesse contexto, o apontamento de horas surge como uma das estratégias mais eficazes para ter o tempo a seu favor. Quer descobrir por quê? Nesse texto você vai aprender:

  • O que é apontamento de horas?
  • Quais as vantagens do apontamento de horas?
  • Como funciona o apontamento de horas?
  • Como fazer o apontamento de horas na prática?
  • Qual o melhor software para apontamento de horas?

O que é apontamento de horas?

O apontamento de horas é uma ferramenta que registra o tempo gasto nos projetos. Esse registro pode ser feito por tarefa, tipo de atividade, responsável ou qualquer outro parâmetro que se deseje monitorar.

apontamento-de-horas-lista

O objetivo de utilizá-lo nos projetos é alcançar uma gestão mais transparente e eficaz, porque ele fornece uma visão clara de como o tempo é utilizado nas demandas. Assim, é possível ter informações mais reais e tomar decisões baseadas em dados.

Com isso, ele traz inúmeras vantagens para os gestores. Veja só:

Quais as vantagens do apontamento de horas?

O apontamento de horas é uma ferramenta que proporciona uma gestão mais estratégica, porque ela torna mais fácil:

Mensurar o esforço do trabalho

O apontamento de horas permite visualizar o tempo exato que é gasto em cada atividade. Isso ajuda a identificar onde o tempo está sendo consumido e qual esforço as tarefas exigem da equipe.

Com essa informação, os gestores conseguem compreender quando os recursos estarão disponíveis, priorizar as tarefas e manter o projeto dentro do cronograma.

Compreensão realista dos custos

Ao mensurar o tempo investido em cada tarefa, o gestor entende qual o valor necessário para executar cada etapa do projeto. Assim, é possível analisar o histórico dos projetos e criar orçamentos mais coerentes, com custos desnecessários reduzidos.

Além disso, para profissionais autônomos ou empresas que cobram por hora, o apontamento de horas é essencial para precificar os serviços corretamente.

Melhorar o planejamento do tempo

Com o apontamento de horas é possível fazer estimativas mais realistas, tanto sobre a duração de futuros projetos, quanto ao orçamento e recursos necessários. Além disso, analisar os dados das horas gastas pode ser útil para identificar oportunidades de automação ou melhoria de processos.

Acompanhar a produtividade

O apontamento de horas oferece uma visão clara da produtividade individual e coletiva. Dessa forma, é possível identificar se há sobrecarga na equipe ou gargalos e ajustar as responsabilidades de forma mais adequada, que otimize as ações e melhore o tempo das entregas.

 

Como funciona o apontamento de horas?

O apontamento de horas se resume a anotar o início e o término de cada atividade realizada.  Mas, para que ele realmente permita um acompanhamento detalhado, é interessante seguir 3 passos:

1. Registro das horas

Os colaboradores registram o tempo dedicado a cada atividade realizada. Isso pode ser feito manualmente, com o auxílio de planilhas ou softwares específicos.

2. Categorização e organização dos registros

O tempo registrado é categorizado de acordo com critérios relevantes para a empresa, como por projetos, tarefas específicas, clientes ou tipos de atividades.

3. Análise e relatórios

Com os registros de tempo organizados, é possível acompanhar o progresso do trabalho, analisar o desempenho e gerar relatórios completos. Aqui, o gestor constrói uma base de dados concreta para identificar áreas de melhoria e tomar decisões mais coerentes.

Quer aprofundar seu conhecimento e entender melhor como essa ferramenta funciona? Assista ao nosso webinar:

Como fazer o apontamento de horas na prática?

O apontamento de horas pode ser feito de diversas maneiras, até mesmo em um pedaço de papel. Mas, atualmente, as formas mais utilizadas são as planilhas e de softwares inteligentes, porque eles trazem mais rapidez ao preencher e fornecem recursos adicionais que auxiliam a análise.

Planilhas

Um dos meios mais utilizados para realizar o apontamento de horas são as planilhas de horas trabalhadas, feitas no Microsoft Excel ou Google Sheets.

Nesse método, cada colaborador registra manualmente o início e o término de suas atividades em uma planilha compartilhada. Essa pode ser uma forma bastante eficaz se sua equipe já utiliza e está familiarizada com essas plataformas.

Se quiser fazer o teste na prática, nós temos um modelo de timesheet Excel já estruturado para você. Baixe gratuitamente e comece a controlar as horas do seu projeto!

Embora as planilhas sejam uma opção acessível, elas requerem um maior esforço manual e têm algumas limitações quanto à automação e à análise de dados. Por isso, os softwares acabam ganhando destaque quando o assunto é o controle dos projetos.

Softwares

Os softwares para apontamento de horas geralmente possuem interfaces intuitivas e permitem que os colaboradores registrem suas horas de forma mais rápida e fácil.

Ao apontar horas em determinada atividade, o sistema atualiza automaticamente as horas totais do projeto e do colaborador que a realizou. Assim, o gestor consegue ter um controle maior das horas sem gastar tanto tempo, sabendo:

  • Quantas horas o colaborador gastou no mês;
  • Quantas horas o colaborador gastou em cada atividade;
  • Quantas horas foram gastas pelo time em determinada atividade;
  • Quantas horas o colaborador gastou em cada projeto;
  • Quantas horas foram gastas pelo time em determinado projeto;
  • Comparar o total de horas estimadas com o esforço real.

Como esta é a maneira mais prática e eficaz para apontar horas, trouxemos mais algumas dicas sobre os softwares, que vão te ajudar caso você realmente considere utilizar o apontamento de horas. Confira!

 

Qual é o melhor software para apontamento de horas?

A escolha do melhor software para apontamento de horas depende das necessidades específicas de cada empresa ou usuário. Existem várias opções disponíveis no mercado, como: Toggl, Harvest e Clockfy.

Mas, nossa dica é que você pesquise por sistemas mais robustos: os softwares de gestão de projeto!

Ao utilizar um software de gestão de projetos, é possível desfrutar de uma série de benefícios além do apontamento de horas. Esses sistemas oferecem recursos avançados, como a geração automática de relatórios e dashboards de acompanhamento, que centralizam as informações e facilitam a análise.

Assim, com eles, você consegue ter uma visão integrada dos projetos, gerenciando equipes, prazos, recursos, atividades, esforço e muito mais.

|Leia também: como escolher o melhor software de gestão de projetos para minha empresa?

Ficou interessado? O artia é um desses sistemas, que proporciona gerenciar os projetos de forma completa em um único lugar. Saiba mais sobre o artia:

 

Conheça o artia: a ferramenta completa com apontamento de horas

O artia é uma solução completa de gerenciamento de projetos. Com uma interface amigável e recursos intuitivos, o registro de horas se torna uma tarefa rápida para toda o time.

Seja para pequenas equipes ou grandes empresas, o artia é uma ferramenta poderosa de gestão de projetos, porque conta com diversas funcionalidades para impulsionar a produtividade da equipe e melhorar os resultados.

Uma dessas funcionalidades é o apontamento de horas. No artia, além do registro do tempo gasto, há a opção de “play-pause”, que permite apontar as horas em tempo real, trazendo muito mais facilidade e rapidez para o uso.

apontamento-de-horas-lista-play

Além disso, o artia é uma solução totalmente nacional, o que traz um suporte mais acessível e recursos em português.

Que tal experimentar o artia na prática?

Faça um teste grátis no artia agora mesmo e descubra como ele pode te ajudar alcançar resultados mais eficientes e bem-sucedidos!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.