Chega de procrastinar! Siga essas dicas para se tornar mais objetivo e menos distraído

Chega de procrastinar! Siga essas dicas para se tornar mais objetivo e menos distraído

Escrito por Roberto Gil Espinha

03 jun 2014

4 min de leitura

Procrastinação: palavra esquisita que dá nome àquele ciclo de coisas que a gente faz pra adiar o que realmente deve ser feito. Todo mundo já conviveu com ela, mas pra alguns, se focar e ser objetivo é bem mais difícil do que para outros. Como fazer para vencer esse problema?

Veja 5 dicas para ser mais objetivo, aumentar o foco e acabar com a procrastinação!

Divida o tempo e as tarefas

Você tem a sensação de que quando o prazo é curto a procrastinação é muito menor? O motivo é claro: a grande quantidade de tempo para realizar uma atividade encoraja a lentidão e o adiamento. Quando o prazo está logo ali na frente, não há espaço para enrolação, você tem que trabalhar!

Por isso, um truque bem eficiente é dividir o seu tempo e suas tarefas. Em vez de assumir, por exemplo, uma tarefa grande com o prazo de um mês, divida a tarefa em várias partes e, consequentemente, o prazo de entrega. Isto criará um senso maior de urgência, que reduzirá a procrastinação.

Busque parcerias

A falta de objetividade e foco é um problema de várias pessoas, por isso pode ser interessante buscar um parceiro. Nem todas as atividades podem ser feitas em conjunto, mas com a ajuda de outra pessoa pode ser bem mais fácil vencer as distrações.

Mas cuidado: se você encontrar um parceiro que também tenha pouco foco e se distraia muito, a chance de perder a concentração é ainda maior. Busque apenas aqueles que realmente estejam dispostos a vencer a procrastinação.

Faça coisas que ame

É muito mais fácil fazer as coisas que você realmente gosta de fazer. O trabalho chato, monótono, existe em qualquer profissão, mas quando você está numa área que realmente ama, mesmo as coisas mais desagradáveis ficam amenas. Você não precisa largar o emprego e mudar de área. Passe a ver, dentro das coisas que já faz, quais você mais gosta e descubra os prazeres das atividades do dia a dia.

Não tente ser perfeito

Muitas vezes adiamos começar a realizar alguma coisa simplesmente por medo e um dos principais motivos para isso acontecer é o perfeccionismo. A perfeição é paralisadora porque ela não é possível de ser alcançada. Sabotamos o nosso próprio trabalho, procrastinando, porque não queremos ser avaliados por um critério muito rigoroso (no caso, o nosso próprio critério!).

Seu objetivo deve ser sempre realizar um trabalho de qualidade, mas apague a ideia de perfeição. Faça e, caso não fique bom, faça novamente. É apenas assim que você poderá se tornar melhor em qualquer atividade: fazendo, errando, fazendo novamente, aperfeiçoando seus processos. Sim, pessoas julgarão o seu trabalho, mas ao menos você terá algo para ser julgado. Ao ficar preso na ideia de perfeição, você acaba não fazendo nada e fica estagnado, sem realizar seus objetivos.

Elimine as distrações

Outro fator muito importante é eliminar qualquer coisa que possa tirar o foco da sua atividade. Deixe o telefone celular no silencioso, não navegue na internet enquanto trabalha e desligue a TV. Desta maneira você consegue se focar unicamente no trabalho, evitando os ciclos de distração que são muito comuns entre os procrastinadores.

Ser focado e produtivo é difícil para todo mundo

Com estas 5 dicas ficará mais fácil manter o foco nas suas atividades, ser mais objetivo e deixar de procrastinar. Mas, caso não consiga vencer aquela vontade de adiar as coisas um dia ou outro, também não é motivo para desanimar. Saiba que todo mundo tem seus momentos de perda de foco, não existe ninguém que não se distraia e acabe adiando um pouquinho o trabalho.

E aí, gostou do post de hoje? Você também possui alguma dica para aumentar a concentração e o foco? Compartilhe conosco!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Comentários (3)

Seu e-mail não será publicado.