Como se tornar um grande líderSer um grande líder é uma capacidade que nasce com a pessoa? Certamente não, pois existem líderes de todos os sexos, idades e perfis diferentes. O que une todos os grandes líderes são alguns princípios que são fundamentais para que eles tenham o respeito e confiança dos seus colaboradores. E, o mais importante: estes princípios podem ser aprendidos por qualquer um.

Confira aqui quais são as principais características que você precisa ter para se tornar um grande líder.

Elimine as barreiras para o bom trabalho

O foco de um grande líder não deve ser se tornar a pessoa mais importante dentro do ambiente de trabalho, centralizando decisões e monopolizando o conhecimento. Na verdade, o objetivo de um bom líder é o oposto disso: fazer com que os processos de trabalho sejam tão orgânicos e eficientes, que os colaboradores praticamente não necessitarão de seu líder. Claro que este é um objetivo imaginário, praticamente impossível de ser alcançado, mas deve ser sempre o seu foco.

A principal função do líder deve ser eliminar as barreiras para que seus colaboradores realizem o melhor trabalho possível. Estas barreiras podem ser, por exemplo, a falta de um equipamento adequado, problemas de comunicação entre dois setores ou dificuldades de relacionamento com um cliente ou fornecedor. Ao eliminar o máximo de barreiras, o líder permite que os seus colaboradores realizem o trabalho no máximo do seu potencial.

Uma palavra: faça

O mundo está cheio de pessoas com ideias geniais e um belo discurso. Muito poucos, porém, são aqueles que realmente fazem e esta é uma característica que não pode faltar a você. Possuir carisma e um discurso inspirador pode ser um elemento adicional, mas de forma alguma é pré-requisito para um líder. Ele deve inspirar não apenas pelas palavras, mas pelas ações que toma no dia a dia.

Seja o líder que resolve os problemas dos seus colaboradores, implementa novas ideias e briga quando precisa brigar.

Esteja sempre aberto

Um grande líder tem que ter o pulso forte e, muitas vezes, tomar decisões que vão na direção contrária a do pensamento dos seus colaboradores. Isto não significa, porém, que você não deve ouvir muito e estar sempre aberto para as opiniões, ideias e explicações de seus funcionários.

Como dito em outro tópico, o líder não detém o monopólio do conhecimento. Ao se manter aberto e ouvir seus colaboradores, você aumenta muito a chance de resolver os problemas da empresa e implementar ideias inovadoras.

Nunca seja um líder de difícil acesso, sempre deixe aberto canais simples de comunicação, ouça com atenção e sempre tente dar alguma resposta para os seus colaboradores, mesmo que não seja imediata.

Assuma a responsabilidade

A capacidade de assumir a responsabilidade pelo trabalho realizado por seus colaboradores é uma das principais características de um grande líder. Você pode (e deve) permitir que seus funcionários tenham iniciativa, mas saiba que no fim das contas a responsabilidade pelo trabalho da equipe será sempre sua, especialmente no plano externo.

Internamente, você poderá cobrar seus colaboradores, identificando as responsabilidades por um eventual problema. Mas será você o responsável por responder aos clientes, fornecedores ou superiores quando algum trabalho da sua equipe não sair como esperado.

A construção de um grande líder

Qualquer pessoa pode se tornar um grande líder, desde que siga alguns princípios e se esforce diariamente para ganhar o respeito e confiança de seus colaboradores. Primeiramente, o grande líder não é aquele que toma todas as decisões, mas o que consegue eliminar as barreiras para que seus funcionários consigam realizar o melhor trabalho possível. Ele também deverá assumir a responsabilidade pelo trabalho desses colaboradores.

Além disso, um líder realmente inspirador é o que faz as coisas acontecerem, não aquele que tem um belo discurso mas realiza poucas coisas. Outra característica muito importante é a abertura para ouvir as ideias, soluções e explicações de seus colaboradores, além da capacidade de lhes dar respostas às suas demandas.

E aí, preparado para se tornar um grande líder?

Seja um líder eficiente com Gestão de Projetos

Dicas fundamentais para organizar os Projetos de sua Organização

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Neste nosso webinar, vamos explorar a importância de organizar seus projetos para que você atinja melhores resultados.