Como se tornar um grande líder

Como se tornar um grande líder

Escrito por Roberto Gil Espinha

20 maio 2014

4 min de leitura

Ser um grande líder é uma capacidade que nasce com a pessoa? Certamente não, pois existem líderes de todos os sexos, idades e perfis diferentes. O que une todos os grandes líderes são alguns princípios que são fundamentais para que eles tenham o respeito e confiança dos seus colaboradores. E, o mais importante: estes princípios podem ser aprendidos por qualquer um.

Principais características para se tornar um grande líder.

  • Elimine as barreiras para o bom trabalho
  • Uma palavra: faça
  • Esteja sempre aberto
  • Assuma a responsabilidade

Elimine as barreiras para o bom trabalho

O foco de um grande líder não deve ser se tornar a pessoa mais importante dentro do ambiente de trabalho, centralizando decisões e monopolizando o conhecimento. Na verdade, o objetivo de um bom líder é o oposto disso: fazer com que os processos de trabalho sejam tão orgânicos e eficientes, que os colaboradores praticamente não necessitarão de seu líder. Claro que este é um objetivo imaginário, praticamente impossível de ser alcançado, mas deve ser sempre o seu foco.

A principal função do líder deve ser eliminar as barreiras para que seus colaboradores realizem o melhor trabalho possível. Estas barreiras podem ser, por exemplo, a falta de um equipamento adequado, problemas de comunicação entre dois setores ou dificuldades de relacionamento com um cliente ou fornecedor. Ao eliminar o máximo de barreiras, o líder permite que os seus colaboradores realizem o trabalho no máximo do seu potencial.

Uma palavra: faça

O mundo está cheio de pessoas com ideias geniais e um belo discurso. Muito poucos, porém, são aqueles que realmente fazem e esta é uma característica que não pode faltar a você. Possuir carisma e um discurso inspirador pode ser um elemento adicional, mas de forma alguma é pré-requisito para um líder. Ele deve inspirar não apenas pelas palavras, mas pelas ações que toma no dia a dia.

Seja o líder que resolve os problemas dos seus colaboradores, implementa novas ideias e briga quando precisa brigar.

Esteja sempre aberto

Um grande líder tem que ter o pulso forte e, muitas vezes, tomar decisões que vão na direção contrária a do pensamento dos seus colaboradores. Isto não significa, porém, que você não deve ouvir muito e estar sempre aberto para as opiniões, ideias e explicações de seus funcionários.

Como dito em outro tópico, o líder não detém o monopólio do conhecimento. Ao se manter aberto e ouvir seus colaboradores, você aumenta muito a chance de resolver os problemas da empresa e implementar ideias inovadoras.

Nunca seja um líder de difícil acesso, sempre deixe aberto canais simples de comunicação, ouça com atenção e sempre tente dar alguma resposta para os seus colaboradores, mesmo que não seja imediata.

Assuma a responsabilidade

A capacidade de assumir a responsabilidade pelo trabalho realizado por seus colaboradores é uma das principais características de um grande líder. Você pode (e deve) permitir que seus funcionários tenham iniciativa, mas saiba que no fim das contas a responsabilidade pelo trabalho da equipe será sempre sua, especialmente no plano externo.

Internamente, você poderá cobrar seus colaboradores, identificando as responsabilidades por um eventual problema. Mas será você o responsável por responder aos clientes, fornecedores ou superiores quando algum trabalho da sua equipe não sair como esperado.

A construção de um grande líder

Qualquer pessoa pode se tornar um grande líder, desde que siga alguns princípios e se esforce diariamente para ganhar o respeito e confiança de seus colaboradores. Primeiramente, o grande líder não é aquele que toma todas as decisões, mas o que consegue eliminar as barreiras para que seus funcionários consigam realizar o melhor trabalho possível. Ele também deverá assumir a responsabilidade pelo trabalho desses colaboradores.

Além disso, um líder realmente inspirador é o que faz as coisas acontecerem, não aquele que tem um belo discurso mas realiza poucas coisas. Outra característica muito importante é a abertura para ouvir as ideias, soluções e explicações de seus colaboradores, além da capacidade de lhes dar respostas às suas demandas.

E aí, preparado para se tornar um grande líder?

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Comentários (4)

Seu e-mail não será publicado.