Orçamento do projeto: 6 dicas essenciais para economizar de verdade

Orçamento do projeto: 6 dicas essenciais para economizar de verdade

Escrito por Roberto Gil Espinha

10 set 2015

4 min de leitura

O orçamento do projeto é uma das balizas do gerente de projetos no momento de contratar recursos, adquirir tecnologias, desenvolver o cronograma, alinhar o escopo e dar o kickoff. Se mal dimensionado, o orçamento pode vir a se tornar um grande problema para a empresa, colocando em risco a viabilidade econômico-financeira do projeto e, consequentemente, todo o investimento realizado.

Entretanto, se você conhecer alguns truques para economizar no orçamento do projeto, fica bem mais fácil driblar os percalços e evitar qualquer tipo de situação que leve a dificuldades financeiras, por isso separamos essas 6 dicas para você. Aproveite-as com sabedoria!

Divida o escopo

É tentador ter um projeto complexo, cheio de recursos e funcionalidades, mas se isso puder vir a ser um problema para o orçamento, não hesite em dividir o escopo. Liste o que é essencial para o produto final e o que pode ser alocado em um novo projeto, de melhoria.

Por exemplo, se você está desenvolvendo um software de CRM para a empresa, quais são as funcionalidades básicas que essa solução precisa ter? Será que um layout bonito, cheio de botões, cores e animações é essencial ou a empresa precisa apenas de uma ferramenta funcional, que dê conta do armazenamento, análise de dados e emissão de relatórios?

Fique atento à gestão de custos

Os custos do projeto estão bem dimensionados? É possível trocar fornecedores para obter melhores preços? Os fornecedores estão dispostos a negociar prazos e condições de pagamento? Existem outras ferramentas e recursos que podem ser aproveitados dentro da empresa? Avalie as possibilidades e mantenha os custos do projeto bem controlados. O fluxo de caixa deve ser atualizado em tempo real para que nenhuma informação se perca.

Reúna uma equipe qualificada

Quanto mais qualificada for a equipe do projeto menos tempo e dinheiro você terá que investir em treinamento e supervisão. Da mesma forma, uma equipe experiente tem potencial de produtividade muito maior do que uma equipe novata, portanto, não se apegue tanto ao custo da equipe, mas sim à sua capacidade de execução.

Acelere o fluxo de comunicação

A informação, quando compartilhada com agilidade e da forma correta, permite que as pessoas tomem suas próprias decisões e acelerem o ritmo de trabalho. Uma equipe bem informada trabalha por si só, dispensa supervisão em tempo integral e é mais motivada, o que contribui para a produtividade e também para os resultados do projeto. Para saber mais sobre a importância da comunicação no gerenciamento de projetos, leia este post.

Mantenha o histórico de lições aprendidas

Saber o que deu certo e o que não deu em outros projetos pode poupar um tempo precioso na execução do seu projeto. Uma falha, um orçamento que foi extrapolado, os motivos de fracasso de um projeto, todas essas informações são insumos valiosos para que você tenha uma gestão mais eficaz e com isso reduza o orçamento do projeto em execução.

Tenha um software de gestão de projetos

Quanto mais informação você gerencia, mais complexo fica monitorar o orçamento do projeto e mantê-lo dentro do planejado. É por isso que o uso de um software de gestão de projetos é altamente recomendado, pois com uma ferramenta de qualidade você tem todos os dados do projeto reunidos num único local, podendo extrair relatórios gerenciais que ajudem a manter o controle financeiro e de recursos sem perda de tempo.

Você tem outras estratégias para economizar no orçamento do projeto? Deixe seu comentário! Se quiser continuar aprofundando seus conhecimentos sobre gerenciamento de projetos, acompanhe nosso blog e assine nosso feed de notícias!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.