fatores ambientais da empresa influenciam no projeto Quem trabalha com projetos sabe que são inúmeros os fatores que interferem nos resultados das atividades, desde a sua concepção até atingir os propósitos finais. E para que o objetivo seja alcançado da maneira mais adequada é necessário que todos os fatores sejam levados em conta. No post de hoje vamos focar nos fatores ambientais da empresa e qual a influência que estes podem ter no seu projeto. Vamos lá?

O que são os fatores ambientais

Para falar destes fatores, vamos primeiramente lembrar do que eles são constituídos. São fatores ambientais da empresa aqueles que envolvem o ambiente onde o projeto será trabalhado. Eles podem ser internos ou externos e abrigam tanto a empresa que executará o projeto quanto outras equipes que poderão estar envolvidas. Os fatores ambientais podem ser divididos em categorias diferentes conforme a organização de cada empresa, definimos alguns:

fatores ambientais da empresa influenciam no projeto mais comuns:

Estrutura e cultura organizacional

Estes fatores servem para verificar a cultura da empresa e quem serão os envolvidos nos projetos, bem como definir as relações de hierarquia dentro da execução das atividades.

Normas governamentais e de setor

Consulta de normas e padrões de qualidade, regulamentos de agências e legislações nacionais e regionais são alguns fatores a serem analisados de modo a prever riscos e ter a oportunidade de consertar problemas antecipadamente.

Infraestrutura existente

Este fator envolve a análise de toda a estrutura disponível para a execução das etapas do projeto como máquinas, instalações e equipamentos.

Recursos humanos

Aqui é preciso identificar todas as personalidades e suas diferentes habilidades dentro da equipe do projeto. Isso permite que sejam delegadas funções adequadas para cada tarefa.

Administração de pessoal

Observar disponibilidades de realização de tarefas, análise de desempenho e formação, aptidões e diferentes capacidades, bem como as formas de contratação e demissão de pessoas são os fatores ambientais relacionados à administração de pessoal

Autorização de trabalho

Apresentação das principais ferramentas para realização das tarefas, que podem ser em forma de cronogramas e pacotes de trabalho.

Condições do mercado

Para analisar este fator é preciso fazer uma pesquisa de todos os produtos que estão envolvidos dentro projeto, buscando verificar possíveis concorrentes e também a procura de parcerias e possíveis associações. Nesta etapa de pesquisa é fundamental focar nas novidades do mercado atual.

Tolerância a risco das partes

Estudo do setor para definir até que ponto será assumido o risco do projeto pelos seus interessados.

Banco de dados comerciais

São padrões de dados utilizados para estimar possíveis custos e informações de riscos do setor. Possibilita se ter uma prévia dos riscos e evitar custos maiores ou inesperados.

Sistema de informações de gerenciamento de projetos

Conhecimento das ferramentas que permitirão a elaboração de cronogramas, sistemas de coletas e distribuição de informações. Todos esses fatores podem ser considerados como condutores das diferentes etapas do trabalho, buscando evitar o insucesso dos processos através de análises preventivas e simulações.

Para a empresa adquirir experiência ao longo dos projetos, é fundamental que o gestor busque conhecer a fundo esses fatores, aprendendo com os primeiros erros e se qualificando para um melhor gerenciamento das futuras atividades.

E você, gestor, analisa quais destes fatores ambientais durante a execução de seus projetos? Ainda tem dúvida? Escreva para gente e continue de olho no blog!

O que é Gerenciamento de Projetos e como aplicar na sua empresa

Dicas fundamentais para organizar os Projetos de sua Organização

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Neste nosso webinar, vamos explorar a importância de organizar seus projetos para que você atinja melhores resultados.