Entenda como os fatores ambientais da empresa influenciam no projeto!

Entenda como os fatores ambientais da empresa influenciam no projeto!

Escrito por Roberto Gil Espinha

02 abr 2015

3 min de leitura

Quem trabalha com projetos sabe que são inúmeros os fatores que interferem nos resultados das atividades, desde a sua concepção até atingir os propósitos finais. E para que o objetivo seja alcançado da maneira mais adequada é necessário que todos os fatores sejam levados em conta.

No post de hoje vamos focar nos fatores ambientais da empresa e qual a influência que estes podem ter no seu projeto. Vamos lá?

O que são os fatores ambientais

Para falar destes fatores, vamos primeiramente lembrar do que eles são constituídos. São fatores ambientais da empresa aqueles que envolvem o ambiente onde o projeto será trabalhado. Eles podem ser internos ou externos e abrigam tanto a empresa que executará o projeto quanto outras equipes que poderão estar envolvidas. Os fatores ambientais podem ser divididos em categorias diferentes conforme a organização de cada empresa, definimos alguns:

Fatores ambientais da empresa influenciam no projeto mais comuns:

Estrutura e cultura organizacional

Estes fatores servem para verificar a cultura da empresa e quem serão os envolvidos nos projetos, bem como definir as relações de hierarquia dentro da execução das atividades.

Normas governamentais e de setor

Consulta de normas e padrões de qualidade, regulamentos de agências e legislações nacionais e regionais são alguns fatores a serem analisados de modo a prever riscos e ter a oportunidade de consertar problemas antecipadamente.

Infraestrutura existente

Este fator envolve a análise de toda a estrutura disponível para a execução das etapas do projeto como máquinas, instalações e equipamentos.

Recursos humanos

Aqui é preciso identificar todas as personalidades e suas diferentes habilidades dentro da equipe do projeto. Isso permite que sejam delegadas funções adequadas para cada tarefa.

Administração de pessoal

Observar disponibilidades de realização de tarefas, análise de desempenho e formação, aptidões e diferentes capacidades, bem como as formas de contratação e demissão de pessoas são os fatores ambientais relacionados à administração de pessoal.

Autorização de trabalho

Apresentação das principais ferramentas para realização das tarefas, que podem ser em forma de cronogramas e pacotes de trabalho.

Condições do mercado

Para analisar este fator é preciso fazer uma pesquisa de todos os produtos que estão envolvidos dentro projeto, buscando verificar possíveis concorrentes e também a procura de parcerias e possíveis associações. Nesta etapa de pesquisa é fundamental focar nas novidades do mercado atual.

Tolerância a risco das partes

Estudo do setor para definir até que ponto será assumido o risco do projeto pelos seus interessados.

Banco de dados comerciais

São padrões de dados utilizados para estimar possíveis custos e informações de riscos do setor. Possibilita se ter uma prévia dos riscos e evitar custos maiores ou inesperados.

Sistema de informações de gerenciamento de projetos

Conhecimento das ferramentas que permitirão a elaboração de cronogramas, sistemas de coletas e distribuição de informações.

Todos esses fatores podem ser considerados como condutores das diferentes etapas do trabalho, buscando evitar o insucesso dos processos através de análises preventivas e simulações. Para a empresa adquirir experiência ao longo dos projetos, é fundamental que o gestor busque conhecer a fundo esses fatores, aprendendo com os primeiros erros e se qualificando para um melhor gerenciamento das futuras atividades.

E você, gestor, analisa quais destes fatores ambientais durante a execução de seus projetos? Ainda tem dúvida? Escreva para gente e continue de olho no blog!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.