Cada um tem sua listinha de razões pelas quais os projetos falham. A maioria das pesquisas apontam motivos muito parecidos, sempre tendo escopo no início da fila. Faz muito sentido este grande vilão aparecer na lista dos mais procurados:

  • A própria natureza dos projetos envolve muita ambiguidade sobre o que deve ser feito, ou seja, uma definição clara do escopo requer um bocado de energia aplicada;
  • A instabilidade de escopo demonstra que ele não foi suficientemente planejado. Todos sabem da dificuldade de determinar o escopo, mas poucos dedicam tempo adequado neste planejamento. É o famoso “fazejamento”;
  • O péssimo costume de muitos em definir o que fazer, ou seja, o próprio cronograma, antes de definir o que entregar. Tornar claras as entregas e os requisitos do projeto é essencial para garantir que seu cronograma será seguido depois.
  • Numa tentativa de ganhar tempo, o gerente de projeto restringe as partes interessadas com quem irá interagir. Logicamente alguns destes aparecem no decorrer do projeto com poder e influência acima do imaginado, com seus requisitos para serem considerados;
  • A dificuldade em “tangibilizar” a entrega dificuldade num acordo claro e explícito com o cliente do projeto sobre como considerar a entrega pronta, facilitando o aceite rápido e que evite o aumento do escopo quando a gente deveria ter coisas prontas.
  • A pressão da execução e das mudanças durante esta fase são uma prova de fogo para o gerente de projeto. Se planejar bem o escopo demonstra maturidade e experiência, controlar as mudanças seria um nível acima nesta maturidade.

Cada profissional de gerenciamento de projetos tem sua lista de causas e problemas comuns, mas se conseguirmos controlar os efeitos destes itens acima, as chances de sucesso do projeto serão realmente muito maiores.

Abaixo a pesquisa publicada no blog do PMI (Voices of Project Management). Apesar de não ser estudo amplo, os resultados destas pesquisas são comumente muito parecidos.




escopo o maior vilão dos projetos
Fonte: Blog Voices on Project Management, citado na PM Network, do PMI ed. Maio/2012





Precisa de uma ferramenta de gerenciamentode projetos e atividades simples e rápida?

Conheça o Artia – 100% web e muito rápida de implantar.




Dica infalível para acertar na execução do Escopo de Projetos.

Uma dúvida comum durante o planejamento e também execução dos Projetos é identificar quais são as restrições e premissas sem confundir esses dois conceitos.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Neste nosso webinar, vamos explorar a importância de organizar todas as informações de seus projetos para que você atinja melhores resultados e sem imprevistos.