Escopo é o maior vilão do sucesso dos projetos?

Escopo é o maior vilão do sucesso dos projetos?

Escrito por Roberto Gil Espinha

03 Jul 2012

2 min de leitura

Cada um tem sua listinha de razões pelas quais os projetos falham. A maioria das pesquisas apontam motivos muito parecidos, sempre tendo escopo no início da fila. Faz muito sentido este grande vilão aparecer na lista dos mais procurados:

  • A própria natureza dos projetos envolve muita ambiguidade sobre o que deve ser feito, ou seja, uma definição clara do escopo requer um bocado de energia aplicada;
  • A instabilidade de escopo demonstra que ele não foi suficientemente planejado. Todos sabem da dificuldade de determinar o escopo, mas poucos dedicam tempo adequado neste planejamento. É o famoso “fazejamento”;
  • O péssimo costume de muitos em definir o que fazer, ou seja, o próprio cronograma, antes de definir o que entregar. Tornar claras as entregas e os requisitos do projeto é essencial para garantir que seu cronograma será seguido depois.
  • Numa tentativa de ganhar tempo, o gerente de projeto restringe as partes interessadas com quem irá interagir. Logicamente alguns destes aparecem no decorrer do projeto com poder e influência acima do imaginado, com seus requisitos para serem considerados;
  • A dificuldade em “tangibilizar” a entrega dificuldade num acordo claro e explícito com o cliente do projeto sobre como considerar a entrega pronta, facilitando o aceite rápido e que evite o aumento do escopo quando a gente deveria ter coisas prontas.
  • A pressão da execução e das mudanças durante esta fase são uma prova de fogo para o gerente de projeto. Se planejar bem o escopo demonstra maturidade e experiência, controlar as mudanças seria um nível acima nesta maturidade.

Cada profissional de gerenciamento de projetos tem sua lista de causas e problemas comuns, mas se conseguirmos controlar os efeitos destes itens acima, as chances de sucesso do projeto serão realmente muito maiores.

Abaixo a pesquisa publicada no blog do PMI (Voices of Project Management). Apesar de não ser estudo amplo, os resultados destas pesquisas são comumente muito parecidos.

escopo o maior vilão dos projetos
Fonte: Blog Voices on Project Management, citado na PM Network, do PMI ed. Maio/2012

Precisa de uma ferramenta de gerenciamentode projetos e atividades simples e rápida?

Conheça o Artia – 100% web e muito rápida de implantar.

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.