Está procurando investimentos para projetos da sua empresa?

Está procurando investimentos para projetos da sua empresa?

Escrito por Roberto Gil Espinha

06 Mar 2015

3 min de leitura

Projetos bem elaborados, planos com o passo a passo para conseguir as metas, estratégia de divulgação feita e o próximo passo do checklist enrosca justamente por conta da parte financeira. Ter capital para dar vazão aos empreendimentos é o grande sonho de todo gestor que pretende iniciar seu negócio, mas nem todos sabem o mapa da mina para chegar até lá.

Como dinheiro não cai do céu, é preciso arregaçar as mangas para conseguir investimentos para sua empresa. Até porque o Brasil continua sob os olhos do mundo com a chegada das Olimpíadas 2016 e as oportunidades acerca do evento. Mesmo as empresas que não têm relação direta com o evento poderão ser beneficiadas com a absorção indireta dos R$ 300 milhões em negócios que o Sebrae visualiza para diversos setores da economia. Para isso, é preciso se preparar para conseguir (e receber) investimentos. Confira nossas dicas de como buscar Investimentos para projetos:

Tenha cautela

Bater à porta de um banco que costuma trabalhar com juros altos, deve ser a última opção. Ter cautela é o primeiro passo para quem precisa de dinheiro. A prática americana recomenda recorrer sempre à família, amigos ou quem acredita na sua ideia de negócio. Isso evita se endividar antes mesmo de ter o negócio consolidado no mercado. Captar recursos entre conhecidos dá um respiro maior para quem está começando e permite a organização do caixa da empresa sem recorrer aos financiadores externos e seus contratos desanimadores. Além disso, os investidores costumam dar dinheiro para quem já tem negócio consolidado.

Cálculos na ponta da língua

Para que todo e qualquer investidor coloque dinheiro em seu negócio é preciso ter os cálculos na ponta da língua. Isso inclui os custos fixos (aluguel, telefone, internet, manutenção, comunicação, etc.), de contratações e estoque. O fluxo de caixa não pode ser esquecido. O planejamento financeiro precisa estar em dia, assim como os estudos de viabilidade econômica e o retorno para os investimentos a longo prazo, até mesmo porque, é comum receber pagamentos em datas mais distantes.

Opte pela subvenção econômica

Quando a empresa já estiver caminhando bem, é hora de captar investimentos como em linhas de crédito, como a do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) que aplica uma subvenção econômica para quem está começando.

Ajuda externa

Há ainda as novas iniciativas para arrecadar fundos, como o crowdfunding, que consiste na ajuda de pessoas comuns que se unem em torno de um projeto e os financiam por meio de plataformas online.

Outra opção é conseguir um sócio disposto a entrar com capital, mas nunca, sem antes explicar os objetivos e visão da empresa, combinando o funcionamento antes que o negócio seja dividido, tudo com o intermédio de um advogado.

Nada de empolgação ou desespero. Ao mesmo tempo em que o empreendedor precisa de paixão para seguir com seus planos de negócio, é preciso que haja racionalidade o suficiente para que planeje os números da empresa com cuidado, tanto no presente atual quanto para um futuro a médio e longo prazo. Nessas horas, a análise financeira é a melhor amiga de quem pretende expandir e conseguir investimentos para a empresa.

Gostou das nossas dicas? Ficou alguma dúvida? Comente e teremos o maior prazer em respondê-las!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Comentários (1)

Seu e-mail não será publicado.