7 ferramentas de IA para desbloquear sua gestão de projetos

7 ferramentas de IA para desbloquear sua gestão de projetos

Escrito por Roberto Gil Espinha

25 jan 2024

7 min de leitura

Seja na gestão de projetos ou em qualquer área de conhecimento, a tecnologia muda tudo! 

Antigamente, os projetos utilizavam dados que não representavam um panorama geral do ambiente da organização e muitas das decisões eram feitas com base na intuição. Hoje, com os recursos existentes, isso não existe mais. Assim, o investimento contínuo em tecnologias de Inteligência Artificial (IA) não é uma mera resposta à moda, mas uma adaptação inevitável às demandas de um ambiente de negócios cada vez mais complexo e exigente. 

Pensando nisso, separamos 7 ferramentas de IA que vão elevar seu potencial de gestão e te trazer mais autonomia para a estratégia. Confira!  

7 ferramentas de IA essenciais para a gestão de projetos 

1. artia

Propósito da ferramenta: centralizar planejamento, execução e acompanhamento de projetos em um software

O artia é uma ferramenta completa para o gerenciamento de projetos, tarefas e equipes. São mais de 30 funcionalidades que permitem ter mais precisão, gerir o fluxo do trabalho em um único lugar e analisar dados de forma eficiente. 

E sabe o melhor? Ele conta com uma funcionalidade de inteligência artificial que permite criar projetos completos de forma automática em poucos cliques.  Basta adicionar um título e descrever brevemente os seus objetivos, que a plataforma gera automaticamente o cronograma, as tarefas e os prazos ideais para o seu empreendimento.   

Além disso, por ser uma solução nacional, o artia oferece suporte em português, o que traz mais acessibilidade e facilidade no uso. 

| Saiba mais sobre o artia 

2. Perplexity.ai 

Propósito da ferramenta: pesquisa e resposta  

A Perplexity AI é um mecanismo de busca baseado em inteligência artificial. Semelhante a outras plataformas, como o ChatGPT e o GoogleBard, ela fornece respostas às perguntas do usuário em parágrafos simples, trazendo hiperlinks para sites de onde as informações foram coletadas. 

O diferencial desta IA são os recursos adicionais que ela traz comparada a seus concorrentes. Aqui, a IA faz perguntas para o usuário para entender melhor o comando textual e apresentar uma resposta mais adequada sobre o tema. Além disso, também é possível otimizar as respostas ao criar prompts a partir de upload de arquivos mais específicos.  

Dessa forma, essa é uma interessante ferramenta porque os gestores conseguem anexar arquivos do projeto e extrair insights mais completos.  

| Saiba mais sobre a Perplexity.ai 

3. Analytics2Go 

Propósito da ferramenta: gestão de dados personalizada e visual 

O Analytics2Go é uma ferramenta robusta para análise avançada de dados. Com uma interface amigável, ela permite acompanhar o projeto em tempo real e tomar decisões com base em informações atualizadas. 

À medida que o projeto avança e os dados mudam, a ferramenta traduz instantaneamente essas informações em gráficos e relatórios dinâmicos, permitindo uma compreensão imediata do panorama do projeto. 

Esta IA assume o papel de trazer o sucesso em 3 etapas:  

  • Avaliação Rápida: identifica oportunidades e ameaças do objetivo para calcular os resultados e ROI ideais. 
  • Implementação: aplicação da IA na prática, que inclui os processos de blueprinting, preparação de dados, desenvolvimento de solução e operação piloto. 
  • Apoio: suporte técnico de ajuste da plataforma aos avanços da IA. 

| Saiba mais sobre o Analytics2Go 

4. fireflies.ai 

Propósito da ferramenta: eficiência de reuniões  

A fireflies.ai é uma ferramenta de IA especializada na transcrição, resumo e análise de reuniões.  

Ela permite gerenciar o tempo de forma mais eficaz, porque facilita a identificação das principais discussões e faz um registro preciso das pautas abordadas. Além dos registros e pontos de destaque, há a possibilidade ainda de adicionar notas e comentários ao texto, o que amplia a colaboração e ideação nos projetos.  

Esses recursos podem ser utilizados em diversas plataformas, como Google Meet, Zoom, Teams Webex, Ringcentral, Aircall, entre outras. Assim, ela é uma excelente opção para ganhar tempo na gestão de projetos e garantir que nada seja perdido durante as discussões. 

| Saiba mais sobre a fireflies.ai 

5. Gamma.app 

Propósito da ferramenta: criar apresentações personalizadas 

O Gamma.app é uma ferramenta de IA usada para criar apresentações, documentos e páginas da web. Ela usa aprendizado de máquina para gerar conteúdo de alta qualidade, com base em um conjunto de dados de exemplos. 

Sabe aquela temida apresentação de resultados ou relatório extenso que precisa ser feita? O Gamma App torna isso mais fácil!   

Com ele, é possível criar apresentações de status do projeto de forma sem a necessidade de design ou edição, gerar planos de projeto, gerar relatórios com base nos dados do projeto, ect. Tudo isso de forma personalizada, com o logotipo da empresa, cores e outros elementos de marca. 

| Saiba mais sobre o Gamma.app 

6. RapidMiner 

Propósito da ferramenta: análise preditiva dos projetos 

A RapidMiner é uma ferramenta baseada em aprendizado de máquina (ML) muito utilizada para análise de dados e construção de modelos preditivos. Esta IA atua na identificação de possíveis desafios e oportunidades dos projetos, fornecendo uma base de informações para tomar decisões mais coerentes.  

A RapidMiner permite extrair relatórios do negócio, explorar tendências, operacionalizar modelos em escala e desenvolver painéis em tempo real. Tudo isso com uma alta conectividade a bancos de dados, planilhas, big data e outros.  

| Saiba mais sobre RapidMiner  

7. Zendesk Chatbot 

Propósito da ferramenta: comunicação e atendimento ao cliente 

O Zendesk Chatbot é uma ferramenta de comunicação aprimorada pela IA. Ele automatiza interações com clientes e stakeholders, funcionando como um assistente virtual que interage via chat no site, e-mail, aplicativo ou redes sociais. 

Esta ferramenta é interessante porque vai além de chatbot que apenas responde dúvidas e recebe reclamações. Com ela, é possível fazer pesquisas, realizar agendamentos de pedidos, automatizar vendas, compartilhar informações entre membros da equipe e divulgar novas opções de produtos ou serviços aos usuários. 

| Saiba mais sobre o Zendesk Chatbot 

Gostou das indicações?  

A tecnologia é uma incrível aliada na gestão de projetos, mas, atenção!  

A indispensabilidade das ferramentas de IA na gestão de projetos não significa uma substituição dos profissionais de projetos. A tecnologia é uma aliada que potencializa a ação das pessoas, permitindo o aumento da eficiência e uma tomada de decisões mais inteligentes. 

Tecnologia + pessoas: a chave para a alta eficiência 

A tecnologia é o presente, mas as habilidades interpessoais também são! As ferramentas de inteligência artificial desvendam dados complexos e automatizam tarefas rotineiras, mas são as pessoas que fazem os projetos acontecerem, dando propósito e vida às operações.  

A tomada de decisões, a adaptação às mudanças e a inovação são fatores ampliados pela tecnologia, mas não substituídos. Por isso, ao adotar tecnologias avançadas, como as mencionadas, temos um importante aliado para ganhar tempo e focar no que realmente importa: a conexão humana. 

Quer saber mais sobre como funciona essa relação humano-máquina no dia a dia da gestão de projetos? Assista nossa masterclass sobre IA!  

    Principais aprendizados neste artigo

  • A tecnologia é uma adaptação inevitável às demandas de um ambiente de negócios cada vez mais complexo e exigente.
  • As ferramentas de IA otimizam o dia a dia dos profissionais de gestão de projetos e aumentam sua eficiência.
  • As tecnologias não substituem as pessoas, devendo ser utilizada como uma aliada.
Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.