Status report: entenda como fazer o relatório e acompanhar o progresso

Status report: entenda como fazer o relatório e acompanhar o progresso

Escrito por Roberto Gil Espinha

11 dez 2023

8 min de leitura

Você já teve a sensação de que problemas aparecem de repente nos seus projetos e soluções rápidas precisam ser pensadas para evitar uma paralização no andamento?

Esse pensamento é bastante comum, mas, na verdade, a maioria desses problemas não surge de modo repentino. Quando o projeto é monitorado e acompanhado de modo eficiente, muitos riscos podem ser evitados.

E é aí que entra o status report! Se você ainda não sabe muito bem como acompanhar o projeto e manter as coisas sob controle, esse texto definitivamente vai te ajudar. Venha saber mais! 

O que é o status report do projeto?

O status report, ou relatório de situação em português, é um documento que fornece uma visão geral do projeto em relação aos seus objetivos. Ele sintetiza todas as infamações importantes sobre o progresso do projeto, apresentando informações relacionadas a: 

  • Cronograma; 
  • Orçamento; 
  • Riscos; 
  • Atividades Concluídas; 
  • Próximas Atividades; 
  • Recursos. 

Qual a importância do status report?

A ideia por trás do status report é realmente simplificar a análise do projeto. Ou seja, ele permite ao gestor saber de maneira rápida como o projeto está (atrasado ou adiantado, dentro do limite de gastos, com algum problema etc.).  

Por reunir os dados importantes em um único documento, ele é um elemento essencial de controle, que ajuda os stakeholders a entenderem o estado atual da operação e tomar decisões mais assertivas com base na realidade. 

Confira também: planilha de gerenciamento e controle do projeto 

E não para por aí! Ele traz diversos benefícios para os projetos, veja alguns deles:

Quais os benefícios do status report? 

Transparência sobre projeto 

O status report proporciona uma visão clara e transparente do progresso do projeto, facilitando a compreensão das conquistas, desafios atuais e avanço em relação aos objetivos. Assim há mais alinhamento e a equipe consegue agir de forma mais consistente.  

Centralização das informações 

Ao consolidar todas as informações, o status report evita confusões causadas por informações dispersas e ajuda na coordenação eficiente de esforços.  

Identificação antecipada de riscos 

O status report destaca os riscos e problemas enfrentados pelo projeto. Ao antecipar riscos, o projeto torna-se mais resiliente e capaz de se adaptar a mudanças, minimizando potenciais impactos negativos. 

Planejamento financeiro 

A análise do status report inclui informações sobre o uso de recursos, custos atuais e previsões financeiras. Isso facilita o planejamento ao fornecer uma compreensão clara de como os recursos estão sendo alocados e se estão alinhados com o orçamento estabelecido.  

Otimização do tempo 

Ao eliminar a necessidade de buscar informações dispersas, as partes interessadas podem concentrar seu tempo na análise de dados cruciais apresentados no relatório. Isso resulta em decisões mais ágeis e informadas, impulsionando o projeto de maneira eficaz e alinhada aos objetivos estabelecidos. 

Gostou? Então, aprenda a seguir o passo a passo para fazer um status report de sucesso!  

Como fazer um Status Report

O status report é um importante facilitador do acompanhamento, análise e tomada de decisões no projeto e, para isso, é necessário escrever um relatório eficiente.

Pensando nisso, separamos alguns fatores para você considerar na hora de realizá-lo:

1. Documente as informações das etapas anteriores

Por ser uma ferramenta de monitoramento, é necessário que algumas outras fases do projeto já tenham sido concluídas ou estejam acontecendo, porque os dados dessas etapas servirão de base para criar o relatório.

É fundamental que o plano do projeto, os objetivos, os prazos e metas estejam definidos antes de começar a escrevê-lo.

| Quer aprender a fazer um planejamento de projetos eficaz? Assista ao webinar: planejamento estratégico 2024 – como transformar planos em resultados reais! 

Além disso, o status report sempre trará o progresso do projeto. Isto é, em qual situação o projeto estava, quais as principais atitudes que foram tomadas e qual a situação atual. Por isso, se o ponto de partida não for documentado ficará extremamente difícil fazer esse comparativo.

Linha do tempo do status do projeto

2. Defina as informações mais relevantes

Ninguém quer ter que ler páginas e páginas na hora de averiguar se o andamento está de acordo com o ideal, não é? Definir corretamente quais serão as informações do relatório possibilita criar um documento que seja breve e eficiente ao mesmo tempo.

Apesar de haver uma variação de dados que podem compor o status report, os dados que têm alto impacto na entrega, como o escopo, o cronograma e o orçamento frequentemente são abordados, porque ter um problema em um destes elementos indica uma alta possibilidade de não entrega do projeto.

3. Escolha modelos e formatos adequados

Além de definir as informações mais relevantes, é importante pensar em como organizá-las. Ter um modelo definido auxilia na atualização dos relatórios, porque a estrutura já está pronta, sendo necessário apenas inserir as novas alterações.

Aqui os padrões também variam, mas é comum que os relatórios tragam:

  • O nome do projeto;
  • Resumo do objetivo e equipe;
  • Marcos alcançados, indicando o progresso do projeto;
  • Riscos identificados.

4. Estabeleça a periodicidade

O status report é um documento que leva em consideração o progresso, ou seja, é preciso que passe certo tempo para ser gerado novamente. Definir o intervalo mais adequado para realizá-lo é essencial para sua eficácia.

Para isso, geralmente leva-se em consideração dois fatores:

  1. Público: se o relatório for destinado ao alinhamento da equipe, por exemplo, talvez seja interessante um período mais curto de análise, porque são as pessoas que estão atuando no dia a dia do projeto. Mas, se for algo apresentado para o sponsor, talvez seja interessante uma frequência menor.
  2. Perfil do projeto: é preciso pensar no quanto de atenção o projeto demanda. Algumas perguntas auxiliam a definir esse intervalo de análise, como: “é um projeto de urgência?”, “apresenta muitos riscos aparentes?”, o andamento está sendo adequado?”.

5. Organize reuniões e comunique o status 

Organize reuniões frequentes para repassar as informações do status aos stakeholder. As reuniões devem focar na resolução de dúvidas, feedback construtivo e na utilização de ferramentas adequadas, especialmente se a equipe estiver trabalhando remotamente.  

Manter registros detalhados, ajustar o formato conforme necessário e promover a participação são práticas fundamentais para o garantir o alinhamento e ter entregas mais consistentes.  

O status report pode parecer um documento bastante complexo quando você vê todas essas informações que o compõe. Mas, o objetivo é que ele seja o mais simples possível. Veja um exemplo: 

Exemplo de como fazer o status report do projeto

Nome do projeto: implantação do software artia para gestão de projetos

Status do projeto: adiantado

Resumo do período:

A equipe do PMO já está realizando os primeiros usos do software artia e implementando a solução em um projeto na área, em caráter de teste.

Marcos importantes:

  • O acesso a todos os usuários do Escritório de Projetos foi concedido
  • As integrações necessárias para a operação foram concluídas
  • Os quadros de trabalho foram criados de acordo com as necessidades do time

Riscos identificados:

Não houve nenhum novo problema identificado.

Observações:

Embora alguns compromissos da equipe de PMO tenham causado atraso em algumas entregas em relação ao cronograma de implementação, conseguimos adiantar outras tarefas e fechamos o período de acordo com o cronograma inicial.

Agora que você já entendeu como o status report funciona, temos uma dica final que vai fazer toda a diferença no seu controle de status do projeto. Confira!  

DICA! Utilize softwares de gestão de projetos

O status report é uma ferramenta de controle e monitoramento do status de projeto, sendo algo que deve ser atualizado frequentemente de acordo com o andamento. Mas, fazer essa atualização de modo manual pode ser muito trabalhoso, afinal são muitos dados. 

Por isso, a melhor opção para realizar este report são os softwares de gestão de projetos, que agrupam todos os dados do projeto e geram estes relatórios de modo automático. 

Assim, conforme as atividades vão progredindo, os dados do relatório são alterados imediatamente, podendo ser consultados fora da periodicidade estabelecida e com personalizações que facilitam a identificação de pontos mais específicos. 

Conheça o artia e centralize todos os dados dos seus projetos em um único lugar!  

O artia é software de gestão de projetos, tarefas e equipes mais completo do mercado. Desde a criação de tarefas até a geração automatizada de relatórios de status, oferece uma solução integrada que simplifica o gerenciamento de projetos e maximiza a produtividade. 

Não deixe de explorar as mais de 30 funcionalidades que o artia tem e leve a gestão de projetos da sua equipe para o próximo nível. Teste gratuitamente agora mesmo!

    Principais aprendizados neste artigo

  • O status report é o documento que fornece uma visão geral do projeto em relação aos seus objetivos.
  • O status report é um elemento essencial de controle, que ajuda os stakeholders a entenderem o estado atual da operação e tomar decisões mais assertivas.
  • O status report deve ser feito com base em informações previamente delimitadas e com uma frequência regular.
  • A maneira mais prática de fazer o status report é por meio dos softwares de gestão de projetos.
Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.