Garantir o orçamento com uma Gestão Financeira de Projetos

Garantir o orçamento com uma Gestão Financeira de Projetos

Escrito por Roberto Gil Espinha

12 jul 2018

5 min de leitura

Uma empresa pode encontrar muita utilidade em uma Gestão Financeira de Projetos eficiente. É comum que muitas empresas e profissionais ultrapassarem os gastos de orçamentos estimados em um projeto. Para gerenciá-los, existem diferentes ferramentas online que permitem não apenas distribuir tarefas como também compartilhar arquivos e ideias. Mas, e na hora de gerenciar as finanças do projeto? O que fazer para dominar o assunto e não estourar a verba definida? Continue lendo este artigo e saiba tudo sobre gestão financeira de projetos em 6 passos:

1. Levantamento de custos

O levantamento de custo do projeto é um dos maiores desafios dos gestores, pois requer uma análise minuciosa e estimativas embasadas. O principal na hora de realizar a gestão financeira de projetos para não correr riscos e exceder o orçamento é observar o levantamento de todos os custos envolvidos. Vale lembrar, que os processos de execução representam a fase que mais demanda recursos financeiros, humanos e materiais.

Nas primeiras vezes, é normal que o resultado final não seja exatamente como o planejado. Gerenciar financeiramente projetos é uma atividade que se aprimora com o tempo. É muito comum o gestor não conhecer todas as variáveis ou ser pego de surpresa com aspectos que não tinha considerado.

Uma sugestão, de acordo com a situação, é arredondar para mais o levantamento de custos, evitando assim a possibilidade de prejuízo. No entanto, não se esqueça ainda de somar ao total das despesas o lucro que você estima obter.

2. Prever gastos extras

Como mencionamos, a experiência é a melhor aliada quando o assunto é gestão financeira. Mas é possível fazer previsões mais certeiras listando todos os aspectos do projeto, como: Quantidade de mão de obra necessária, se precisará contratar terceiros, se os equipamentos que a empresa detém satisfazem as demandas ou se é preciso comprar novos, entre outros detalhes.

É preciso analisar se o seu negócio atua em um setor onde o valor do dólar influencia, nestes casos, devido as oscilações de custos os valores podem sofrer drásticas variações.

Considere todas as possibilidades.

3. Acompanhar, revisar e corrigir valores

Já que existem muitos fatores que podem interferir no andamento do seu projeto, principalmente nos projetos de longo prazo, é indispensável que o orçamento seja acompanhado e revisado periodicamente.

Nesse sentido, ao estruturar a EAP e o cronograma do projeto é interessante alinhar com o cliente as entregas por etapas e que o pagamento seja feito fracionado por cada entrega realizada. Com isso, diminui-se o risco de definir um valor e ao final do projeto perceber que estourou o orçamento. De maneira simples, o cliente irá pagar o equivalente a cada etapa finalizada, podendo as despesas da próxima fase serem revistas e corrigidas com antecedência.

4. Avaliar se o projeto é viável

Para analisar a viabilidade do projeto, é preciso ter certeza que você e a sua equipe possuem condições de executá-lo. É importante avaliar se vale implicar esforços, mão de obra e o investimento terá o retorno necessário para bancar os custos e para a sua empresa, isto é, se o projeto não vai proporcionar um lucro muito baixo ou até mesmo prejuízo.

E neste aspecto, há mais uma questão a se considerar; mesmo que não seja um projeto altamente lucrativo, ele pode ser estratégico para a empresa fidelizar parceiros. Também pode ser uma forma de aprender e ter experiência em uma área.

Um ERP online de gestão empresarial adequado é capaz de sanar diversas dúvidas sobre a viabilidade do projeto. É o caso do GestãoClick, que permite o controle financeiro adequado.

5. Gestão Ágil com Backlog de Produtos

Em alguns casos, quando a estimativa todos os pontos a serem considerados em um projeto não foram analisados por completo, mas ainda assim o projeto precisa ser iniciado. Suas extensões podem ser colocadas em Backlog, lançando o produto mais enxuto, que será complementado posteriormente.

Na atualidade, com um mercado cada vez mais dinâmico, os produtos precisam ser lançados rapidamente, e aperfeiçoados com o tempo. Esperar o projeto estar pronto, pode comprometer toda a lucratividade que o produto poderia gerar.

É assim que surgem as Metodologias Ágeis de Projetos, visam aperfeiçoar o produto, usando o Backlog mais extenso que complementá-lo após o seu lançamento. Confira aqui como fazer uma estrutura de Product Backlog eficiente.

6. Ter uma competente gestão de projeto

O gerenciamento dos custos tem por objetivo fazer com que a execução de um projeto não gere gastos superiores aos seus ganhos potenciais, mas esse acompanhamento isolado não é garantia de sucesso. Mesmo que tudo esteja devidamente orçado e o planejamento estratégico financeiro desenhado, ainda há o risco de imprevistos na execução do projeto.

Para conseguir realizar a gestão de projeto com competência o gestor responsável precisa ter ferramentas adequadas. Os Softwares de gerenciamento de projetos como o Artia, possuem as funcionalidades necessárias e são excelentes aliados desde o planejamento até a execução de tarefas, acompanhamento de indicadores de desempenho, apontamento de horas e também reporte de despesas e cálculo de custos.

Sobre o Autor

GestãoClick: Somos um software de gestão empresarial com soluções em gerenciamento que simplificam a rotina de pequenas e médias empresas. O nosso ERP oferece funcionalidades desde o gerenciamento de estoque até o controle financeiro, todas integradas.

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.