Gerenciamento de Atividades: Ganhe tempo organizando suas atividades no dia a dia

Gerenciamento de Atividades: Ganhe tempo organizando suas atividades no dia a dia

Escrito por Roberto Gil Espinha

25 Feb 2016

4 min de leitura

Gerir melhor o tempo tem sido um fator de grande pressão para os gestores de projetos. Segundo o especialista em gerenciamento de tempo Christian Barbosa, 46% dos profissionais trabalham mais de 9 horas por dia, sendo que 80% deles afirmam gastar de 1 a 3 horas por dia em tarefas inúteis.

E por que essas tarefas inúteis consomem tanto tempo? Por que não sabemos fazer um gerenciamento de atividades eficaz, que realmente agregue valor ao nosso trabalho e traga resultados palpáveis.

Neste artigo, vamos explorar a importância de organizar as atividades do dia a dia para que você gerencie melhor seu tempo e, com isso, conquiste não só melhores resultados para a sua empresa, como mais tempo para dedicar a você mesmo. Veja:

Como fazer o gerenciamento de tempo

  • Planeje sua semana
  • Delegue tudo o que não depender fundamentalmente de você
  • Desconecte-se do mundo
  • Defina (e respeite) seu horário de trabalho
  • Use a tecnologia a seu favor

Por que fazer gerenciamento de atividades

Quando você não tem controle sobre suas atividades diárias, fica à mercê da vontade de outras pessoas, acumulando atividades que podem até ser urgentes, mas não são realmente importantes.

Em contrapartida, quando você ordena seus afazeres e prioriza as atividades, sabe exatamente o que deve ser feito e quando, respeitando prazos e dando a atenção necessária àquilo que traz resultados para a empresa. Ademais, ao fazer o gerenciamento de atividades, você programa seus afazeres para serem concluídos dentro do seu horário de trabalho — o que aumenta sua produtividade.

Como organizar suas atividades para gerenciar melhor seu tempo

Gerenciar atividades não é tão difícil quanto parece. Tudo depende da postura que você adota na empresa, se de gestor ou executor das atividades. Sendo assim, fique atento a estas dicas:

Planeje sua semana

Quando chega a sexta-feira, é quase impossível manter a concentração em atividades de alta complexidade, não é mesmo? Então que tal deixar as últimas horas do dia para planejar a sua próxima semana?

Revise os compromissos, envie e-mails para sua equipe, marque na agenda as atividades mais importantes e determine quanto tempo levará para realizar cada uma delas.
Se você usa uma agenda eletrônica compartilhada com toda a empresa, aproveite para bloquear os horários em que você quer se dedicar a algum projeto importante. Isso evitará que as pessoas marquem outros compromissos por você.

Delegue tudo o que não depender fundamentalmente de você

Um bom gestor tem que saber delegar atividades. Isso vai permitir que você gerencie seu tempo com muito mais tranquilidade. Um software de gerenciamento de projetos pode ajudar na delegação de tarefas para sua equipe e ainda controlar a execução e entrega de cada uma delas.

Desconecte-se do mundo

Quando você precisar se concentrar em determinada atividade, desconecte-se do mundo. Deixe o celular no silencioso, feche todas as abas do navegador de internet que não possam contribuir com seu trabalho no momento, desligue o chat interno da empresa e coloque um aviso de “ocupado” na sua porta. Peça a alguém para atender aos seus telefonemas durante esse período e anotar os recados.

Defina (e respeite) seu horário de trabalho

Se o expediente começa às 8h e termina às 18h, por que você fica no escritório além desse horário? Atividades demais ou gerenciamento de atividades de menos? Programe sua agenda de atividades de acordo com o seu horário de trabalho e respeite esse período. Dê o máximo de si ao longo do dia e, às 18h em ponto, desligue o computador e esqueça do trabalho até o dia seguinte.

Você entendeu os benefícios da administração de tempo, e agora sabe que um Gerenciador de Atividades Online é fundamental. Teste o Artia por 10 dias gratuitamente.

Use a tecnologia a seu favor

Para não perder nenhuma ideia ou pensamento, use aplicativos no smartphone que permitam anotar ideias ou até mesmo gravá-las. No dia seguinte você pode retomar o pensamento e desenvolvê-lo, sem prejudicar seu horário de descanso.
Gerenciamento de atividades é uma das grandes preocupações de todo gestor de projetos, pois elas impactam diretamente no tempo e na qualidade do projeto.
Se você quer saber mais a respeito e aprimorar suas competências em gestão de projetos, assine nosso newsletter e receba conteúdos atualizados diretamente no seu e-mail!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.