Gestão de operações: como fazer + ferramentas e dicas práticas

Gestão de operações: como fazer + ferramentas e dicas práticas

Escrito por Roberto Gil Espinha

02 May 2022

5 min de leitura

Garantir que os processos funcionem na prática não é fácil. Para que a produção saia como planejada, existe a gestão de operações. Neste texto, vamos explicar o que é gestão de operações e como fazer para obter alta performance. Siga a leitura para conferir!

O que é gestão de operações?

Gestão de operações é o conjunto de atividades que permite a criação de bens e serviços por meio da transformação de matérias-primas e insumos em produtos acabados. Esta definição é do livro Operations Management: sustainability and supply chain management, de Haizer et al, um dos livros mais completos sobre gestão de operações.

Em palavras mais simples, a gestão de operações assegura que as operações aconteçam de forma eficiente e eficaz, melhorando os resultados do negócio. Isso inclui todo o processo de transformação de matéria prima, criação do produto e venda. Além disso, também cabe à gestão de operações garantir atendimento da demanda.

Algumas empresas delegam a gestão de operações a uma pessoa, criando assim o cargo gerente de operações.

O papel do gerente de operações

Como se trata de um cargo, o papel do gerente de operações pode variar de empresa para empresa. Porém, de modo geral, as responsabilidades de quem ocupa este cargo são:

  • Assegurar que a operação aconteça de forma eficiente e eficaz;
  • Garantir que a operação atenda às demandas internas e externas;
  • Sugerir e promover melhorias em processos, práticas, sistemas e formas de gerenciar as operações;
  • Assegurar a qualidade da produção;
  • Implementar metodologias e tecnologias que melhorem a performance da operação;
  • Eliminar falhas na operação.

As competências necessárias para um gerente de operações são:

  • Liderança
  • Capacidade de trabalhar em parceria com os mais diversos setores
  • Proatividade para sugerir melhorias
  • Entre outras

Leia também “Processo de produção: entenda como otimizar processos e aumentar a produção na sua empresa

Benefícios de fazer gestão de operações

Ajuda a atender demandas internas e externas

Demandas mudam o tempo todo, e a gestão de operações ajuda a adaptar as operações para que elas sejam capazes de atender as demandas atuais.

Garante que a operação funcione na prática

O gerente de operações atua no dia a dia, garantindo que a operação está funcionando na prática, de forma apropriada, econômica, e com alta qualidade de entregas.

Cabe à gestão de operações ajudar todos os setores a performarem melhor, obtendo assim melhores resultados a nível organizacional.

Melhora os resultados do negócio

Como um resultado da gestão de operações, o negócio como um todo sente melhora nos resultados. A ideia é criar uma operação eficiente e eficaz, que gere alto valor para o cliente e ao mesmo tempo atenda às demandas dele.

Como fazer gestão de operações? 5 dicas práticas:

1. Utilize indicadores de performance

Você utiliza métricas e dados para mensurar e comprovar a performance da operação? Lembre-se que uma boa gestão não é feita por meio de achismos ou percepções pessoais, mas sim pela investigação de dados que comprovam o sucesso ou insucesso da estratégia adotada.

Diagrama causal de performance

 

Por isso, utilize indicadores para mensurar cada parte da operação. Isso ajuda a investigar problemas e encontrar soluções eficazes.

Além disso, lembre-se de relacionar os indicadores uns com os outros, afinal, todo indicador impacta em alguma outra métrica. Montar essa relação ajuda a entender as relações causa e efeito na operação e encontrar a causa raiz dos problemas.

2. Utilize uma timesheet

Timesheet é uma ferramenta na qual os colaboradores apontam horas, mostrando assim onde foi gasta cada hora trabalhada. Isso ajuda a entender quais são as atividades mais onerosas, os gastos envolvidos em cada etapa da operação e encontrar formas de otimizá-las.

 

Perguntas que a timesheet ajuda a responder

Uma timesheet não só ajuda a gerenciar a alocação dos profissionais envolvidos na operação, como permite estimar prazos conforme o esforço demandado para cada tipo de tarefa.

3. Aposte na automação

Quando a operação não é automatizada ou a tecnologia não funciona bem, o trabalho se torna mais oneroso e a equipe leva mais tempo para concluir tarefas simples.

Aposte na tecnologia para automatizar as partes repetitivas da operação. Isso facilita o trabalho da equipe, reduz custos a aumenta a produtividade.

Lembre-se que a manutenção também é importante. Tecnologia defasada pode mais atrapalhar do que ajudar.

4. Aposte na capacitação

Quando a equipe está capacitada, a qualidade da produção aumenta. Assim, evita-se refação, atrasos e processos mal executados. Você pode capacitar colaboradores por meio de:

5. Utilize um Kanban de produção

Kanban é uma ferramenta visual que ajuda a gerenciar as operações. Consiste em um quadro dividido em colunas (geralmente 3: fazer, fazendo e feito). Cada tarefa é posicionada na coluna que representa sua situação. Assim:

Kanban gestão de tarefas

Um Kanban ajuda a:

  • Monitorar a operação
  • Identificar gargalos no processo
  • Controlar entregas
  • Priorizar atividades
  • Etc.

Para entender melhor como o Kanban pode te ajudar na gestão de operações, leia nosso guia completo sobre Kanban. Neste material, damos dicas exclusivas sobre o uso desta ferramenta e ensinamos como usá-la para otimizar as operações. Clique no banner abaixo para conferir:

Ebook Guia completo para implementar o Kanban

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.