Management Project Online
Management Project é o esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único. Fazer uma gestão de projetos que dê resultados demanda tempo e dedicação por parte de gestores e todos os membros da equipe. Quando as ações futuras não são planejadas de forma eficiente, o risco de algo dar errado é grande, podendo gerar retrabalhos e atividades mal coordenadas que, no final, signifiquem custos desnecessários e resultados insatisfatórios.

Mas, na pressão por alcançar resultados de curto prazo, muitos gestores acabam pulando etapas essenciais do processo de gestão de projetos. E é este o ponto que trataremos neste artigo: como organizar o Management Project? Acompanhe!

Sua Organização precisa de um Online Management Project Software? Confira o Artia e teste gratuitamente!

Estabeleça prazos realistas

Dos requisitos para a elaboração de um bom projeto, ser realista é o mais importante. Mas realizar estimativas de prazos e recursos pode ser um verdadeiro caos em qualquer planejamento.

Por isso, na hora de alinhar o escopo e fechar o cronograma, é preciso que tudo se encaixe e que todos os membros da equipe saibam o que precisam fazer, de forma a evitar surpresas desagradáveis na hora da execução.

O processo de execução de um projeto realista, com um escopo bem definido, não corre o risco de ser abandonado no meio do caminho ou mesmo ser acometido por atrasos. Assim, a confiança do cliente com a sua empresa não será comprometida.

Vale destacar que é comum muitas empresas lidarem com vários projetos ao mesmo tempo e são nessas situações que a atenção com o cronograma deve ser redobrada. O gestor precisa identificar prioridades e desenhar fluxos de atividades, definindo quais tarefas precisam aguardar a conclusão de outras, quais podem ser realizadas em paralelo e quanto tempo cada trabalho leva para ser finalizado. Vale a pena investir em um bom planejamento para não cair nas armadilhas temporais.

Calcule o orçamento

Qualquer gestão moderna, sem exceção, deve levar em consideração a otimização dos recursos disponíveis e exercer o máximo controle dos custos. Cada projeto tem de ser minuciosamente avaliado e planejado para evitar o dispêndio de esforços em tarefas desnecessárias.

Não considerar as suas limitações orçamentárias resultará no risco de esgotamento dos investimentos financeiros durante a execução dos processos. Um cenário desastroso que colocará a sua capacidade de liderança em questão pela equipe e seus clientes.

Pode ser difícil prever com exatidão o custo total das atividades a serem realizadas, mas é completamente viável fazer estimativas aproximadas do valor real para servir de referência ao planejamento.

Por isso, faça levantamentos de dados históricos, informações de projetos anteriores e conte com a participação de toda equipe para projetar um orçamento factível. O gestor deve caprichar nesta fase, definindo o escopo com clareza, todos os recursos que serão utilizados e os custos a serem gerados. Assim evita-se que certas necessidades sejam descobertas apenas quando as tarefas já estão em execução.

Desenvolva uma boa comunicação interna

Falhas de comunicação interna podem provocar tropeços no processo e resultar em prejuízos, atrasos nas entregas e, finalmente, insatisfação dos clientes. Por isso, é fundamental que a gestão de projetos tenha um sistema de comunicação fluida e consistente, de forma a distribuir o trabalho entre os colaboradores de sua equipe, munindo-os constantemente com informações claras e atualizadas.

Um projeto pode ter o melhor planejamento, um escopo bem definido, um cronograma ajustado e um orçamento bem elaborado, mas toda execução é realizada por pessoas. Portanto, nada disso será suficiente, se a comunicação for deficiente.

Encontre o melhor método para sua equipe

A literatura de gestão, na categoria de metodologias, conta com diversos autores que apresentam métodos para facilitar a gestão de projetos. Enquanto que um método ideal para todas as ocasiões não existe, o gestor deve encontrar na prática aquele que mais se adapta às realidades de seu time.

Entretanto, depois de feita a escolha, mantenha a mesma metodologia por toda a duração dos trabalhos. A mudança constante entre métodos deve ser evitada para que não ocorra a quebra da lógica que conduz o processo.

Considere os imprevistos

Um projeto pode parecer fácil quando está no papel. Afinal, todas as atividades e os respectivos prazos já estão determinados. Mas muitos imprevistos ocorrem durante o processo de execução, obrigando a equipe a reavaliar certos pontos da estratégia ou mesmo decidir por cancelar o empreendimento.

Claro que há fatores que afetam a gestão de projetos que não são fáceis de identificar e controlar, mas há certas inconveniências, como a saída de membros da equipe ou etapas equivocadas, que podem ser consideradas ainda na fase de planejamento para tornar o escopo flexível e apto a responder em situações desfavoráveis.

Registre os resultados

O acúmulo de experiência obtida em projetos passados propicia aprendizados que devem ser empregados nos trabalhos seguintes. Dessa forma, erros cometidos não serão repetidos e acertos, potencializados, estabelecendo um fluxo de melhoria contínua em um contexto geral.

Mas isso só é possível se o andamento dos projetos for registrado e arquivado de uma forma acessível e objetiva. Além disso, a própria prática da documentação facilita o entendimento das causas e ensinamentos que as experiências têm a oferecer.

Invista em tecnologia de gestão de projetos

Não há como fugir da tecnologia, ela é uma grande aliada do sucesso na gestão de projetos. Por isso, procure ferramentas e métodos que possibilitem um melhor controle e organização de todas as etapas, desde a definição do escopo até o processo de execução.

Ao utilizar ferramentas tecnológicas, o gestor pode lançar mão de indicadores de desempenho que o auxiliem na avaliação do progresso. Assim, é possível acompanhar o projeto em escala diária, semanal ou mesmo mensal e detectar qualquer problema que precise de atenção imediata.

Já um sistema de gestão de projetos pode tornar o processo mais simples, evitando – ou mesmo eliminando – atrasos e falta de qualidade nos resultados.

Não perca mais tempo! Faça os preparativos para você organizar os projetos de sua organização e supere as expectativas dos clientes e conquistando a admiração de sua equipe com essas dicas! Quer se aprofundar mais no tema? Continue a leitura, aprendendo novas técnicas para a organização de seus trabalhos!

Gostou do nosso post? Então assine nossa newsletter. Também nos acompanhe no Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.



Como ter sucesso na implantação de práticas de Management Project

Confira algumas dicas para aumentar as suas chances de melhorar a organização dos projetos no seu ambiente de trabalho

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Tem sido um desafio implantar práticas de Management Project na sua empresa? Saiba que este é um cenário bastante comum nas organizações, que muitas vezes não estão acostumadas a olhar para os projetos de forma estruturada. Como consequência disso, é possível citar a entrega de projetos fora do prazo, escopo, qualidade e custo acordados, além da realização de projetos que não contribuem para alcançar a estratégia do negócio.