planejamento do seu dia

Quando estamos tentando ser mais produtivos e melhorar a nossa administração do tempo, temos a tendência de tentar classificar, filtrar, ordenar, rotular, enfim, organizar tudo o que temos para fazer. Embora isso tudo seja realmente importante – tão importante que existem técnicas como GTD, Pomodoro Technique, e outras, para nos ajudar – acabamos nos esquecendo de tratar as coisas que devemos evitar…

Procrastinação

Procrastinação, segundo a Wikipedia, é “o diferimento ou adiamento de uma ação”. É fazer depois o que pode, e possivelmente deve, ser feito agora. Todos nós somos culpados, em maior ou menor grau – jogue a primeira pedra quem nunca deixou o que estava fazendo por cinco minutinhos para ver aquele vídeo bacana que o colega mandou, ou para ler o link que alguém twittou, ou levantou para tomar um cafézinho porque viu que um determinado colega com quem tinha um assunto atrasado estava no café também…
O problema aqui é evidente: quando a procrastinação se torna muito frequente, ficamos com a sensação de não ter tempo para nada, quando na verdade até fizemos bastante coisa – mas nada daquilo que tínhamos planejado.

Assumir muitos compromissos

Aprenda a dizer não. A maneira mais fácil e garantida de não conseguir fazer tudo o que se tem para fazer é assumir coisas demais para fazer. Fácil não?

Preocupar-se demais com seus emails

Muita gente tem o costume de deixar o email ditar a sua vida. Você checa seus emails a cada cinco minutos? Lembre que email não é uma forma de comunicação síncrona. Você não precisa ler todo email que cai na sua caixa de entrada imediatamente. Estabeleça horários ou intervalos para ler emails.

Não planejar seu dia

As melhores técnicas para gestão de tempo (pelo menos as minhas favoritas 🙂 ) incluem um momento para que você planeje as ações do seu dia. Em outro artigo, já recomendei a usuários da Pomodoro Technique que reservem o primeiro Pomodoro do dia para um planejamento diário – recomendação, aliás, que não é minha, e sim do próprio autor da técnica Francesco Cirillo. Com um planejamento eficaz, você começa o dia tendo uma meta, mesmo que ao longo do dia você tenha que alterá-la. Isso o ajuda a focar naquilo que é mais importante naquele momento, a curto prazo.

Não estabelecer metas

De maneira análoga ao item anterior, é fundamental para tomarmos decisões de curto prazo que tenhamos metas de médio a longo prazo. Assim, quando na correria do dia você precisa decidir entre o item A ou B, você será capaz de julgar qual dos dois contribui mais para suas metas de médio e longo prazo. O que trouzer maiores ganhos em um prazo maior ganha mais prioridade no seu dia.

É importante estabelecer o seu próprio método de administração do tempo, um que leve em consideração as particularidades da sua rotina. Um método confiável e “azeitado”, aliado a ferramentas que o ajudem a enxergar e organizar suas pendências, ajuda muito a executar mais com menos stress e ansiedade. E procure não esquecer dessas pequenas dicas ao longo dos seus dias…

Ganhe tempo organizando suas atividades corretamente

Dicas fundamentais para organizar o trabalho de sua equipe com uma boa Gestão de Tarefas

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Neste nosso webinar, vamos explorar a importância de organizar as atividades do dia a dia para que você gerencie melhor seu tempo e, com isso, conquiste não só melhores resultados para a sua empresa, como mais tempo para dedicar a você mesmo.