Change the Culture. Change the Game

Das iniciativas corporativas, poucas se mostram mais desafiadoras que os programas de mudança de cultura. A cultura de uma empresa é composta das convicções, dos valores individuais, morais e éticos das pessoas estratégicas da empresa, que quando compartilhados de forma autêntica e eficaz, permeiam toda a estrutura e criam uma visão e filosofia compartilhada. Ela é o DNA coletivo da empresa, a assinatura da organização, usada por ela interna e externamente no ecossistema em que atua.

Estas iniciativas costumam exigir muito esforço e apresentam resultados lentos, porém, com o passar do tempo e aumento da maturidade, sua manutenção e revisão fica cada vez mais ágil e incorporar novos valores torna-se o gerenciamento de tarefas mais fácil. O importante é garantir o apoio e o comprometimento da alta direção com as mudanças e as práticas necessárias nas quais todos da organização irão se inspirar, acabando por incorporá-las naturalmente no dia-a-dia.

Acredito, e já disse isto em outros posts, que o grande desafio atual das empresas é facilitar a gestão de tarefas quando elas não puderem ser automatizadas. E isto se consegue com a cultura de colaboração: ampliar a sinergia entre as equipes e potencializar a comunicação, derrubando barreiras. Neste contexto, ferramentas como uma rede social corporativa com seufoco em compartilhamento e colaboração têm um papel cada vez mais importante.

Se vocês estão executando iniciativas de mudança cultural em suas empresas, essa pode ser uma boa dica.

No livro “Change the Culture, Change the Game: The Breakthrough Strategy for Energizing Your Organization and Creating Accountability for Results”, os autores Roger Connors e Tom Smith, especialistas reconhecidos no tema da criação de uma cultura corporativa que permeie toda a organização, aplicam sua estratégia prática e poderosa para auxiliar líderes a acelerar os programas de mudança de cultura, energizar suas empresas e ampliar o comprometimento com resultados.

Neste mapa e guia para a mudança da cultura organizacional, os autores introduzem o modelo Pirâmide de Resultados, uma metodologia simples e memorável para atingir de forma eficaz e eficiente a mudança da forma como as pessoas pensam e agem na organização para garantir que eles atinjam seus resultados desejados ajudando também na administração do tempo no trabalho.

Dominar esta capacidade de acelerar a mudança cultural é uma competência essencial para quaisquer líderes que querem manter suas empresas competitivas e focadas. A proposta do livro é ser um guia para o desenvolvimento desta competência de liderança e é baseado em uma metodologia que é utilizada por algumas das mais bem sucedidas e admiradas no mundo.

Baseado em mais de duas décadas de experiência em ajudar clientes na criação uma cultura de responsabilidade, os autores apresentam uma abordagem clara e simples que para conduzir a mudança de cultura orientada a resultados.

Em resumo, o livro aborda:

  • Como acelerar a mudança de cultura necessária para alcançar seus objetivos
  • Como gerar o impacto que o maior comprometimento das pessoas e equipes tem na aceleração da mudança
  • Como algumas das organizações mais bem sucedidas do mundo têm aplicado essas melhores práticas
  • Como transformar toda a sua organização através de cada nível da Pirâmide de Resultados: experiências, crenças, ações e resultados.

Criar uma cultura organizacional onde as pessoas abraçam a sua responsabilidade pelas demais e pela empresa é o ponto central de qualquer programa de mudança organizacional bem sucedido. Sem responsabilidade, o processo de mudança fracassa rapidamente porque as pessoas tornam-se resistentes as iniciativas e sabotam as iniciativas para transformar a organização, pois elas não sabem como gerenciar projetos e administrar o tempo.

Com comprometimento e responsabilidade as pessoas em todos os níveis das empresas abraçam os seus papéis na facilitação da mudança e demonstram a propriedade necessária para gerar o verdadeiro progresso, tanto para si quanto para a organização. O comprometimento quando obtido da maneira certa, produz uma maior transparência e abertura, melhora o trabalho em equipe e a confiança, gera comunicação mais eficaz e diálogo, além de maior ênfase nos resultados.

Engajamento e comprometimento é a questão que mais desafia as organizações atualmente. A cultura corporativa tem impacto nos resultados, e uma abordagem adequada para mudança de cultura acelera o impacto de uma forma tal que permite a virada no jogo, criando uma vantagem competitiva e as condições necessárias para manter essa vantagem no futuro.

Além dos fundamentos conceituais, o livro está repleto de ferramentas práticas, modelos e diagramas para facilitar o desenvolvimento do seu programa de mudança. Em outros post temos enfatizado aqui a importância do engajamento dos funcionários e da colaboração, além das principais tendências que precisam estar no radar das empresas. Todas implicam em mudança da cultura organizacional, e é aí que o livro “Change the Culture, Change the Game” pode servir com guia para traçar um roadmap dos programas de mudança na sua empresa.

Ficou alguma dúvida sobre a declaração do escopo? Como anda as definições dos seus projetos? Compartilhe com a gente e continue navegando aqui no blog!

A importância da Gestão de Projetos

Você sabe o quanto a Gestão de Projetos pode ajudar a melhorar os resultados da empresa?

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Neste nosso webinar, vamos explorar a importância de organizar seus projetos para que você atinja melhores resultados.