Pesquisa e desenvolvimento de produtos: entenda qual a função e como fazer na sua empresa

Pesquisa e desenvolvimento de produtos: entenda qual a função e como fazer na sua empresa

Escrito por Roberto Gil Espinha

29 abr 2022

5 min de leitura

A pesquisa e o desenvolvimento de produtos é um setor que vem crescendo cada vez mais dentro das empresas. Ele tem como objetivo principal inovar e trazer ideias originais para o mercado.

Um dos maiores desafios atualmente para empresas é conseguir criar um produto viável a partir da transformação de ideias originais.

Você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre pesquisa e desenvolvimento de produtos e como fazer na sua empresa? Então, siga a leitura!

O que é pesquisa e desenvolvimento de produtos?

A pesquisa é a ação de buscar conhecimento e informações sobre alguma área específica. Já o desenvolvimento se refere a criar/elaborar algo.

A pesquisa e o desenvolvimento de produtos ou P&D, é uma área responsável por desenvolver produtos novos ou melhorar aqueles que já existem.

A partir dela são identificadas as necessidades do mercado e dos consumidores e elaborados produtos que supram essas demandas.

Qual a importância do setor de pesquisa e desenvolvimento?

O setor de pesquisa e desenvolvimento é essencial para qualquer empresa, especialmente aquelas que são focadas em tecnologia e inovação. Pois a função delas é trazer novas soluções e novas ideias para o mercado.

Além de que esse setor traz para as empresas diversos benefícios. Entre eles encontram-se: melhora da eficiência, diferencial em inovação, competitividade e redução de custos.

Como fazer pesquisa e desenvolvimento de produtos em uma empresa?

No momento que a empresa decide desenvolver um novo produto é importante saber quais os passos essenciais para fazer isso da melhor maneira e obter sucesso. Confira abaixo algumas das etapas que fazem parte da pesquisa e desenvolvimento de produtos.

1. Desenvolvimento da ideia

No primeiro passo temos a criação da ideia. Aqui é muito importante fazer um brainstorming com todas as ideias obtidas que você ache que tem potencial para se transformarem em um produto e trazer inovação para o mercado.

Defina um objetivo, seja visual e separe uma grande quantidade de ideias.

2. Pesquisa

Aqui entra a parte da pesquisa em si. Nesse momento é hora de buscar o máximo de informações sobre o mercado em que o produto está inserido e sobre o público-alvo que será o possível consumidor.

É válido fazer pesquisas através do Google trends ou pesquisas online qualitativas e quantitativas.

3. Planejamento

Nesse estágio entra o planejamento. Planejar é um passo essencial para qualquer desenvolvimento de projeto ou de produto.

O planejamento ajuda na organização das etapas do desenvolvimento e facilita a eficiência da equipe. Quando você trilha o percurso do projeto fica muito mais fácil para você conseguir visualizar as ações que devem ser tomadas para chegar ao resultado final.

4. Criação de conceito

Na fase da definição do conceito entra a criação do protótipo do produto. O protótipo é uma representação visual de como seria o produto em seu estado final.

Nesse estágio podem surgir ideias de melhorias e versões mais desenvolvidas.

5. Estratégia de marketing

O marketing é uma área muito importante para ajudar com que a empresa consiga fazer o produto chegar até o público certo e aumentar as chances de venda.

Uma boa estratégia de marketing conta com estudo de público-alvo, divulgação por meio de campanhas publicitárias, definição de canais de distribuição e definição de preço.

Outros passos essenciais para a pesquisa e desenvolvimento de produtos também são:

  • Análise de viabilidade;
  • Design do produto;
  • Entrada no mercado.

Dicas para fazer a gestão da equipe de desenvolvimento

Na hora de iniciar a pesquisa e o desenvolvimento de um novo produto, é essencial que a empresa tenha uma equipe de qualidade. Dessa forma, as chances do produto alcançar resultados positivos são muito maiores.

Por isso separamos algumas dicas essenciais de como fazer a gestão da equipe de desenvolvimento da melhor maneira e ter um time de sucesso. Confira elas a seguir:

Desenvolva o espírito de liderança

Toda boa equipe tem um bom líder por trás. Dessa forma, é muito importante que a pessoa que assuma esse papel tenha algumas características essenciais desse perfil como: boa organização, boa comunicação, empatia e profissionalismo.

Utilize metodologias ágeis

As metodologias ágeis como o Scrum, por exemplo, podem ser muito úteis para fazer a gestão da equipe de desenvolvimento. Elas auxiliam na organização das tarefas, na produtividade e na qualidade de entregas.

Invista em softwares de gestão

Ter na empresa ferramentas adequadas como softwares de gerenciamento, por exemplo, são muito importantes para a equipe de desenvolvimento. Eles também ajudam na produtividade, no desempenho das tarefas e na disciplina.

Também se pode citar outras dicas essenciais para uma boa gestão da equipe de desenvolvimento, como:

  • Criação de metas coletivas;
  • Criação de metas individuais;
  • Oferecimento de feedbacks para a equipe;
  • Investimento em treinamentos.

Deu para ter uma ideia nesse artigo de como a área de pesquisa e desenvolvimento está em ascensão e como ela é importante para as empresas atualmente, não é mesmo?

Por isso recomendamos que você estude mais sobre esse assunto através do nosso e-book sobre pesquisa e desenvolvimento de produtos.

Nele você irá aprender mais a fundo sobre qual a função exatamente desse setor nas empresas, como fazer um brainstorming para dar inicio a criação de uma ideia e dicas completas para uma boa gestão de equipe. Clique no botão abaixo e baixe gratuitamente!

Pesquisa e desenvolvimento de produtos entenda as 8 etapas e como fazer na sua empresa

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.