Podcast para gestão de projetos: 7 opções que todo gestor precisa ouvir

Podcast para gestão de projetos: 7 opções que todo gestor precisa ouvir

Escrito por Roberto Gil Espinha

04 dez 2023

9 min de leitura

Quando nós pensamos em aprendizagem, a primeira coisa que vem a nossa mente são os livros. Mas, existe uma infinidade de outras maneiras de aprender, e o entretenimento é uma das formas mais gostosas e leves de fazer isso.  

Nesse contexto, o podcast é conteúdo que está muito em alta, porque ele traz praticidade e permite aprender durante as atividades cotidianas, como uma caminhada matinal, no trajeto para o trabalho ou em uma pausa para o café. 

Por isso, neste artigo, montamos uma lista com alguns podcasts repletos de insights, dicas práticas e histórias inspiradoras. Não perca! 

 

7 podcasts que todo gestor de projetos precisa ouvir  

Os podcasts são uma maneira flexível, conveniente e eficaz de aprender em um mundo empresarial veloz e em constante mudança. Para gestores de projetos, eles são uma forma legal para se manterem atualizados, adquirirem novas habilidades e se inspirarem. 

Então, prepare seus fones de ouvido e embarque conosco nesta jornada de descoberta auditiva na gestão de projetos. 

 

Café Brasil Podcast 

Comandado por Luciano Pires, o Café Brasil Podcast apresenta conversas e reflexões sobre cultura, comportamento, empreendedorismo e muito mais, tudo com um toque de bom humor. A proposta é oferecer uma experiência rica de conteúdo, sempre procurando chamar a atenção para um ponto de vista diferente daquele praticado pelo senso comum.  

No Café Brasil, a curadoria de assuntos é prioridade. Segundo o portal do podcast, a ideia é que os conteúdos atuem como “personal trainers” que estimulam o ouvinte a praticar uma espécie de “fitness intelectual” para manter o cérebro em forma. 

Ensinamentos que o podcast pode trazer para a gestão de projetos 

  • Desenvolvimento pessoal: questões de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento são frequentemente abordados, o que pode ser relevante para gestores que desejam aprimorar suas habilidades interpessoais e de autogestão.
  • Resiliência e superação obstáculos: muitos episódios abordam histórias de superação e resiliência. Isso pode ser inspirador para gestores que enfrentam adversidades em seus projetos e desejam aprender a superá-las.
  • Novas formas de enxergar o mundo: o podcast busca fugir do senso comum. Assim, temas comuns da sociedade podem ter debates únicos e apresentar novas perspectivas aos gestores, fazendo reflexões e trazendo ensinamentos marcantes.  

Gestão do Amanhã 

Gestão do Amanhã é um podcast que se concentra em explorar temas relacionados à gestão, inovação, tecnologia e estratégia empresarial. Produzido pelo professor e escritor Arthur Igreja, em parceria com outros especialistas em negócios e inovação, o podcast oferece uma visão abrangente das tendências e desafios que as empresas enfrentam no ambiente de negócios em constante evolução. 

Ensinamentos que o podcast pode trazer para a gestão de projetos 

  • Inovação e transformação digital: o podcast traz uma visão de como as empresas estão adotando novas tecnologias e estratégias para se manterem competitivas. Os gestores de projetos podem aprender como aplicar essas abordagens em seus próprios projetos para impulsionar a inovação. 
  • Tendências Globais: as tendências globais têm alto impacto sobre os negócios, provocando mudanças demográficas, tecnológicas e culturais. Isso ajuda os gestores a manterem-se atualizados sobre fatores externos que podem afetar seus projetos. 
  • Economia e Mercado: negócios e finanças andam lado a lado. Ter acesso a discussões e atualizações desse cenário pode ajudar os gestores a entenderem o contexto econômico no qual seus projetos estão inseridos e se preparem de maneira mais coerente. 

| Baixe já: Planilha de Gerenciamento de Custos em Projetos  

Braincast 

Produzido pelo B9, um dos principais portais de conteúdo digital do Brasil, o Braincast é conhecido por sua abordagem descontraída e reflexiva sobre questões atuais e tendências relevantes. O programa tem uma característica eclética, explorando uma ampla gama de tópicos, desde cultura pop, tecnologia, comportamento humano, até marketing, inovação e tendências no mundo dos negócios. 

De acordo com o portal da B9, o Braincast produz conversas curiosas para mentes criativas.  

Ensinamentos que o podcast pode trazer para a gestão de projetos 

  • Comunicação e Storytelling: a forma como os episódios são estruturados e apresentados destaca a importância da comunicação eficaz e do storytelling. Isso pode ser aplicado à comunicação dos projetos, que devem envolver e cativar os stakeholders. 
  • Comportamento do Consumidor: O “Braincast” explora o comportamento do consumidor, marketing e tendências de consumo. Essas lições podem ser importantes para gestores que precisam entender as necessidades e expectativas dos clientes em seus projetos. 
  • Mudanças Sociais: questões sociais e mudanças na sociedade estão sempre em pauta. Essa compreensão pode ser útil para gestores de projetos que precisam adaptar seus projetos às mudanças nas expectativas e valores da sociedade. 

| Leia também: [E-book] Gerenciamento de Stakeholders  

Mundo Corporativo 

O Mundo Corporativo é um podcast produzido pela rádio CBN (Central Brasileira de Notícias), uma das principais emissoras de notícias e informações do país. O programa é conduzido por Mílton Jung, jornalista e apresentador da CBN, e tem como objetivo explorar uma ampla gama de temas relacionados ao mundo dos negócios, gestão, carreira e desenvolvimento profissional. 

Ensinamentos que o podcast pode trazer para a gestão de projetos 

  • Liderança e gestão de equipes: as entrevistas frequentemente destacam líderes empresariais de sucesso. Isso fornece insights sobre estilos de liderança, estratégias de gestão de equipes e como construir culturas organizacionais eficazes. 
  • Gestão de mudanças: muitos episódios discutem processos de mudança nas organizações. Isso pode ser relevante para gestores de projetos que precisam gerenciar a transição de suas equipes e stakeholders para novas práticas ou sistemas. 
  • Gestão de crises: discussões sobre como empresas lidaram com crises podem ensinar gestores de projetos a desenvolver planos de contingência e a lidar com situações adversas. 

| Leia também: guia definitivo para fazer gestão de equipes  

Anticast 

O Anticast é um podcast conhecido por sua abordagem crítica e provocadora a uma variedade de tópicos, incluindo política, cultura, história, ciência, entre outros.  

Criado em 2011 por Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Rafael Ancara, no início, o foco era criar um programa dedicado a falar sobre design, comunicação e cultura. Hoje, é uma rede de podcasts com os mais variados temas que busca aprofundar o debate e a análise de questões relevantes da sociedade contemporânea. 

Ensinamentos que o podcast pode trazer para a gestão de projetos 

  • Pensamento crítico: O podcast encoraja os ouvintes a adotarem uma perspectiva crítica em relação às informações e aos eventos. Isso pode ser valioso para gestores de projetos ao avaliarem desafios, tomar decisões informadas e analisar o progresso de seus projetos de forma crítica. 
  • Ética e responsabilidade: a questão da responsabilidade social é um tema bastante frequente, destacando a importância de fazer considerações éticas ao tomar decisões que afetam as partes interessadas de um negócio. 
  • Desafios complexos: o programa muitas vezes discute desafios complexos que a sociedade enfrenta. Isso pode ensinar gestores de projetos a abordar problemas multifacetados e a desenvolver soluções criativas. 

Nerdcast 

O Nerdcast é um dos podcasts mais populares do Brasil. Embora o foco principal seja o entretenimento e a cultura nerd, ele abrange uma ampla gama de temas, incluindo cinema, tecnologia, literatura, história, ciência e muito mais. O Objetivo desse podcast é trazer uma conversa informal, divertida e doida, mas séria ao mesmo tempo.  

Ensinamentos que o podcast pode trazer para a gestão de projetos 

  • Criatividade e inovação: criatividade e inovação são temas que sempre aparecem no Nerdcast. Os gestores de projetos podem aprender como abordar desafios com pensamento criativo e encontrar soluções inovadoras. 
  • Liderança: ouvir histórias e experiências de líderes do mercado pode fornecer insights sobre liderança, tomada de decisão, estratégia e desenvolvimento de equipes. 
  • Resolução de problemas: os episódios frequentemente abordam desafios complexos, e os apresentadores e convidados discutem maneiras de resolvê-los. Isso pode ser útil para gestores de projetos que enfrentam obstáculos em suas tarefas diárias. 

Café com ADM 

Café com ADM é um podcast voltado para o mundo dos negócios, administração e gestão. Apresentado por Leandro Vieira – autor e especialista em marketing, empreendedorismo e administração -, ele oferece entrevistas com especialistas, empreendedores de sucesso, autores de livros e executivos, bem como análises de tendências de negócios e discussões sobre desafios contemporâneos no mundo corporativo. 

Ensinamentos que o podcast pode trazer para a gestão de projetos 

  • Estratégia empresarial e contexto de negócios: aborda tópicos relacionados à estratégia empresarial, permitindo que gestores de projetos compreendam o cenário mais amplo em que seus projetos estão inseridos, alinhando suas ações com os objetivos organizacionais. 
  • Desenvolvimento pessoal e avanço na carreira: o podcast discute conselhos práticos sobre o desenvolvimento pessoal e o crescimento na carreira, equipando gestores de projetos com habilidades adicionais e estratégias para alcançar o sucesso profissional. 
  • Comunicação eficaz: questões de marketing e comunicação são bastante presentes. Assim, os gestores de projetos podem ter insights sobre como comunicar de forma eficaz com suas equipes, stakeholders e clientes, garantindo um alinhamento claro com os objetivos do projeto. 

Gostou dessas indicações? Temos mais duas listas de indicações que você também pode gostar:  

E se você está em busca de mais conteúdos que te atualizam do universo da gestão, se inscreva no artianews, nossa newsletter mensal dedicada à gestão de projetos! 

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Imagem blog artia

Podcast para gestão de projetos: 7 opções que todo gestor precisa ouvir

Escrito por Roberto Gil Espinha

12 out 2023

9 min de leitura

Quando nós pensamos em aprendizagem, a primeira coisa que vem a nossa mente são os livros. Mas, existe uma infinidade de outras maneiras de aprender, e o entretenimento é uma das formas mais gostosas e leves de fazer isso.  

Nesse contexto, o podcast é conteúdo que está muito em alta, porque ele traz praticidade e permite aprender durante as atividades cotidianas, como uma caminhada matinal, no trajeto para o trabalho ou em uma pausa para o café. 

Por isso, neste artigo, montamos uma lista com alguns podcasts repletos de insights, dicas práticas e histórias inspiradoras. Não perca! 

 

7 podcasts que todo gestor de projetos precisa ouvir  

Os podcasts são uma maneira flexível, conveniente e eficaz de aprender em um mundo empresarial veloz e em constante mudança. Para gestores de projetos, eles são uma forma legal para se manterem atualizados, adquirirem novas habilidades e se inspirarem. 

Então, prepare seus fones de ouvido e embarque conosco nesta jornada de descoberta auditiva na gestão de projetos. 

 

Café Brasil Podcast 

Comandado por Luciano Pires, este podcast apresenta conversas e reflexões sobre cultura, comportamento, empreendedorismo e muito mais, tudo com um toque de bom humor. A proposta é oferecer uma experiência rica de conteúdo, sempre procurando chamar a atenção para um ponto de vista diferente daquele praticado pelo senso comum.  

No Café Brasil, a curadoria de assuntos é prioridade. Segundo o portal do podcast, a ideia é que os conteúdos atuem como “personal trainers” que estimulam o ouvinte a praticar uma espécie de “fitness intelectual” para manter o cérebro em forma. 

Ensinamentos que o podcast pode trazer para a gestão de projetos 

  • Desenvolvimento pessoal: questões de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento são frequentemente abordados, o que pode ser relevante para gestores que desejam aprimorar suas habilidades interpessoais e de autogestão. 
  • Resiliência e superação obstáculos: muitos episódios abordam histórias de superação e resiliência. Isso pode ser inspirador para gestores que enfrentam adversidades em seus projetos e desejam aprender a superá-las. 
  • Novas formas de enxergar o mundo: o podcast busca fugir do senso comum. Assim, temas comuns da sociedade podem ter debates únicos e apresentar novas perspectivas aos gestores, fazendo reflexões e trazendo ensinamentos marcantes.  

 

Gestão do Amanhã 

Gestão do Amanhã é um podcast que se concentra em explorar temas relacionados à gestão, inovação, tecnologia e estratégia empresarial. Produzido pelo professor e escritor Arthur Igreja, em parceria com outros especialistas em negócios e inovação, o podcast oferece uma visão abrangente das tendências e desafios que as empresas enfrentam no ambiente de negócios em constante evolução. 

Ensinamentos que o podcast pode trazer para a gestão de projetos 

  • Inovação e transformação digital: o podcast traz uma visão de como as empresas estão adotando novas tecnologias e estratégias para se manterem competitivas. Os gestores de projetos podem aprender como aplicar essas abordagens em seus próprios projetos para impulsionar a inovação. 
  • Tendências Globais: as tendências globais têm alto impacto sobre os negócios, provocando mudanças demográficas, tecnológicas e culturais. Isso ajuda os gestores a manterem-se atualizados sobre fatores externos que podem afetar seus projetos. 
  • Economia e Mercado: negócios e finanças andam lado a lado. Ter acesso a discussões e atualizações desse cenário pode ajudar os gestores a entenderem o contexto econômico no qual seus projetos estão inseridos e se preparem de maneira mais coerente. 

|Baixe já: planilha de gerenciamento de custos em projetos  

  

 

Braincast 

Produzido pelo B9, um dos principais portais de conteúdo digital do Brasil, este podcast é conhecido por sua abordagem descontraída e reflexiva sobre questões atuais e tendências relevantes. O programa tem uma característica eclética, explorando uma ampla gama de tópicos, desde cultura pop, tecnologia, comportamento humano, até marketing, inovação e tendências no mundo dos negócios. 

De acordo com o portal da B9, o Braincast produz conversas curiosas para mentes criativas.  

Ensinamentos que o podcast pode trazer para a gestão de projetos 

  • Comunicação e Storytelling: a forma como os episódios são estruturados e apresentados destaca a importância da comunicação eficaz e do storytelling. Isso pode ser aplicado à comunicação dos projetos, que devem envolver e cativar os stakeholders. 
  • Comportamento do Consumidor: O “Braincast” explora o comportamento do consumidor, marketing e tendências de consumo. Essas lições podem ser importantes para gestores que precisam entender as necessidades e expectativas dos clientes em seus projetos. 
  • Mudanças Sociais: questões sociais e mudanças na sociedade estão sempre em pauta. Essa compreensão pode ser útil para gestores de projetos que precisam adaptar seus projetos às mudanças nas expectativas e valores da sociedade. 

| Leia também: [E-book] gerenciamento de stakeholders  

 

Mundo Corporativo 

O Mundo Corporativo é um podcast produzido pela rádio CBN (Central Brasileira de Notícias), uma das principais emissoras de notícias e informações do país. O programa é conduzido por Mílton Jung, jornalista e apresentador da CBN, e tem como objetivo explorar uma ampla gama de temas relacionados ao mundo dos negócios, gestão, carreira e desenvolvimento profissional. 

Ensinamentos que o podcast pode trazer para a gestão de projetos 

  • Liderança e gestão de equipes: as entrevistas frequentemente destacam líderes empresariais de sucesso. Isso fornece insights sobre estilos de liderança, estratégias de gestão de equipes e como construir culturas organizacionais eficazes. 
  • Gestão de mudanças: muitos episódios discutem processos de mudança nas organizações. Isso pode ser relevante para gestores de projetos que precisam gerenciar a transição de suas equipes e stakeholders para novas práticas ou sistemas. 
  • Gestão de crises: discussões sobre como empresas lidaram com crises podem ensinar gestores de projetos a desenvolver planos de contingência e a lidar com situações adversas. 

| Leia também: guia definitivo para fazer gestão de equipes  

 

Anticast 

O Anticast é um podcast conhecido por sua abordagem crítica e provocadora a uma variedade de tópicos, incluindo política, cultura, história, ciência, entre outros.  

Criado em 2011 por Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Rafael Ancara, no início, o foco era criar um programa dedicado a falar sobre design, comunicação e cultura. Hoje, é uma rede de podcasts com os mais variados temas que busca aprofundar o debate e a análise de questões relevantes da sociedade contemporânea. 

Ensinamentos que o podcast pode trazer para a gestão de projetos 

  • Pensamento crítico: O podcast encoraja os ouvintes a adotarem uma perspectiva crítica em relação às informações e aos eventos. Isso pode ser valioso para gestores de projetos ao avaliarem desafios, tomar decisões informadas e analisar o progresso de seus projetos de forma crítica. 
  • Ética e responsabilidade: a questão da responsabilidade social é um tema bastante frequente, destacando a importância de fazer considerações éticas ao tomar decisões que afetam as partes interessadas de um negócio. 
  • Desafios complexos: o programa muitas vezes discute desafios complexos que a sociedade enfrenta. Isso pode ensinar gestores de projetos a abordar problemas multifacetados e a desenvolver soluções criativas. 

Nerdcast 

O Nerdcast é um dos podcasts mais populares do Brasil. Embora o foco principal seja o entretenimento e a cultura nerd, ele abrange uma ampla gama de temas, incluindo cinema, tecnologia, literatura, história, ciência e muito mais. O Objetivo desse podcast é trazer uma conversa informal, divertida e doida, mas séria ao mesmo tempo.  

Ensinamentos que o podcast pode trazer para a gestão de projetos 

  • Criatividade e inovação: criatividade e inovação são temas que sempre aparecem no Nerdcast. Os gestores de projetos podem aprender como abordar desafios com pensamento criativo e encontrar soluções inovadoras. 
  • Liderança: ouvir histórias e experiências de líderes do mercado pode fornecer insights sobre liderança, tomada de decisão, estratégia e desenvolvimento de equipes. 
  • Resolução de problemas: os episódios frequentemente abordam desafios complexos, e os apresentadores e convidados discutem maneiras de resolvê-los. Isso pode ser útil para gestores de projetos que enfrentam obstáculos em suas tarefas diárias. 

 

Café com ADM 

Café com ADM é um podcast voltado para o mundo dos negócios, administração e gestão. Apresentado por Leandro Vieira – autor e especialista em marketing, empreendedorismo e administração -, ele oferece entrevistas com especialistas, empreendedores de sucesso, autores de livros e executivos, bem como análises de tendências de negócios e discussões sobre desafios contemporâneos no mundo corporativo. 

Ensinamentos que o podcast pode trazer para a gestão de projetos 

  • Estratégia empresarial e contexto de negócios: aborda tópicos relacionados à estratégia empresarial, permitindo que gestores de projetos compreendam o cenário mais amplo em que seus projetos estão inseridos, alinhando suas ações com os objetivos organizacionais. 
  • Desenvolvimento pessoal e avanço na carreira: o podcast discute conselhos práticos sobre o desenvolvimento pessoal e o crescimento na carreira, equipando gestores de projetos com habilidades adicionais e estratégias para alcançar o sucesso profissional. 
  • Comunicação eficaz: questões de marketing e comunicação são bastante presentes. Assim, os gestores de projetos podem ter insights sobre como comunicar de forma eficaz com suas equipes, stakeholders e clientes, garantindo um alinhamento claro com os objetivos do projeto. 

Gostou dessas indicações? Temos mais duas listas de indicações que você também pode gostar:  

  • 7 filmes essenciais para a gestão de projetos 
  • 7 livros que todo gestor de projetos precisa ler 

E se você está em busca de mais conteúdos que te atualizam do universo da gestão, se inscreva no artianews, nossa newsletter mensal dedicada à gestão de projetos! 

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.