Livros de gestão de projetos: 7 obras que você precisa ler

Livros de gestão de projetos: 7 obras que você precisa ler

Escrito por Roberto Gil Espinha

17 out 2023

11 min de leitura

Você é daqueles que pensa que para ser um bom gestor de projetos é preciso dormir abraçado com o PMBOK®?

Os livros teóricos são verdadeiros pilares de conhecimento, porque trazem diretrizes, metodologias e casos de estudo que ajudam os profissionais a compreenderem os princípios da gestão de projetos. Mas, o aprendizado pode ir muito além disso!  

Por isso, neste texto, vamos trazer sete indicações de livros não relacionados ao gerenciamento de projetos, mas que trazem excelentes lições para o gestor. Confira!  

E se você quiser ter esse momento de leitura descontraída, mas também quer se dedicar nos estudos técnicos, temos uma lista com 15 livros que todo gestor de projetos precisa ler.

 

7 livros para gestores de projetos 

Muitas vezes, a inspiração e a sabedoria também podem ser encontradas em momentos de descontração, com histórias envolventes, narrativas cativantes e personagens que enfrentam desafios semelhantes aos que os gestores de projetos enfrentam em seu cotidiano. 

Então, pegue seu café e venha conferir nossa indicação de livros para a gestão de projetos

 

Quem mexeu no meu queijo? – Spencer Johnson 

“Quem mexeu no meu queijo?” é um livro de negócios escrito por Spencer Johnson que se tornou um best-seller internacional. Apesar de ser uma obra de ficção, o livro contém uma poderosa mensagem sobre mudança e adaptação, elementos fundamentais para a gestão de projetos. 

A história gira em torno de quatro personagens que vivem em um labirinto e têm uma rotina de procurar por queijo em uma estação específica do labirinto. No entanto, um dia, o queijo deles desaparece do local onde costumava estar. Diante dessa mudança inesperada, são apresentadas diferentes reações e abordagens dos personagens em busca do queijo, que, no livro, é uma metáfora para a felicidade e o sucesso.  

Lições que o livro traz para a gestão de projetos 

  • Adaptação à mudança: a história destaca a importância de se adaptar às mudanças. Os gestores de projetos frequentemente enfrentam alterações de escopo, recursos limitados e outras variáveis e buscar novas soluções é fundamental. 
  • Resistência à mudança: dois dos personagens são relutantes em abandonar o que é conhecido e confortável, mesmo quando ficam evidentes a necessidade de mudança e os benefícios que ela pode trazer. Isso reflete a resistência que alguns membros da equipe ou partes interessadas podem ter em relação a mudanças em um projeto. 
  • Tomada de decisão baseada em dados: os dois personagens que identificam a importância da mudança analisam a situação e tomam medidas baseadas em fatos.  

| Leia também: Projetos de inovação 

 

A revolução dos bichos – George Orwell 

“A revolução dos bichos” de George Orwell oferece uma perspectiva crítica sobre temas relacionados ao poder, valores e comunicação. A história do livro se desenrola em uma fazenda onde os animais se rebelam contra o fazendeiro opressor e estabelecem um sistema de governo próprio baseado em ideais igualitários. No entanto, ao longo do tempo, a liderança dos animais se corrompe e o sistema se deteriora, retornando à opressão e à exploração dos animais.  

Embora seja uma sátira política, a história tem profundas implicações que podem ser relacionadas à gestão de projetos e à liderança. 

Lições que o livro traz para a gestão de projetos 

  • Liderança e autoridade: o livro destaca a importância de uma liderança sólida e ética em qualquer empreendimento, incluindo projetos. Quando os líderes não mantêm a integridade ou a visão original do projeto, isso pode levar a resultados negativos. 
  • Equipe e colaboração: a história dos animais mostra como a falta de coesão e colaboração pode levar ao fracasso. A gestão de projetos bem-sucedida depende de uma equipe coesa que compartilhe visões e trabalhe em conjunto para alcançar metas. 
  • Controle e escopo: à medida que a liderança dos porcos se torna mais autoritária, o escopo da revolução muda, refletindo como os projetos podem se desviar de seus objetivos iniciais se não houver controle adequado. 

 

| Assista: [WEBINAR] Competências de um bom gerente 

 

 

Duna – Frank Herbert   

“Duna” é um épico da ficção científica que se desenrola em um futuro distante, em um universo vasto e complexo. A história gira em torno do planeta desértico de Arrakis, também conhecido como Duna, que é o único lugar onde a valiosa especiaria melange é encontrada. Assim, esta é uma história envolvente que aborda planetas desérticos, poderosas casas nobres e conflitos políticos intergalácticos. 

Lições que o livro traz para a gestão de projetos 

  • Planejamento estratégico: o planeta desértico de Arrakis (Duna) é um ambiente hostil com recursos escassos, como a especiaria melange, vital para a galáxia. A gestão eficaz dos recursos e um planejamento detalhado de seu uso são essenciais para o sucesso das ações.
  • Alianças estratégicas: o livro explora alianças políticas e sérias negociações entre as casas nobres. A capacidade de estabelecer alianças estratégicas com partes interessadas é fundamental para superar obstáculos e alcançar objetivos. 
  • Resiliência e adaptação: os personagens de “Duna” enfrentam inúmeras adversidades e desafios imprevistos. Na gestão de projetos, a resiliência e a adaptabilidade são essenciais para lidar com mudanças inesperadas e manter o projeto em curso. 

 

| Aprofunde o conhecimento: [WEBINAR] Planejamento de recursos

Webinar-Planejamento-de-Recursos 

 

Neuromancer – William Gibson 

“Neuromancer” é um romance de ficção científica que se passa em um futuro distópico, em que a tecnologia cibernética, a realidade virtual e a intriga tecnológica desempenham um papel central.  

O livro segue as aventuras de Case, um ex-hacker de renome que perdeu sua capacidade de se conectar à matriz, um mundo virtual interconectado, devido a uma sabotagem cibernética. Case é envolvido em uma missão para romper as barreiras da IA e desbloquear os segredos mais profundos da matriz, revelando um mundo de intriga corporativa, espionagem cibernética e inteligência artificial. 

Lições que o livro traz para a gestão de projetos 

  • Inovação tecnológica: “Neuromancer” explora conceitos avançados de cibernética, realidade virtual e inteligência artificial. Os gestores de projetos podem aprender com o livro a importância de acompanhar as tendências tecnológicas e adotar inovações que possam melhorar a eficiência e a competitividade de seus projetos. 
  • Gestão de riscos cibernéticos: a história destaca os riscos associados à dependência excessiva da tecnologia e aos perigos de sistemas de segurança inadequados. Gestores devem utilizar a tecnologia a seu favor, mas precisam tomar medidas de segurança e proteção de dados para isso.  
  • Gestão da mudança: o livro retrata um mundo em constante evolução, em que a tecnologia e as normas sociais estão em fluxo constante. Isso destaca a importância das organizações se adaptarem às mudanças tecnológicas e culturais para permanecerem relevantes. 

 

| Leia também: Inteligência artificial na gestão de projetos  

A máquina do tempo – H.G. Wells 

“A Máquina do Tempo” de H.G. Wells é uma obra clássica da ficção científica em que o personagem central, conhecido como o Viajante do Tempo, alega ter criado uma máquina capaz de transportar uma pessoa por diferentes eras temporais. Inicialmente, seus amigos não acreditam nessa incrível façanha, mas à medida que a narrativa se desenrola, eles se tornam cativados pela história e começam a questionar as fronteiras da realidade. 

Esta é uma obra que transcende sua época, pois desafia os leitores a refletirem sobre o futuro da humanidade e a importância da exploração, da adaptação e do entendimento do tempo em nossa própria jornada através da vida. 

Lições que o livro traz para a gestão de projetos 

  • Adaptação ao ambiente: ao viajar para o futuro, o protagonista se depara com sociedades radicalmente diferentes. Isso ressalta a importância da adaptação ao ambiente em que um projeto é executado e ajustar seus planos à medida que as circunstâncias mudam. 
  • Gestão do tempo: a própria ideia de viajar no tempo faz alusão direta à gestão do tempo. Gerentes de projetos precisam ser eficazes na alocação e no acompanhamento do tempo gasto em cada fase do projeto, porque este é um recurso limitado. 
  • Visão de futuro: o personagem principal é movido por uma curiosidade incessante e um desejo de explorar o futuro, o que reflete a importância de ter uma visão clara e um objetivo final em mente ao gerenciar projetos. Uma visão de futuro pode unificar a equipe e orientar o trabalho em direção a metas específicas. 

 

| Veja também: [WEBINAR] Gestão do tempo em projetos 

Webinar-Gestão-do-Tempo 

 

A elegância do ouriço – Muriel Barbery 

“A Elegância do Ouriço”, escrito por Muriel Barbery, é um romance que se concentra na vida de duas personagens principais que, à primeira vista, parecem levar vidas muito diferentes: Renée, a zeladora de um prédio parisiense, e Paloma, uma jovem moradora do edifício.  

O livro é uma exploração da complexidade humana, dos relacionamentos interpessoais e da busca pela verdadeira beleza na vida cotidiana. Com uma narrativa profunda que explora questões filosóficas, a busca pela autenticidade, o poder da amizade e a descoberta da beleza oculta no mundo, Muriel Barbery tece uma história comovente que nos lembra da importância de olhar além das aparências e apreciar a riqueza da experiência humana. 

Lições que o livro traz para a gestão de projetos 

  • Compreensão das complexidades humanas: o livro mergulha profundamente na psicologia e nos pensamentos das personagens. Em projetos, é preciso levar em conta as motivações, preocupações e desejos das pessoas envolvidas para ter uma equipe eficaz. 
  • Desenvolvimento pessoal: as personagens passam por processos de autodescoberta e transformação. Ao incentivar o crescimento pessoal e profissional em uma equipe de projetos, as pessoas ganham mais coesão e alinhamento.  
  • Valorização das pequenas coisas: “A elegância do ouriço” frequentemente enfatiza a beleza das coisas simples e cotidianas. Isso pode ser uma lembrança de que, ao gerenciar projetos complexos, não devemos perder de vista os detalhes menores, porque eles fazem toda a diferença no sucesso geral. 

 

| Leia também: Recursos humanos do projeto 

Criatividade S.A. – Ed Catmull 

“Criatividade S.A.” é um livro escrito por Ed Catmull, um dos co-fundadores da Pixar Animation Studios e um líder visionário no campo da animação e da tecnologia. A obra oferece uma visão profunda dos bastidores do mundo da animação digital, em que Ed Catmull nos leva em uma jornada fascinante pelos primeiros dias da Pixar e da Walt Disney Animation Studios, compartilhando suas experiências e lições aprendidas ao longo de décadas de liderança criativa. 

“Criatividade S.A.” é um livro inspirador, que nos lembra que a criatividade é um processo colaborativo e que a inovação pode florescer quando se cria um ambiente de trabalho que valoriza a imaginação, a diversidade e a busca incansável pela excelência. 

Lições que o livro traz para a gestão de projetos 

  • Cultura organizacional: Catmull enfatiza a importância de criar uma cultura empresarial que valorize a criatividade e o feedback honesto. Ele descreve como a Pixar cultivou um ambiente onde os funcionários se sentem seguros para compartilhar ideias e opiniões. 
  • Aprendizado com o fracasso: a Pixar aprendeu com os fracassos e os transformou em oportunidades de crescimento. Essa mentalidade pode ser aplicada à gestão de projetos, incentivando equipes a encarar desafios como oportunidades de aprendizado e melhoria. 
  • Colaboração interdisciplinar: a Pixar promove a colaboração entre diferentes disciplinas, como arte, tecnologia e narrativa. Na gestão de projetos, a colaboração entre especialistas de diferentes áreas pode levar a soluções mais inovadoras e bem-sucedidas. 

 

| Leia também: [E-BOOK] Cultura organizacional e alta performance  


 

Gostou dessas indicações? Confira também a lista de filmes essenciais para a gestão de projetos 

E se você está em busca de mais conteúdos como este, não deixe de se inscrever no “artianews“, nossa newsletter mensal dedicada à gestão de projetos.  

Através dela, você estará informado sobre os tópicos e eventos mais importantes no âmbito do gerenciamento de projetos. Inscreva-se já e não perca mais nada desse universo!  

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.