15 livros que todo gerente de projetos precisa ler

15 livros que todo gerente de projetos precisa ler

Escrito por Roberto Gil Espinha

27 nov 2019

9 min de leitura

Ser gerente de projetos é estar sempre em busca de conhecimento para aperfeiçoar suas práticas e desenvolver novas habilidades. Mesmo depois de concluir cursos de especialização e garantir certificações internacionais, é importante que o profissional continue aprendendo e se atualizando. Nesse sentido, os livros são uma solução que unem o útil ao agradável. Para te ajudar a encontrar as melhores referências na área, fizemos uma curadoria com 15 livros que todo gerente de projetos precisa ler.

Acompanhe!

1. Gerente também é gente – André B. Barcaui

Livro Gerente também é gente – André B. Barcaui

Nossa primeira sugestão é um livro que utiliza a ficção para apresentar conceitos fundamentais para o gerenciamento de projetos. Escrito por André Barcaui, especialista com mais de 20 anos de experiência na área de gerenciamento de projetos, o livro conta a história de um profissional que acaba de ser promovido a gerente de projetos.

Ao conhecer os desafios que o personagem enfrenta em sua nova rotina, o leitor pode entender mais sobre as metodologias de gerenciamento de projetos, como liderar equipes e lidar com conflitos e aprender várias boas práticas de gestão.

Por ter uma linguagem simples e de fácil entendimento, “Gerente também é gente” é indicado para qualquer público, desde os mais leigos até os que já têm conhecimento e querem se aprofundar. Em suma, trata-se de uma forma diferente de conhecer mais sobre os conceitos básicos em gerenciamento de projetos.

2. Design Thinking – Tim Brown

Livro Design Thinking – Tim Brown

Provavelmente você já ouviu alguém falar sobre a metodologia do Design Thinking. Conhecida por ser inovadora e potencializar a criatividade dos envolvidos, a metodologia incentiva o surgimento de ideias inovadoras e merece ser estudada e testada também pelos gerentes de projetos.

Neste livro, o autor apresenta brevemente o conceito da metodologia e se empenha em dar exemplos reais de várias empresas que utilizaram o Design Thinking e conseguiram atingir o sucesso. Assim, o leitor tem a oportunidade de se inspirar e ver na prática como a metodologia pode dar certo.

3. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo – Jeff Sutherland

Livro Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo – Jeff Sutherland

No livro “Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”, o autor apresenta o método de gerenciamento de processos que tem revolucionado os processos de gestão e liderança por incentivar a busca constante pela eficiência.

Jeff Sutherland mostra vários exemplos reais de como o Scrum elevou a produtividade das empresas ao descentralizar o poder do “chefe” e propor uma nova abordagem que valoriza a participação dos colaboradores. O leitor tem acesso aos fundamentos teóricos e conhece os motivos que levaram o autor a criar o Scrum, tornando o livro uma referência principalmente para iniciantes no gerenciamento de projetos.

4.  Scrum e métodos ágeis: um guia prático – Luiz Duarte

Livro Scrum e métodos ágeis: um guia prático – Luiz Duarte

Se o seu objetivo é aprender como aplicar o Scrum na sua organização de forma simples e objetiva, este é o livro indicado. O guia prático de Luiz Duarte, que é certificado Scrum Master, apresenta técnicas e relatos do que funciona e não funciona no gerenciamento de projetos com metodologias ágeis.

O autor explica o que é a metodologia, como aplica-la na empresa, como capacitar o time, mostra ferramentas e processos para melhorar a qualidade das entregas e muito mais. Apesar do Scrum ser um método muito usado em projetos de desenvolvimento de softwares, a leitura do livro ajuda a entender como as metodologias ágeis podem ser interessantes para qualquer tipo de projeto.

 

5. Sprint – Jake Knapp, John Zeratsky e Braden Kowitz

Livro Sprint – Jake Knapp, John Zeratsky e Braden Kowitz

O método Sprint, desenvolvido por Jake Knapp no período em que trabalhou na Google, é um conceito simples e rápido para testar e colocar ideias em prática. A ideia do livro é ser um guia completo da aplicação do método, que propõe a validação e a prototipação de ideias de um projeto em apenas 5 dias. Os autores apresentam um passo a passo detalhado e repleto de exemplos, explicando como e porque o Sprint dá certo.

Recomendamos a leitura especialmente se sua organização tiver dificuldade de iniciar projetos ou estiver lidando com projetos arriscados.

6. Inteligência emocional para gerenciamento de projetos – Anthony Mersino, PMP

Livro Inteligência emocional para gerenciamento de projetos – Anthony Mersino, PMP

Para ser um bom gerente de projetos, é preciso não só ter conhecimento técnico, mas também ter inteligência emocional para lidar com o time. Nesse livro, Anthony Mersino traz ferramentas e orientações para que o leitor possa desenvolver sua inteligência emocional, mudar sua maneira de interagir com as pessoas e ser capaz de fechar projetos no prazo e no orçamento estipulado.

7.  Gestão de projetos – Jack Gido, Jim Clements e Rose Baker

Livro Gestão de projetos – Jack Gido, Jim Clements e Rose Baker

Este manual traz várias dicas para que o gerente de projetos saiba como organizar e gerenciar as equipes de projeto, comunicar-se de forma clara e documentar os processos envolvidos.

Cada uma das etapas de um projeto é explicada minuciosamente: planejamento, estimativa de prazo e custos, definição do escopo, utilização de recursos, controle de riscos e assim por diante. Para garantir o entendimento do leitor, o livro conta com resumos por capítulo, cases e exercícios de fixação. É um bom livro para consulta e referência.

8. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos – Ricardo Viana Vargas

Livro Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos – Ricardo Viana Vargas

Se a sua intenção é aprender mais sobre os conceitos técnicos de gerenciamento de projetos segundo o Guia PMBOK, esse livro é uma boa opção. Ampliado e atualizado conforme a 6ª edição do famoso manual, o volume traz ao leitor uma versão simples e objetiva dos principais conceitos, além de utilizar esquemas coloridos e visuais.

O diferencial fica por conta das sugestões de conteúdo online (vídeos, podcasts) sobre gerenciamento de projetos e o acesso exclusivo à área do leitor, um ambiente virtual que o autor atualiza constantemente com novos documentos de apoio.

9. Foco de sucesso: 23 métodos para mais produtividade, mais disciplina, menos procrastinação, menos stress e mais sucesso! – Pedro Santiago

Livro Foco de sucesso: 23 métodos para mais produtividade, mais disciplina, menos procrastinação, menos stress e mais sucesso! – Pedro Santiago

Este livro, que não é destinado apenas a gerentes de projeto, ensina algumas técnicas para que, como diz o título, o leitor possa ter mais produtividade, mais disciplina, menos procrastinação, menos stress e mais sucesso.

O autor não cria estratégias mirabolantes e nem tem uma fórmula mágica: ao contrário, ele mostra como é possível identificar o tempo perdido em coisas insignificantes e fazer mudanças a partir de atitudes diárias para alcançar a alta produtividade.

Para um gerente de projetos, a leitura pode ser interessante por trazer conhecimento sobre a utilização do tempo, para que ele possa trabalhar de forma mais eficiente. Além disso, esse conhecimento pode ser transmitido para os colaboradores para que eles também melhorem sua produtividade.

10. Liderança: a inteligência emocional na formação do líder de sucesso – Daniel Goleman

Livro Liderança: a inteligência emocional na formação do líder de sucesso – Daniel Goleman

Escrito pelo psicólogo e jornalista Daniel Goleman, autor de vários artigos publicados na Harvard Business Review, o livro descreve as descobertas da neurociência em relação a dinâmica dos relacionamentos e ao impacto que a inteligência emocional tem nas organizações.

A obra é composta por vários artigos já publicados pelo autor, escolhidos a dedo para contribuir com o conhecimento de líderes, sendo eles gerentes de projetos, coaches, educadores etc.

11. O princípio 80/20: os segredos para conseguir mais com menos nos negócios e na vida – Richard Koch

Livro O princípio 80/20: os segredos para conseguir mais com menos nos negócios e na vida – Richard Koch

Partindo da Lei de Pareto, que descreve a distribuição mundial da riqueza, o autor Richard Koch percebeu que a lei da proporção 80/20 estava presente em quase todos os aspectos da vida moderna. Segundo o autor, 20% do que se faz produz 80% do resultado total. Nesse contexto, o livro mostra como encontrar os 20% essenciais que levam a resultados significativos, de modo que o leitor possa obter mais com menos.

Os benefícios deste princípio para um gerente de projetos podem ser grandes: além de aplica-lo ao seu jeito de liderar, também é possível gerenciar melhor as atividades dos projetos e tornar a alocação de recursos mais eficiente.

12. Gerenciamento Ágil de Projetos – Vitor L. Massari

Livro Gerenciamento Ágil de Projetos – Vitor L. Massari

O livro “Gerenciamento Ágil” é um guia que ensina como gerenciar projetos de maneira ágil do início ao fim. Além disso, reúne informações essenciais para o leitor que quer se preparar para obter a certificação PMI-ACP®, a qual reconhece gerentes de projetos ágeis. Assim, é uma opção interessante tanto para leigos em gerenciamento ágil quanto para os que já o conhecem, mas buscam obter a certificação PMI-ACP®.

13.  Gerenciamento do tempo em projetos – André B. Barcaui, Danúbio Borba, Ivaldo M. Silva e Rodrigo B. Neves

livro Gerenciamento do tempo em projetos – André B. Barcaui, Danúbio Borba, Ivaldo M. Silva e Rodrigo B. Neves

A obra Gerenciamento do Tempo em Projetos é uma introdução a este tema tão importante para um gerente de projetos. Os autores explicam que todas as outras áreas de gerenciamento de projetos têm relação com a gestão do tempo, e que deve-se considerar que um bom planejamento é crucial para o aproveitamento do tempo.

O livro faz parte da série “Gerenciamento de Projetos”, publicada pela Editora FGV, que conta com outros volumes relacionados:

  • Gerenciamento do escopo em projetos;
  • Gerenciamento de custos em projetos;
  • Gerenciamento de riscos em projetos;
  • Gerenciamento da qualidade em projetos;
  • Gerenciamento de pessoas em projetos;
  • Gerenciamento de stakeholders em projetos;
  • Gerenciamento de aquisições em projetos;
  • Gerenciamento da comunicação em projetos.

14. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK®) – Project Management Institute (PMI)

Capa Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK®) – Project Management Institute (PMI)

Não podíamos deixar de citar também o Guia PMBOK®, que é mundialmente famoso por ser referência para qualquer gerente de projetos. A leitura do livro permite conhecer as boas práticas, as áreas de conhecimento e as etapas do ciclo de vida do projeto. Assim, a leitura é válida para aprender a gerenciar projetos e também para se preparar para a certificação PMP, concedida pela mesma instituição que organiza o manual.

15.  Guia Básico de Gestão de Projetos: o que é e como gerenciar projetos – Roberto Gil Espinha

Para finalizar a lista, sugerimos a leitura de nosso Guia Básico de Gestão de Projetos, que é um material completo e gratuito para você aprender os conceitos mais importantes do gerenciamento de projetos de forma simples e objetiva. Além do mais, como o guia é digital (pdf), você pode baixá-lo e mantê-lo no seu computador ou celular para consultar sempre que quiser.

Esperamos que tenha gostado das sugestões de livros que todo gerente de projetos precisa ler. Em nossa biblioteca, você pode encontrar outras referências sobre gerenciamento do tempo, Kanban, como implantar um escritório de projetos e muito mais!

e-book sobre gestão de projetos, como fazer gestão de projetos PDF

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.