gestão do tempo - pontualidade

Infelizmente os brasileiros são vistos como um povo que não sabe ser pontual. A má fama não é infundada, até porque, há questões históricas e culturais que revelam que realmente não somos comprometidos com horários. É comum ver noivos marcando casamentos para as 19 h, com a mentalidade de que a cerimônia comece às 20 h. Quem nunca chegou 10 minutos atrasado a um encontro e achou isso extremamente normal? Bom, quem nunca se atrasou na vida, que atire a primeira pedra!

Os Brasileitos apresentam tanta dificuldade em ser pontuais, que nem mesmo no trabalho conseguimos chegar sempre na hora. Ao deixar o chefe esperando na reunião, tendemos a colocar a culpa no trânsito. Mas se saíssemos mais cedo de casa, chegaríamos na hora marcada. Se o projeto do cliente atrasa, damos logo o jeitinho brasileiro de adiar a entrega. E assim vamos levando a vida, postergando prazos e ficando com uma imagem extremamente arranhada no exterior.

Continue lendo o nosso artigo e descubra porque os brasileiros são assim e o que fazer para deixar de integrar o time dos atrasados.

Atraso não é flexibilidade

Remarcar reuniões e reagendar entregas de tarefas definitivamente não é flexibilidade. É atraso! Já passou da hora de entender que essa postura descomprometida com prazos não é positiva nem na vida pessoal nem nos negócios. Quando não se cumpre horários com rigor, inevitavelmente há um prejuízo na produtividade. Isso tem reflexos negativos não só para quem se atrasa, como também para quem espera o atrasado. Pense nisso!

Falta de pontualidade: uma questão de cultura?

De acordo com um estudo conduzido pelo psicólogo Robert Levine, o Brasil é um dos líderes nos atrasos em todo o mundo. Na verdade, somos muito tolerantes com a falta de pontualidade e essa tolerância vai passando de geração em geração. Só para se ter uma ideia, em terras tupiniquins é muito comum que os próprios anfitriões e organizadores de eventos adiem o início das programações para que os atrasados não percam nada da festa. Em vez de serem punidos pelo atraso, eles são privilegiados, os papéis se invertem e quem é pontual acaba sendo penalizado por chegar cedo.

Brasileiros dão mais importância às relações sociais do que à pontualidade

Enquanto em nações como os Estados Unidos a ideia de que “tempo é dinheiro” é fortemente valorizada, no Brasil, as relações sociais possuem muito mais valor do que a pontualidade e o próprio dinheiro. Estudos recentes sinalizam que perdoar atrasos é algo arraigado na cultura nacional e que os brasileiros estão mais dispostos a desconsiderar tais atrasos para não perder a amizade. Talvez isso justifique o fato de acharmos que chegar 15 minutos depois da hora marcada no encontro ou reunião não nos trará grandes prejuízos.

Em respeito ao outro, é melhor chegar pontualmente

Aprenda a ser pontual, antes que seja tarde! Trocadilhos à parte, o ideal é mudar de postura e fugir do esteriótipo de que todos os brasileiros deixam tudo para última hora e são sempre os mais atrasados. Contrarie a cultura e comece a fazer diferente. Isso pode melhorar os seus relacionamentos e a sua carreira. Ser pontual demonstra consideração e respeito para com o outro, seja um cônjuge, um amigo, um colega ou até mesmo um cliente. Além disso, o mercado aprecia profissionais comprometidos, que conseguem cumprir os prazos assumidos e chegar pontualmente nos compromissos.

Dicas para ser pontual

  • Pneus furam, o trânsito pode ficar engarrafado, um imprevisto pode acontecer no meio do percurso. É por isso que você deve se programar sempre para sair de casa com tempo suficiente para chegar ao destino final.
  • Só prometa o que pode cumprir, especialmente na vida profissional. Quando for determinar o prazo de entrega de tarefas e projetos, considere o grau de dificuldade, o número de pessoas envolvidas no trabalho e os outros serviços que estão na frente.
  • Se marcou um evento ou reunião, comece em ponto. Nada de esperar os atrasados chegarem! Lembre-se que errado não é você de começar a programação, mas ele de não respeitar o horário.
  • Ao ser pontual você mostra que se preocupa com o outro. É mais que uma delicadeza, é um gesto de educação.
  • Procure conscientizar quem convive com você (filhos, amigos, funcionários, cônjuge) sobre a importância de chegar no horário marcado.
  • Inspire-se nos americanos, britânicos e alemães para que possamos ser conhecidos, no futuro, por nossa “pontualidade brasileira”.

E aí, disposto a ser pontual? Não perca tempo, adote nossas dicas e chegue na frente. Você não vai se arrepender!

Elimine a ociosidade incentivando a equipe com Gamification

Webinar com dicas para engajar a equipe e mante-la focada nos resultados esperados com Gamification

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

O conceito de Gamification e por que 40% das 1000 empresas mais bem-sucedidas do mundo usam essa estratégia. Exploraremos algumas estratégias e como aplica-las no dia-a-dia da sua empresa e também cases de marcas que estão fazendo história!