Como criar projetos sustentáveis na indústria: dicas essenciais

Como criar projetos sustentáveis na indústria: dicas essenciais

Escrito por Roberto Gil Espinha

24 Oct 2022

4 min de leitura

Sustentabilidade é uma das maiores preocupações da atualidade, visto que a natureza tem sentindo o impacto da evolução humana e, claro, industrial, que tem afetado diretamente os recursos naturais.

Mas, pensando no futuro das próximas gerações e seu desenvolvimento social, o setor vem investindo nos princípios da sustentabilidade e projetos ambientais, na expectativa de diminuir os danos à natureza e gerar ganhos, já que esses projetos são também uma oportunidade de negócios.

No entanto, apesar de parecer fácil, para criar um projeto eficiente e que garanta resultado a curto e longo prazo é preciso ter em mente qual é o ideal para a sua empresa.

Pensando nisso, separamos algumas iniciativas sustentáveis que sua empresa pode adotar. Confira!

Economia de água

Água é um dos itens mais utilizados em uma empresa e no dia a dia da população, isso porque está presente na fabricação de produtos, na limpeza cotidiana e, claro, na vida do ser humano.

E, apesar de existir há muitos anos o alerta sobre a economia de água, por exemplo, no momento em que está utilizando a torneira, podendo desligar durante alguns segundos, ao invés de desperdiçar, há outros meios de minimizar os gastos, como o reaproveitamento da água da chuva.

Durante os períodos de chuva, a empresa pode recolher a água através das calhas e ser levada até um reservatório para fazer o tratamento necessário. Com isso, ela poderá ser utilizada na manutenção do local, como irrigação de plantas.

Reciclagem e reaproveitamento de materiais

É comum que no cotidiano de uma indústria ao final do dia tenha diversos materiais para serem descartados, por serem danificados ou simplesmente por não ser mais útil na produção. Por conta disso, o ideal é separar cada um deles e encaminhar para a coleta.

Caso haja produtos de finalidades distintas que serão destinados a locais diferentes, o ideal é utilizar etiquetas personalizadas na separação, que também podem ser feitas de materiais recicláveis, para não ocorrerem erros e serem levadas para o local errado. Além de facilitarem a identificação do material na separação e na coleta.

Outra opção é utilizar matérias que seriam descartadas em outras finalidades. Por exemplo, em uma empresa que utiliza pallet de madeira de forma esporádica e acaba destacando a maioria dos itens, pode utilizar alguns criando um jardim vertical para a área de descanso dos funcionários.

Energia Renovável

Outra forma de trazer a sustentabilidade para sua indústria está na energia que será utilizada por sua empresa. Neste caso, a energia solar é a mais indicada, apesar de ter um alto custo na aquisição, as placas possuem baixo custo de manutenção e também gera economia nas contas.

Aliás, ela traz diversas vantagens, como, não polui, é renovável, limpa, e é um investimento que promete retorno.

Caso sua empresa não consiga investir em uma fonte renovável, pode apostar nas formas básicas de economia, como a troca de lâmpadas, aderindo as de LED que consomem menos energia.

Além disso, é importante fazer a manutenção dos aparelhos, algumas são até simples e podem ser feitas com um torquímetro, que serve para apertar parafusos e porcas. No entanto, outras precisarão de um profissional para ser realizada.

Agir de forma que respeite o mundo a qual todos habitam tem sido cada vez mais necessário e ideal de se investir, por isso empresas que planejam um futuro amplo e de sucesso promovem a gestão de projetos sustentáveis no meio industrial.

Criar projetos sustentáveis não é uma tarefa fácil, mas temos certeza que essas dicas te ajudarão a dar os primeiros passos para uma boa execução.

Se você quer saber mais sobre como iniciar um projeto do zero, temos um webinar completo sobre o tema! É só clicar abaixo e assistir:

Como iniciar um projeto passo a passo
Gostou dessas dicas? Deixe sua opinião nos comentários e continue acompanhando nossos conteúdos.

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.