Gestão de projetos: entenda o que é e como fazer um bom gerenciamento de projetos

Gestão de projetos: entenda o que é e como fazer um bom gerenciamento de projetos

Escrito por Roberto Gil Espinha

16 maio 2022

5 min de leitura

A gestão de projetos pode ser utilizada no dia a dia para otimizar a sua rotina e potencializar o sucesso das entregas feitas pelo seu time. Ela traz diversos benefícios, como: maior controle dos processos e resultados mais assertivos.

Para que um PMO, por exemplo, funcione de maneira fluída, ele necessita de processos de gerenciamento de projetos. Sendo assim, é essencial que profissionais desta área possuam um vasto conhecimento em gestão de projetos.

Se você quer saber mais sobre esse tema, as maiores vantagens e como fazer um bom gerenciamento de projetos na sua empresa, siga a leitura!

O que é gestão de projetos?

Gestão de projetos se refere a um conjunto de práticas, técnicas e habilidades utilizadas para planejar, coordenar e desenvolver os projetos de uma organização.

Segundo o PMI (Project Management Institute), um projeto é: “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas.”

A gestão de projetos nada mais é do que a forma como o projeto é planejado e executado. Gerenciar um projeto é ter a responsabilidade de liderar, distribuir atividades aos membros do time do projeto e entregar o melhor resultado final possível.

Para que serve a gestão de projetos?

A gestão de projetos serve para que o projeto seja desenvolvido e concluído com sucesso. Isso significa que quando o projeto for finalizado, ele deve ter atendido a todos os requisitos estabelecidos na etapa do planejamento.

O gerenciamento de projetos surge como uma solução ao possibilitar que cada decisão seja embasada em práticas e estratégias eficientes. Além disso, ele possibilita a criação de uma série de ações, as quais têm como objetivo a entrega de resultados adaptados às necessidades e vontades do cliente.

Como iniciar um projeto passo a passo

Benefícios da gestão de projetos

A gestão de projetos pode trazer inúmeros benefícios para uma organização. Um deles é que ela possibilita que a empresa tenha um maior controle dos processos, pois a partir dela é possível centralizar todas as etapas e recursos envolvidos no projeto.

Outro benefício muito importante da gestão de projetos é a redução de custos. Isso é possível porque através do gerenciamento de custos é possível ter o controle de despesas e do retorno sobre os investimentos realizados.

Veja outras vantagens da gestão de projetos na imagem a seguir:

Benefícios da gestão de projetos

Como fazer um bom gerenciamento de projetos?

Como fazer gestão de projetos

1. Faça o planejamento geral do projeto

A primeira etapa para fazer um bom gerenciamento de projetos é o planejamento. O planejamento serve como uma bússola, ou seja, um instrumento de orientação e condução.

É nessa etapa que os objetivos e estratégias serão definidos. Determine o objetivo final e as metas de forma bem clara e objetiva, pois o objetivo final do projeto é o seu real critério de sucesso.

2. Defina o seu gerente de projetos

Para uma gestão de projetos eficiente, é necessário definir um gerente de projetos qualificado. É papel do gerente de projetos planejar, coordenar e executar ações relacionadas aos projetos da empresa.

Ele também é responsável por identificar e resolver eventuais problemas, acompanhar entregas, gerenciar conflitos e comunicar decisões. Portanto, um gerente de projetos é fundamental para o sucesso da gestão de projetos.

3. Monitore os indicadores do projeto frequentemente

É essencial que no gerenciamento de projetos você fique ligado constantemente nos números. Isso significa estabelecer e avaliar os indicadores de desempenho do projeto.

Um dos principais pilares do controle de projeto são os indicadores de desempenho. Eles permitem enxergar possíveis erros durante o processo e são essenciais para medir o sucesso de uma empresa.

Alguns dos indicadores mais comuns são: ROI (retorno sobre investimento), IDP (Índice de desempenho de prazo) e IDC (Índice de desempenho de custo).

Leia também

4. Acompanhe o projeto de perto

Essa talvez seja uma das etapas mais importantes para um bom gerenciamento de projetos. É essencial acompanhar e monitorar diariamente o projeto, pois isso faz total diferença nos resultados.

Portanto, sempre acompanhe de perto a qualidade, os prazos, os custos e a equipe. Pois a realização dessa ação constantemente ajuda a observar possíveis gargalos no projeto e te permite solucioná-los de maneira rápida e eficiente.

5. Utilize um software de gestão de projetos

A tecnologia pode ser uma grande aliada para um bom gerenciamento de projetos. Através de softwares de gestão de projetos é possível centralizar, documentar e coordenar todas as atividades planejadas com transparência e eficiência.

Além disso, ao utilizar um software de gestão de projetos você obtém outros benefícios, como:

  • Mais agilidade nas decisões;
  • Controle dos recursos adequadamente;
  • Melhor comunicação entre a equipe;
  • Segurança de dados;
  • Aumento da produtividade;
  • Padronização dos projetos.

A gestão de projetos é essencial para qualquer corporação, pois ela traz diversos benefícios e ajuda a empresa alcançar excelentes resultados. Porém, ela requer muito planejamento e organização e não é considerada uma tarefa simples.

Sendo assim, é fundamental adquirir o máximo de conhecimento possível. Para isso, te convidamos a dar uma olhada no nosso e-book completo sobre gestão de projetos. Nele você irá encontrar diversos conteúdos que irão te ajudar no gerenciamento de projetos futuros. Não deixe de conferir!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.