13 tendências de gerenciamento de projetos para 2024 que prometem transformar os negócios

13 tendências de gerenciamento de projetos para 2024 que prometem transformar os negócios

Escrito por Roberto Gil Espinha

09 Jan 2024

19 min de leitura

A crescente instabilidade global demanda uma postura cada vez mais vigilante dos gestores. Então, estar por dentro das novidades e saber como as mudanças do mercado afetam os negócios é indispensável para garantir a competitividade e manter-se ativo nesse contexto. 

Pensando nisso, montamos uma lista com 13 tendências de gerenciamento de projetos que prometem revolucionar a gestão de projetos neste novo ano. Pegue seu bloco de anotações e inicie 2024 bem-informado!

13 tendências de gerenciamento de projetos

  1. Transformação Digital: inteligência artificial e machine learning 
  2. Tomada de decisão baseada em dados 
  3. Gamificação para engajamento da equipe 
  4. Práticas de segurança cibernética 
  5. Desenvolvimento de habilidades interpessoais 
  6. Atenção à saúde mental 
  7. Terceirização e offshoring 
  8. Gestão de projetos híbridos 
  9. Tailoring: técnicas de gestão de projetos personalizadas
  10. Seja mais confiante: evite o microgerenciamento 
  11. PMO – Escritório de Gestão de Projetos 
  12. VMO – Value Management Office 
  13. Ferramentas avançadas e softwares de gestão de projetos 

Transformação Digital: inteligência artificial e machine learning  

A tecnologia está longe de ser uma novidade no mercado, mas, sem dúvidas, ela é um dos elementos que mais gera impactos à gestão de projetos e dita novas tendências. Por isso, é claro que o primeiro item desta lista só poderia ser a transformação digital 

Em 2023, tivemos um boom de Inteligências Artificiais (IA) e Machine Learning (ML), que são ferramentas fantásticas para automatizar tarefas e desenvolver projetos de forma otimizada. Em 2024, a tendência é que essas ferramentas continuem a evoluir e impactar positivamente os projetos.   

De acordo com um estudo da PWC, hoje, a transformação digital é vista como a principal forma de alcançar a excelência operacional. Mas, para isso, as empresas precisam de uma visão estratégica adaptada, o que ressalta também alguns desafios, como a cultura organizacional direcionada e processos estruturados. 

“Muitas organizações têm vinculado a agenda da transformação digital somente aos avanços de tecnologias modernas. É preciso entender claramente qual é o problema do negócio, a disponibilidade para investimentos, a qualificação das equipes e o perfil do diretor digital.”  

– Hugo Tadeu, diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral 

Impactos da transformação digital no gerenciamento de projetos 

  • Excelência operacional:  a automação proporcionada pela IA e ML acelera processos, reduz erros humanos e permite que as equipes se concentrem em tarefas mais estratégicas.  
  • Decisões estratégicas:  a ML é capaz de analisar grandes quantidades de dados, o que ajuda os gerentes de projetos a tomar decisões informadas e mais assertivas.  
  • Identificação de cenários: a IA é utilizada para analisar padrões e comparar a realidade com projetos anteriores, o que auxilia a mitigar riscos e maximizar oportunidades. 

Próximos passos: como lidar com essa tendência?  

  • Mantenha-se atualizado e capacite a equipe para utilizar as novas ferramentas de IA e ML. 
  • Implemente tecnologias de forma gradual e adaptativa, começando por projetos-piloto. 
  • Monitore os resultados para ajustar a estratégia de utilização conforme necessário. 

Tomada de decisões baseada em dados 

Um projeto baseado apenas em achismos e objetivos soltos tende ao fracasso. Uma ideia inovadora pode surgir de repente, mas, antes de colocá-la em prática, é preciso analisar muito bem as variáveis, viabilidade e resultados a serem atingidos.  

Apesar do mercado ser bastante volátil e imprevisível, atualmente temos muitos recursos que permitem analisar uma grande quantidade de informações. Assim, as ações só devem ser tomadas após realizar projeções e estimativas reais, que considerem tanto projetos passados como o contexto atual da organização. 

Impactos da análise de dados no gerenciamento de projetos 

  • Precisão: a utilização de dados proporciona uma base consistente para ter decisões estratégicas.  
  • Identificação de riscos: ao analisar dados é possível identificar oportunidades e desvios de forma antecipada.  
  • Aumento da performance: ao analisar projetos passados gera-se aprendizado contínuo e melhoria da performance ao longo do tempo. 

Próximos passos: como lidar com essa tendência? 

  • Construa uma cultura voltada à análise de dados.  
  • Implemente ferramentas analíticas para coleta, processamento e interpretação de informações.  
  • Reveja a relevância dos dados utilizados periodicamente, garantindo que as decisões estejam baseadas em indicadores certos e atualizados. 

Gamificação para engajamento da equipe 

Se o objetivo é aumentar a produtividade dos projetos, a equipe precisa estar engajada no que faz, certo?  

A gamificação é o uso de elementos típicos de jogos em outros contextos, como no ambiente profissional. Assim, por meio de dinâmicas com pontos, recompensas, competições e desafios, ela é uma tendência poderosa para motivar e envolver as pessoas nos projetos. 

Impactos da gamificação no gerenciamento de projetos 

  •  Participação ativa da equipe: a gamificação torna as atividades mais atraentes e desafiadoras, o que incentiva as pessoas a participar mais ativamente. 
  • Aumento da produtividade: o trabalho passa a ser uma experiência mais envolvente, o que tende a elevar a qualidade das entregas e melhorar o desempenho do time. 
  • Aprendizado contínuo: a gamificação pode ser usada para incentivar o desenvolvimento de habilidades específicas e aumentar as competências da equipe. 

Próximos passos: como lidar com essa tendência? 

  • Estabeleça metas e desafios alinhados aos objetivos do projeto. 
  • Ofereça recompensas significativas para a equipe. 
  • Adeque a gamificação ao público-alvo, considerando suas necessidades e interesses.

Segurança cibernética 

Ao mesmo tempo que a tecnologia avança para melhorar as tarefas diárias, ela também evolui para os ataques cibernéticos, que se tornam cada vez mais frequentes e sofisticados. Projetos lidam com dados sensíveis e informações estratégicas, sendo essencial a proteção contra ameaças de ransomware, phishing e vazamentos de dados. 

De acordo com a IBM, em 2023, o custo médio global de uma violação de dados foi de US$ 4,45 milhões e, por isso, 51% das organizações planejam aumentar os investimentos em segurança.  

Impactos da segurança cibernética no gerenciamento de projetos 

  • Proteção de dados: práticas de segurança cibernética garantem a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados do projeto, evitando violações e vazamentos. 
  • Continuidade do projeto: incidentes cibernéticos podem paralisar ou até inviabilizar projetos. Ao investir em segurança cibernética minimiza-se esse risco de interrupções. 
  • Reputação: implementar práticas robustas de segurança cibernética demonstra responsabilidade e protege a imagem da empresa. 

Próximos passos: como lidar com essa tendência? 

  • Eduque e treine a equipe sobre boas práticas de segurança. 
  • Implemente ferramentas e tecnologias de segurança cibernética. 
  • Seja proativo. Não espere até que um ataque cibernético aconteça para tomar medidas de segurança. 

| Leia também: segurança digital em projetos de TI 

Habilidades interpessoais  

“As pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos.”  

– Peter Drucker. 

Essa famosa frase expressa muito bem a importância das habilidades interpessoais no ambiente profissional. O mercado de trabalho tem exigido cada vez mais velocidade e inovação, por isso, as pessoas precisam ter competências para lidar com a pressão, trabalhar em equipe e continuar entregando resultados.  

Essa tendência é tão forte que o próprio PMBOK foi todo reformulado considerando as habilidades e competências necessárias para gerenciar projetos. 

Impactos das habilidades interpessoais no gerenciamento de projetos 

  • Colaboração: a comunicação ativa evita mal-entendidos, melhora a troca de informações e promove a união da equipe. 
  • Soluções inovadoras: equipes com boas habilidades interpessoais compartilham conhecimentos e experiências, resultando em soluções mais inovadoras e resiliência diante de desafios. 
  • Gestão de conflitos: ao ter um time coeso, os membros da equipe conseguem gerenciar os conflitos de maneira construtiva e promover um ambiente de trabalho harmonioso. 

Próximos passos: como lidar com essa tendência? 

  • Construa uma cultura organizacional colaborativa e que integre os membros da equipe.  
  • Forneça feedbacks construtivos e frequentes. 
  • Ouça as pessoas e procure oportunidades para o diálogo.

Atenção à saúde mental 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 300 milhões de pessoas sofram de depressão no mundo.  Esse aumento da conscientização sobre os impactos do estresse e da pressão no trabalho tem levado as organizações a adotarem medidas para promover um ambiente mais saudável e equilibrado.  

Os funcionários que sofrem com transtornos mentais são mais propensos a faltar ao trabalho ou deixar a empresa. Além disso, os gerentes que estão estressados, ansiosos ou deprimidos podem ter dificuldade em pensar claramente, tomar decisões e gerenciar conflitos. 

Assim, estimular a saúde mental positiva é uma peça-chave para conseguir desenvolver os projetos e manter a harmonia nas organizações.  

Impactos da saúde mental positiva no gerenciamento de projetos 

  • Melhoria do desempenho: equipes com boa saúde mental tendem a ter melhor desempenho, pois os membros estão mais motivados, focados e resilientes. 
  • Redução do turnover: a atenção à saúde mental reduz o risco de esgotamento e, consequentemente, a rotatividade de talentos. 
  • Criação de ambiente positivo: um ambiente de trabalho que valoriza a saúde mental promove a confiança, a colaboração e o bem-estar dos envolvidos. 

Próximos passos: como lidar com essa tendência? 

  • Capacite os líderes para reconhecer sinais de estresse e esgotamento. 
  • Ofereça opções de trabalho flexíveis, que permitam aos membros ter um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. 
  • Disponibilize e incentive programas de assistência psicológica.  

Terceirização e offshoring 

Terceirização é a prática de contratar uma empresa externa para realizar serviços internos. Enquanto o Offshoring é a terceirização de serviços realizada por uma empresa de outro país.  

Essas práticas têm se mostrado grandes tendências porque permitem que as empresas se concentrem em suas competências principais, enquanto parceiros externos assumem responsabilidades em áreas específicas. Isso não apenas agiliza os processos, mas também traz uma maior facilidade para se adaptar às mudanças no mercado. 

Segundo dados do IBGE, em 2020, cerca de 25% dos profissionais no Brasil já eram terceirizados, dado que cresce a cada ano.  

Impactos na terceirização e offshoring no gerenciamento de projetos 

  • Acesso a talentos globais: proporciona acesso a especialistas e conhecimentos que podem não estar disponíveis internamente, trazendo mais eficiência. 
  • Redução de custos: as empresas podem pagar menos por serviços realizados por empresas externas ou localizadas em países com custos trabalhistas mais baixos. 
  • Concentração no core business: a terceirização e o offshoring ajudam as empresas a se concentrar em seu core business, terceirizando serviços que não são especialidades do seu negócio.  

Próximos passos: como lidar com essa tendência? 

  • Considere qualidade, experiência e histórico de entrega antes de contratar um serviço.  
  • Estabeleça canais de comunicação eficazes para superar barreiras geográficas e culturais.  
  • Desenvolva planos de comunicação e gerenciamento de riscos em relação aos terceiros. 

Gestão hibrida de projetos 

Nem ágil, nem preditivo, a tendência é o híbrido!  

Em um mundo VUCA, a gestão de projetos precisa ser adaptável, por isso, as metodologias híbridas têm ganhado espaço frente as demais. Essa abordagem permite que os gerentes se adequem às necessidades específicas de cada projeto. Ao combinar elementos de metodologias preditivas com práticas ágeis, ela traz flexibilidade e adaptação para a gestão.  

Impactos da gestão híbrida no gerenciamento de projetos 

  • Equilíbrio nos projetos: traz estabilidade para as áreas que precisam de maior planejamento, mas não enrijecem as ações da empresa.  
  • Maior eficiência: os métodos mais adequados são utilizados em cada fase do projeto. 
  • Maior flexibilidade: ajuda as empresas a lidar com as mudanças frequentes e com a incerteza do mercado. 

Próximos passos: como lidar com essa tendência? 

  • Avalie cuidadosamente as necessidades do projeto para determinar quais elementos das metodologias preditivas e ágeis são mais apropriados. 
  • Implemente ciclos para avaliar a eficácia da abordagem utilizada. 
  • Seja flexível e esteja disposto a adaptar a abordagem. 

Tailoring: técnicas de gestão de projetos personalizadas 

Se o híbrido é o momento, junto com ele vem o Tailoring!  

Tailoring refere-se à adaptação e personalização de processos, práticas e metodologias para atender às necessidades específicas dos projetos. Em vez de seguir uma abordagem única e padronizada, o tailoring permite ajustes com base nas características únicas de cada empreendimento. 

Impactos do Tailoring no gerenciamento de projetos  

  • Adaptação a necessidades específicas: o tailoring permite que a gestão de projetos seja ajustada para atender ao escopo, tamanho da equipe e complexidade. 
  • Otimização dos recursos: ao evitar a aplicação rígida de processos que não se alinham às características do projeto, o tailoring evita o desperdício de recursos em práticas desnecessárias. 
  • Flexibilidade: o tailoring ajuda as empresas a lidarem com mudanças frequentes. 

Próximos passos: como lidar com essa tendência? 

  • Analise detalhadamente os requisitos do projeto para identificar as características únicas que exigem adaptação.  
  • Inclua a equipe no processo de tailoring e incentive a contribuição. 
  • Revise as práticas de tailoring para garantir que estejam alinhadas aos objetivos a longo prazo.  

Estimule a confiança: cuidado com o microgerenciamento

A era atual valoriza as pessoas acima dos processos. A equipe precisa de confiança e autonomia para se desenvolver, sendo necessário gerenciá-la de forma consciente. Por isso, é preciso ter cuidado com o microgerenciamento, porque em alguns casos ele será benéfico e outros prejudicial. 

Há uma tendência de que as pessoas prefiram ter mais autonomia em suas entregas, mas isso depende de treinamento e maturidade profissional. Em muitos casos, o microgerenciamento ainda inspira confiança para as equipes, porque elas se sente apoiada e ouvidas. 

Então, busque entender em qual situação seu time se enquadra e crie um ambiente propício para o crescimento profissional sem deixar de estar presente.

Impactos do microgerenciamento adequado no gerenciamento de projetos 

  • Aumento da motivação: os membros da equipe se sentem valorizados e confiantes em sua capacidade de contribuir para o projeto. 
  • Desenvolvimento de habilidades: concede à equipe a oportunidade de desenvolver e aprimorar suas habilidades, seja através da autonomia ou do suporte. 
  • Inovação e criatividade: a liberdade para tomar decisões e abordar desafios promove o pensamento crítico e a criatividade. 

Próximos passos: como lidar com essa tendência? 

  • Delegue tarefas e responsabilidades de acordo com a maturidade da equipe.
  • Estabeleça expectativas claras. Mesmo sem microgereciar, a equipe deve estar ciente quanto aos objetivos do projeto, prazos e resultados esperados. 
  • Mantenha uma comunicação aberta, sempre disponível para esclarecer dúvidas e fornecer suporte. 

PMO – Escritório de Gestão de Projetos 

O Project Management Office (PMO), ou Escritório de Gerenciamento de Projetos, é uma tendência crescente porque é a saída mais inteligente para lidar com a complexidade atual dos projetos. 

O PMO é uma unidade organizacional, ou departamento, que define e mantém padrões para a gestão de projetos na organização. Assim, ele consegue manter o padrão de qualidade em empresas que desenvolvem inúmeros projetos e precisam de uma abordagem mais estratégica. 

Impactos do PMO no gerenciamento de projetos 

  • Consistência nos projetos: o PMO promove melhores práticas e alinha os projetos realizados dentro da empresa.  
  • Padronização: o PMO promove a padronização de processos e práticas, garantindo a qualidade da gestão de projetos em toda a organização. 
  • Alinhamento estratégico: ao alinhar os projetos com os objetivos estratégicos da empresa, o PMO contribui para a entrega de resultados focados nas metas organizacionais. 

Próximos passos: como lidar com essa tendência? 

  • Obtenha apoio da alta administração e envolva os stakeholders.  
  • Implemente uma mudança cultural que valorize a gestão de projetos como parte integral da estratégia organizacional.  
  • Defina claramente o escopo e o papel do PMO. 

VMO – Value Management Office 

Fazer um projeto por fazer não tem muito sentido, né? Com a alta competitividade, cada vez mais é preciso entregar valor nas coisas que são feitas dentro das organizações.  

O VMO, ou Value Management Office (Escritório de Gerenciamento de Valor), é uma abordagem que se concentra na maximização do valor entregue. Assim, ele garante que os projetos contribuam significativamente para os objetivos estratégicos da organização, otimizando o valor gerado em relação aos recursos investidos. 

Impactos do VMO no gerenciamento de projetos 

  • Foco no valor: o VMO direciona o foco para a entrega de valor tangível. 
  • Otimização de recursos: ao priorizar iniciativas de alto valor, o VMO ajuda a garantir que os investimentos sejam alocados no que é significativo para a empresa. 
  • Melhoria contínua: o VMO promove a avaliação contínua do valor gerado pelos projetos ao longo do tempo, permitindo ajustes e melhorias frequentes. 

Próximos passos: como lidar com essa tendência? 

  • Estabeleça uma definição clara do que constitui “valor” para a organização. 
  • Defina métricas robustas para medir o valor entregue pelos projetos. 
  • Integre o VMO ao PMO, aproveitando a sinergia entre o gerenciamento de valor e as práticas estabelecidas de gerenciamento de projetos. 

Ferramentas avançadas e softwares de gestão de projetos 

Tecnologia, equipes e metodologias em único lugar? As ferramentas de gestão de projetos são o último item desta lista justamente porque sintetizam tudo o que vimos anteriormente.  

Elas simplificam processos, centralizam informações, promovem a colaboração, automatizam tarefas, permitem o rastreamento do progresso, entre muitas outras coisas.  

Ao integrar muitos recursos em uma plataforma, esses softwares capacitam as organizações a enfrentar desafios complexos e alcançar resultados consistentes. Assim, essa é a tendência certa para às demandas crescentes do cenário empresarial. 

Impactos das ferramentas avançadas no gerenciamento de projetos 

  • Melhoria da visibilidade: as ferramentas e softwares de gestão de projetos fornecem uma visão geral do projeto, ajudando a acompanhar o progresso e identificar problemas potenciais. 
  • Colaboração aprimorada: facilitam a comunicação e colaboração entre os membros da equipe, independentemente da localização geográfica. 
  • Análise de dados e tomada de decisão: a capacidade de coletar, analisar e visualizar dados em tempo real fornece informações valiosas para a tomada de decisões informadas. 

Próximos passos: como lidar com essa tendência? 

  • Nem todas as ferramentas são iguais, avalie as necessidades específicas da empresa e da equipe antes de escolher uma delas.  
  • Invista em treinamento para garantir que a equipe esteja familiarizada e confortável com as ferramentas escolhidas.  
  • Avalia a escalabilidade dos sistemas. Tecnologias evoluem rapidamente e a implementação de melhorias contínuas pode aprimorar a eficácia das operações. 

| Veja como um software de gestão de projetos melhora a eficiência na prática:  

Conclusão: o futuro é o presente  

Ao explorarmos as 13 tendências de gerenciamento de projetos para 2024, fica evidente que estamos testemunhando uma transformação significativa no cenário do gerenciamento de projetos.  

Ao falar de automação, inteligência artificial e análise de dados, percebemos que a gestão de projetos nada mais é do que um ecossistema dinâmico que responde à velocidade das mudanças no mundo contemporâneo. 

Portanto, a conclusão é clara: o futuro é o presente! Ao incorporar essas tendências, as organizações não apenas se preparam para desafios futuros, mas também aproveitam as oportunidades do presente para se destacar em um ambiente empresarial dinâmico e competitivo.  

A gestão de projetos está em constante evolução, e aqueles que abraçam essa mudança estão destinados a liderar o caminho para o sucesso duradouro! 

| Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da gestão de projetos e não perder nenhuma nova tendência? Assine nossa newsletter mensal!  

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.