5 benefícios que o BPM trará para sua empresa

5 benefícios que o BPM trará para sua empresa

Escrito por Roberto Gil Espinha

13 maio 2014

3 min de leitura

A gestão de negócios tem passado por um intenso processo de profissionalização e o BPM (Business Process Management), ou Gerenciamento de Processos de Negócios, é um dos grandes responsáveis por esta importante revolução. O conceito relativamente recente vem se mostrando grande aliado dos gestores em empresas de variados portes e trazido resultados muito satisfatórios aos que aderiram. Os benefícios são os mais diversos possíveis, vamos ressaltar aqui 4 deles. Confira!

1. Definição e acompanhamento de processos e atividades

Uma das principais características positivas do BPM está no fato de facilitar a definição dos processos e atividades na empresa. Ou seja, a partir dele os processos de negócio como venda, produção, contratação e vários outros podem ser definidos com maior embasamento e, além disso, passam a ser visualizados com maior clareza pelos envolvidos, tornando assim mais fácil e viável alterações de melhoria nos mesmos.
Todas as atividades criadas para cada um dos processos bem como os responsáveis alocados para cada uma delas podem ser acompanhadas continuamente, evitando assim maiores danos processuais e permitindo maior eficiência na execução de planos de ações corretivos quando necessário.

2. Gestão de projetos

Tratando-se especificamente de gerenciamento de projetos, o BPM traz inúmeras funcionalidades que agregam valor e garantem eficácia. Algumas das principais e que valem ser citadas pelo grau de importância são: gestão de riscos, marcos e custos. Além disso, vale citar a gestão de documentos como grande fator positivo.

3. Gestão de documentação

Este é um grande gargalo. O fato de permitir que documentos como relatórios, planilhas, apresentações e imagens sejam armazenados de forma simplificada e centralizada garante maior organização e segurança da informação em todos os processos cobertos.

4. Alocação e acompanhamento da produtividade dos recursos humanos

É possível projetar e acompanhar a produtividade de todos os recursos humanos envolvidos nas atividades. Desta forma, torna-se muito mais fácil e embasada qualquer tomada de decisão em relação à concentração de esforços ou redirecionamento dos mesmos de acordo com a necessidade. Os vários relatórios disponíveis em soluções BPM servem não só para o acompanhamento interno da evolução das atividades, mas também para facilitar as cobranças junto aos clientes.
As atividades criadas vão sendo alimentadas pelos colaboradores no sistema de acordo com sua produtividade e instantaneamente estes dados passam a influenciar nos consolidados referentes aos resultados planejados x resultados realizados, o que viabiliza a tomada de medidas cabíveis de acordo com cada análise.

5. Radar de “falhas”

A partir do BPM, falhas como duplicidades, inconsistências e omissões são rastreadas com grande facilidade e assertividade, afinal, as informações estão armazenadas no sistema que identifica qualquer irregularidade através da constante verificação das ações executadas e do cruzamento de dados.

Estes são apenas alguns dos vários benefícios trazidos pelo business process management. As empresas que ainda não aderiram a esta nova realidade devem fazê-lo o mais brevemente possível ou perderão competitividade em termos de eficiência operacional, gerencial e até mesmo no que diz respeito a custos.

Quer conhecer mais sobre o assunto? Acesse nosso site, conheça as soluções disponíveis e não perca mais tempo! Se preferir, deixe-nos um comentário!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.