5 práticas diárias que te ajudarão no aumento de sua produtividade

5 práticas diárias que te ajudarão no aumento de sua produtividade

Escrito por Roberto Gil Espinha

10 Jun 2014

4 min de leitura

O tema produtividade é um dos mais debatidos em todas as áreas profissionais. Não apenas pela busca de melhores resultados, mas principalmente pela quantidade de coisas que nos afastam e distraem de tarefas importantes.

Na teoria, um colaborador deve ser capaz de cumprir suas tarefas diárias sem atrasar o cronograma ou comprometer o projeto. Já na prática, está cada vez mais difícil manter um bom nível de produtividade. Para contornar o problema e ajudá-lo a melhorar esse aspecto, elaboramos abaixo cinco práticas campeãs em prol da produtividade. Confira!

Crie uma lista de tarefas

Todo mundo já tentou fazer uma lista de tarefas para melhorar sua produtividade e deve ter falhado. O motivo é simples: listas de tarefas impossíveis de serem cumpridas. Quando listamos o que precisamos fazer, geralmente no início do dia, temos a boa intenção de cumprir todos os itens. Porém, ao longo do dia, novas tarefas acabam minando nossa vontade e frustrando os resultados.

Assim, para que sua lista de tarefas seja realmente útil, coloque itens que você seja capaz de cumprir em um dia de trabalho. Não force demais e evite acumular tarefas para o outro dia. Aos poucos vá aumentando o número de itens até notar que sua produtividade aumentou junto.

Organize seu dia em blocos de horários

Aproveite que você está utilizando uma lista de tarefas e divida seu dia em blocos de horários. Deixe as tarefas mais complexas para os horários que você costuma render mais e evite romper com essa rotina.

Uma boa produtividade muitas vezes é resultado de seguir uma rotina de trabalho. Para isso, é fundamental que você se policie sobre o cumprimento das tarefas. Organizar o dia em blocos de horários não facilita apenas nessa rotina, mas também te ajuda a planejar as tarefas, reservando um momento do dia para cada uma delas.

Comece pelas tarefas menores

Para a maioria dos profissionais a maior dificuldade é começar. Ou seja, romper com a inércia e executar a primeira tarefa. As outras já entram no ritmo e vão sendo feitas uma a uma.

Assim, comece seu dia pelas tarefas rápidas. Engane seu cérebro. Ao executar uma tarefa rápida você receberá doses de motivação para ir em busca das outras tarefas. Essa impressão de dever cumprido dará tanta satisfação que, quando você menos esperar, terá “contaminado” todo o seu dia.

Coloque o cérebro em modo automático

Essa dica está diretamente relacionada à dica anterior, mas pode levar sua produtividade ainda mais longe. Colocar o cérebro em modo automático não significa que você deixa de comandá-lo, apenas que você diz pra ele esquecer das outras distrações e focar no trabalho.

Nosso cérebro é treinado para atrapalhar nossa produtividade fazendo com que queiramos fazer tarefas mais prazerosas, como ouvir música ou dormir. Como é impossível segui-lo, precisamos treiná-lo para esquecer dessas tarefas e focar apenas naquelas que realmente importam.

Faça as coisas que você não gosta de fazer

Por fim, busque fazer as coisas que você não gosta de fazer. Nenhuma dica é tão importante para a sua produtividade como essa. Ao fazermos tarefas que não gostamos não estamos apenas trabalhando de maneira mais eficiente, mas liberando espaço para tarefas prazerosas, seja no trabalho ou no lazer.

Quando você terminar de fazer aquela tarefa que odeia estará motivado para atacar as outras mais leves, terminando com todas da sua lista.

E aí, qual sua dica para aumentar a produtividade? Participe do nosso post através dos comentários abaixo.

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.