A inimiga da produtividade: Como manter-se focado

FocadoTemos cada vez menos tempo para executar as tarefas diariamente. É comum ouvirmos pessoas desejando dias com 30 horas para conseguir executar o que tem para fazer. No entanto, às vezes percebemos que os minutos desaparecem sem resultar em algo produtivo. Isso pode ser consequência de alguns comportamentos que impedem o foco no trabalho

Alguns autores citam as pequenas interrupções como o principal inimigo da produtividade. “Cada ser humano precisa de pelo menos 15 minutos de concentração para começar a trabalhar em um nível mais intenso. Portanto, distrações como celular, internet e conversas paralelas acabam atrasando o andamento de um projeto muito mais do que se imagina.”, diz Gina Trapani, programadora de softwares, em um artigo para a revista Fast Company deste ano.

Algumas outras dicas são importantes para aumentar a produtividade e melhor administrar o tempo:

1.Planeje seu dia

Crie uma simples agenda do que você terá pela frente e defina prioridades.

2.Tenha objetivos claros

Saibam quais são seus objetivos para o dia, semana e mês e deixe em um local sempre a vista.

3.Diga não, quando necessário

Não aceite fazer “mais uma coisinha”, tenha em mente as entregas que são importantes e foque nisso. Se precisar encaixar alguma coisa nesse tempo, deixe claro e não assuma o risco sozinho.

4.Seja organizado

Não inicie várias tarefas ao mesmo tempo. Faça uma de cada vez e termine o que você iniciou antes de começar outra.

5.Faça reuniões produtivas

Registre sempre uma ata do que foi decidido e comunique os envolvidos. Falta de pauta, foco e preparação dos envolvidos são alguns dos principais motivos de falta de produtividade em reuniões.

6.Delegue tarefas

Distribua tarefas entre a equipe. Você não deve fazer tudo. Reflita, analise as alternativas e o contexto para decidir sobre uma pessoa apta para realizar a tarefa.

7.Decida

Não deixe uma decisão para depois. Analise e dê um parecer breve.

8.Seja objetivo

Aprenda a simplificar o que você fala e escreve. Aprenda a utilizar diagramas e sintetize a informação.

9.Elimine o desnecessário

Tire da sua mesa o que não é estritamente essencial. Deixe seu ambiente limpo e apenas com o que você precisará para realizar as tarefas do dia

10.Bom não é ótimo

Você pode até fazer mais, mas desde que tenha certeza que não vai prejudicar o todo. O diferencial, o “algo a mais” é importante, mas não pode comprometer a necessidade primária.

Elimine a ociosidade incentivando a equipe com Gamification

Webinar com dicas para engajar a equipe e mante-la focada nos resultados esperados com Gamification

Ao marcar essa opção, você está de acordo com nossa política de privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

O conceito de Gamification e por que 40% das 1000 empresas mais bem-sucedidas do mundo usam essa estratégia. Exploraremos algumas estratégias e como aplica-las no dia-a-dia da sua empresa e também cases de marcas que estão fazendo história!