Produzir cada vez mais: esta é uma meta que está no planejamento de qualquer empresa. Certo é que para garantir melhores serviços e produtos e atender toda a demanda de clientes e consumidores, a sua equipe deve estar preparada e agir de forma que os seus negócios tenham, sempre, uma boa dinâmica. Entretanto, lidar com este recurso não é uma tarefa fácil. E logo surge a dúvida: “Como aumentar a produtividade da minha equipe?”

Apesar de parecer algo complicado, algumas boas medidas e incentivos são suficientes para fazer com que a equipe de sua empresa alcance ou até ultrapasse a meta determinada no planejamento. Ficou curioso para saber quais são elas?

Então confira aqui um guia rápido com dicas para aumentar a produtividade de sua equipe e fazer com que ela ajude-o a alcançar os objetivos de sua empresa!

Campo mais limpo, time mais produtivo

Em um campo de futebol onde não haja uma grama bem cortada e marcações claras é muito difícil marcar gols. Dessa forma é a sua empresa; antes de cobrar algo de seus colaboradores, é necessário que você também analise a situação e a organização do ambiente de trabalho que você proporciona a eles.

Verificar, por exemplo, a ausência frequente de seus funcionários é uma boa medida para colocar ordem “na

casa”. Além disso, identificar os problemas de atrasos na entrega de trabalhos e, principalmente, conhecer as principais intrigas entre seus colaboradores também são ações importantes.

Se você solucionar estes problemas de sua equipe, ficará muito mais fácil, posteriormente, aplicar os seus planejamentos. E assim, é possível garantir que ela produza de acordo com a sua demanda.

Responsabilize-se pelos projetos

Além de solucionar os problemas de sua equipe e delegar as tarefas a serem executadas, é importante que você também lidere o seu time e se coloque à frente dos problemas que ele encontrará. Lembre-se que você é o capitão deste barco e, para que as soluções sejam apontadas por você, é preciso conhecer as dificuldades encontradas naquele projeto.

Dessa forma, não se esconda dos riscos e tenha sempre uma atitude encorajadora. É importante perceber, nesta hora, que todos estão atentos ao seu comportamento. Lembre-se que um líder omisso torna sua equipe omissa.

Treine o seu time

De nada adianta cobrar de seus colaboradores se eles não sabem os rumos a serem tomados. Por isso, é importante que você ofereça a capacitação e orientação adequadas à sua equipe para que ela drible estes problemas e mantenha a qualidade de suas tarefas.

É necessário também oferecer treinamentos e garantir que todos se sintam motivados a atualizarem seus conhecimentos. A dica é que estes pequenos treinamentos durem no mínimo três horas e não ultrapassem dois dias.

E lembre-se: para que todos saibam o que precisa ser melhorado, é importante que você envie os resultados e as avaliações de todos os processos de treinamento.

Incentive a sua equipe

Existem diversas ações que incentivam e aumentam a satisfação de seus colaboradores. Uma destas iniciativas é fazer com que o ambiente de trabalho seja descontraído e que todos que trabalham nele sintam-se à vontade. Dessa forma, permita que todos customizem o seu espaço à própria maneira e tragam objetos que os agradem.

Outra dica muito importante é oferecer momentos de pausa e descontração. Além de incentivá-los, os seus colaboradores irão interagir e trocar ideias sobre diversos aspectos do projeto em que estão trabalhando.

Feedbacks e relatórios com o progresso de todo o projeto também são bons motivadores. Com estas ações, é possível apontar os erros cometidos e elogiar os pontos fortes de cada trabalho executado por seus colaboradores.

Garantir uma maior produtividade de sua equipe pode parecer uma tarefa bem complicada. Entretanto, com pequenas ações, é possível alcançar ótimos resultados e permitir que todos os seus colaboradores se sintam motivados a contribuir com sua empresa. Lembre-se de que não são apenas cobranças que trarão eficiência para seu time, mas elogios, incentivos, promoções e, principalmente, agradecimentos.

E você? Tem alguma dica para aumentar a produtividade de uma equipe? Já praticou algumas destas ações? Traga as suas experiências e deixe as suas opiniões, ideias e sugestões nos comentários abaixo!

Ganhe tempo organizando suas atividades corretamente

Dicas fundamentais para organizar o trabalho de sua equipe com uma boa Gestão de Tarefas

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Neste nosso webinar, vamos explorar a importância de organizar as atividades do dia a dia para que você gerencie melhor seu tempo e, com isso, conquiste não só melhores resultados para a sua empresa, como mais tempo para dedicar a você mesmo.