Guia rápido para manter o foco usando Pomodoro Technique

Guia rápido para manter o foco usando Pomodoro Technique

Escrito por Roberto Gil Espinha

31 maio 2011

3 min de leitura

O que é Pomodoro Technique

O Pomodoro Technique é uma técnica de gestão, gerenciamento e administração do tempo, que nos ajuda a manter o foco, lidar com interrupções e conter a ansiedade.

A técnica nasceu na Itália nos anos 80, desenvolvida por Franesco Cirillo. Ela somente tomou forma e foi publicada em 1992, sendo batizada de The Pomodoro Technique® devido ao “Timer” utilizado pelo seu criador ser em forma de tomate.

Porque usar a técnica de pomodo no seu dia-a-dia?

Diariamente temos uma lista com varias atividades a serem realizadas, algumas delas mais complexas que acabam requerendo muita atenção. Essa técnica nos mostra um caminho a seguir e nos manter focado, “adiando” as interrupções para os intervalos ou para os próximos minutos de foco (chamados de Pomodoros).

Como fazer:

“Monte uma lista de tarefas. Use um cronômetro e fique focado por 25 minutos na lista. Pare por 5 minutos e retome o trabalho por mais 25 minutos. Depois de 4 “Pomodoros” de 25 minutos, faça uma pausa mais longa de no mínimo 15 minutos.”

Prepare a sua lista

Liste todas as suas atividades e planeje o que deve ser feito em sequência de execução. A técnica sugere 25 minutos de foco, mas você pode ajustar isso conforme sua necessidade, você também pode juntar as tarefas pequenas para “caber” nos 25 minutos ou dividir tarefas longas em várias partes.

Foco!

  1. Programe um timer para 25 minutos – esse é um “Pomodoro”;
  2. Concentre-se na sua tarefa, só na sua tarefa e apenas na sua tarefa;
  3. Se for interrompido, procure se “desinterromper”;
  4. Terminados os 25 minutos (parabéns, você terminou um Pomodoro!), faça uma pausa, reprograme-se e volte ao passo 1;
  5. Depois de 4 Pomodoros, faça uma pausa mais longa.”

Lidando com interrupções

Existem dois tipos de interrupções que devemos tomar cuidado, as internas (sentir fome, pensar em coisas que devem ser feitas e etc.) e as externas (telefonemas, colegas que precisam de ajuda e etc.).
Procure adiar essas interrupções para depois de cada Pomodoro. A técnica sugere que você marque um (‘) para cada interrupção que você fez, para que depois você possa medi-las e se disciplinar a não fazê-las.

Guia rápido para manter o foco usando Pomodoro Technique

Dicas Extras

  • Você pode mudar o tempo do Pomodoro e não precisa ficar preso aos 25 minutos;
  • Há interrupções que não podem ser postergadas;
  • O Pomodoro é complementar ao GTD. Você pode usar GTD para montar a sua lista e depois seguir a execução com a técnica Pomodoro;
  • Aproveite os intervalos, eles foram feitos para você descansar;
  • Planeje alguns Pomodoros “pulmão”, onde você possa fazer replanejamentos e atender às tarefas que surgiram nas interrupções.
  • Você pode utilizar esta técnica na janela “Meu dia” do Artia. Basta mudar o timer de apontamento para Pomodoro e começar!

Fonte: http://www.gestaodetempo.com.br/como-manter-o-foco-usando-pomodoro-technique/

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.